Fontes: Página "Valadares Antigamente" , Grupo "Vale do Rio Doce" (Facebook), http://www.valadares.mg.gov.br , http://diocesevaladares.com.br , http://www.saaegv.com.br , http://www.cemig.com.br , Livro Epopéia dos Pioneiros, Edmar Campelo Costa , https://pt.wikipedia.org/wiki/Esporte_Clube_Democrata
No século XIX, o Vale do Rio Doce foi repartido em Divisões Militares para ocupar o território. Em 1818, um quartel foi levantado com o nome de Dom Manoel. Em torno deste quartel funcionou o Porto de Canoas, que recebeu a denominação de Figueira. Era distrito de Peçanha.
Em 1907, foi inaugurada a estação ferroviária da Estrada de Ferro Vitória-Diamantina (Vitória-Minas), na localidade de Derribadinha, às margens do Rio Doce, no lado oposto ao povoado de Figueira.
Em 1910, com a construção da ponte sobre o Rio Doce e a inauguração da estação de Figueira. O café e a madeira eram os produtos que sustentavam a receita da Estrada de Ferro Vitória-Minas.
Nos anos 1930, duas obras foram importantes: a abertura das estradas de rodagem de Figueira a Peçanha e a Itambacuri.
Em 1930 e 40 a exploração da mica ganhou destaque.
Em 1937 foi criado o Município de Figueira e em 1938, mudou o nome para Governador Valadares.
Em 1940~50, o Município se beneficiou da crescente exploração dos recursos naturais: madeira, pedras preciosas, mica e solos férteis. Operavam 14 grandes serrarias e uma fábrica de compensados. A principal empresa foi a subsidiária da Siderúrgica Belgo Mineira Companhia Agropastoril Rio Doce (CAP). Nos anos 1960 as grandes serrarias foram encerrando suas atividades. A cultura da cana-de-açúcar também foi destaque nesta época. Controlada pela subsidiária da Siderúrgica Belgo-Mineira, a Companhia Açucareira do Rio Doce (CARDO) foi fechada em meados dos anos 1970 pela dificuldade de se obter matéria-prima em quantidade necessária, desaparecendo os canaviais.
Nos anos 1970, a situação se agravou.
Em 1993, calculou-se que cerca de 27.000 valadarenses haviam emigrado para o exterior, grande parte deles na faixa entre 16 e 35 anos. Os dólares enviados pelos emigrantes movimentaram a indústria da construção civil, o comércio e propiciaram a abertura de muitos negócios. Estes recursos foram fundamentais para manterem a dinâmica da economia nos anos 1980 e 90.Ponte "Pedro Nolasco", também conhecida como "Antiga Ponte de Derribadinha", construída em formato de curva sobre o Rio Doce, em 1909. O distrito de Derribadinha era a última Estação de trens antes da chegada a Figueira(Gov. Valadares), vindo do Espírito Santo. Esta ponte só veio a ser desativada na década de 1950 em virtude de o seu formato curvo obrigar a uma diminuição excessiva da velocidade das novas locomotivas Diesel-elétricas que eram muito maiores e mais pesadas que as antigas "Maria-Fumaças".
Estação Ferroviária Antiga ao centro Mal. Floriano c/ Av MG e o Coreto(edificação circular, demolido em 1963), e o edifício do "Grande Hotel", à esquerda. Num segundo plano, a Av. Minas Gerais(com arborização central) e, paralelas a ela, a Rua Peçanha, à esquerda, e a Barão do Rio Branco, à direita.
Rua Marechal Floriano, antigo pátio de manobras da Estrada de Ferro Vitória-Minas(atual Praça dos Pioneiros). Destacam-se, à direita, os fundos da "Antiga Estação Ferroviária". À esquerda, na esquina, o "Armazém Said Hilel"(atual edifício Rio Doce) e o sobrado do farmacêutico "Otávio Soares Ferreira".
Década de 1930 - Sobrado que pertenceu ao farmacêutico Otávio Soares Ferreira, localizava-se na Rua Marechal Floriano, em frente ao Fórum. Foi demolido em 2014.
Otávio foi barbaramente assassinado na Revolução de 1964. Morreu em 4 de abril de 1964, após ele e seu filho Augusto sofrerem um atentado em 1º de abril de 1964. Esclareceu-se, posteriormente, que o alvo principal da incursão do grupo de fazendeiros, a mando do aparato estatal, era Wilson, um dos apoiadores das atividades de Francisco Raimundo da Paixão, o Chicão (sapateiro e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais), defensor da reforma agrária, politicamente vinculado ao jornalista Carlos Olavo, que era reconhecido nacionalmente por defender as Reformas de Base e o governo João Goulart por meio do jornal O Combate, de Governador Valadares.
13/02/1932 - FUNDAÇÃO DO ESPORTE CLUBE DEMOCRATA - PANTERA
É um dos clubes mais tradicionais de Minas Gerais, figurando entre os 10 clubes do interior com maior número de participações no Campeonato Mineiro. Realiza seus jogos em estádio próprio, o Estádio José Mammoud Abbas, também conhecido com "Mamudão", com capacidade para 8.674 pessoas.
O "Expresso do Vale"
Nascido como uma dissidência do extinto Flamengo Football Club, o Democrata dedicou-se nas suas primeiras décadas de vida a competições amadoras em Governador Valadares (chamada de "Figueira do Rio Doce" até 1938) e região, mas ocasionalmente enfrentava em amistosos grandes equipes do futebol nacional, como por exemplo o Botafogo de Mané Garrincha. Nos anos 40, o Democrata formou uma equipe memorável, que excursionou pelas cidades vizinhas do Vale do Rio Doce conquistando bons resultados e um longo período de invencibilidade; esta equipe ficou conhecida como "Expresso do Vale". Neste período, o Democrata desenvolveu uma acirrada rivalidade com outra equipe de Governador Valadares, o Clube Atlético Pastoril. Ambas as equipes flertaram com o profissionalismo durante a década de 1960, mas somente o Democrata conseguiu prosperar após o fim do amadorismo.
1938 - Emancipacao GV
Aprox 1948 - Inaugurada a nova Estação Ferroviária
Estação Ferroviária (Foto de 2018)
1952 - Linha férrea ao longo da Rua São Paulo, no Centro da cidade, ligando a "Nova Estação Ferroviária"(atual) à "Antiga Estação", na Rua Marechal Floriano. Este ramal ferroviário foi utilizado por quase 2 anos até ser desativado em 1954. Foto tirada à partir do atual Quartel do Corpo de Bombeiros. Os dois predios ao fundo na esquina da 7 de setembro existem até os dias atuais (2020).
Mapa duas Estações Ferroviária interligadas através da linha Rua São Paulo
1910 - Construida antiga Igreja de Santo Antônio.
"Tinha apenas a Rua da Direita (atual Prudente de Morais). No alto, uma igreja, cercada de mata: Quando chegamos aqui, não sabíamos se havia igreja. Mas já havia uma pequenina, lá onde está a catedral. Estava escondida no meio da mata. Fora construída pelos Capuchinhos de passagem por aqui, rumo a Diamantina. Fomos procurá-la. Havia também casa dos padres. O Santo Antônio estava lá. Foi achado no rio, pelo pai de Quintiliano Costa. Ele foi pescar e pescou a imagem. Doou-a para a igreja, que recebeu o nome de Igreja de Santo Antônio. Para chegar lá, tivemos que fazer a estrada. A mesma que continuou até hoje".(OTAVIANO FABRI, citado por SOARES, 1983, p. 31).
10/11/1915 - Criada a Primeira Paróquia da Cidade, a de Santo Antônio, quando o lugar era apenas um Distrito chamado Figueira.
1932~35 - Construção nova Paróquia Santo Antônio. Em primeiro plano destaca-se a antiga Matriz de Santo Antônio erguida em 1910. Foto obtida à partir da torre da Igreja em construção 1932~35
1950 - Pe. João Verbeek e outros Espiritanos (Pe. Antônio Goolsens e Teodoro Grond) chegaram GV, Paróquia S. Antônio. Foto com Damas da Caridade. Em janeiro de 1951, ele assumiu e logo se tornou vigário da Paróquia de Santo Antônio, a única existente na cidade. Edificou o Cine Pio XII, na esquina das ruas Israel Pinheiro e Arthur Bernardes. Até uma missa dominical "das crianças" ali era celebrada. Na sequência, vieram a Maternidade Dom Serafim; o Hospital Menino Jesus; o edifício destinado a uma escola profissionalizante, mais tarde (1967) utilizado pelo Minas Instituto de Tecnologia (MIT); além de várias capelas e escolas. Sem contar a primeira Igreja de Lourdes (hoje Capela do Espírito Santo) e a Casa Paroquial, ambas na Rua Paraná, o Clube Metrópole e a Matriz de Nossa Senhora de Lourdes, um dos mais belos templos da cidade. Em 1968, abriu mão das conquistas valadarenses, fez as malas e mudou-se para a paróquia de Anápolis (GO). Ainda passou algum tempo em Matozinhos (MG), antes de regressar à Holanda, pensando em lá viver como padre aposentado. Não conseguiu. A saudade o trouxe de volta ao Brasil, para rever e despedir-se do povo que aprendeu a amar. Já deficiente auditivo, e locomovendo-se com dificuldade, retornou de vez à Holanda, onde, no seu convento de origem, com 83 anos, faleceu sentado numa poltrona e lendo jornal no dia 24/10/2004. Em tributo ao muito que fez por Valadares, o viaduto sobre a linha férrea da Vale, ligando o Bairro Altinópolis e adjacências, recebeu seu nome.
02/06/1957 - Governador Valadares recebia com júbilo o seu 1º Bispo, Dom Hermínio Malzone Hugo e a Igreja Matriz de Santo Antônio foi elevada à dignidade de CATEDRAL.
Bairro de Lourdes tinha uma pequena igreja de madeira, com capacidade para pouco mais de 50 pessoas. Era a Igreja do Chafariz, no local onde se encontram hoje as ruas Israel Pinheiro, Itambacuri e a avenida Santos Dumont, bem em frente à atual Paróquia de Lourdes.
01/02/1956 - Com a criação da Diocese, no final de 1956, os padres espiritanos aceitaram a transferência para a recém-criada Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes. A Matriz de Lourdes foi construída na Rua Paraná e era comandada pelo padre João Verbeek.
1966 - Inauguração da nova igreja matriz Lourdes no lugar que era o Campo de Aviação. Em 2016 foi o jubileu de ouro - 50 anos.
1950 - Capela Nossa Senhora das Graças(atual Igreja), na Av. Minas Gerais, no bairro Nossa Senhora das Graças.
1958 - Criada a Paróquia Nossa Senhora das Graças.
Foto à partir da Rua Guanhães, no Bairro Nossa Senhora das Graças(Morro Carapina). Destaca-se à direita, parte da lateral e fundos da pequenina e antiga Matriz de Nossa Senhora das Graças, cuja frente está voltada para a Avenida Minas Gerais, ainda sem pavimentação.
1959 aprox. foi construido o grupo que passou a ser o Israel Pinheiro.
1962 - Criada a Paróquia N. Sra. Aparecida - Ilha
Aprox 1941-1950 foi construído Aeroporto Antigo (Campo de Aviação) Rua Pedro Lessa-Local Igreja de Lourdes atual. Em 1966 foi transferido para o local atual (Distrito Industrial).Há um relato que o primeiro pouso em Figueira foi em 1937 pelo Cel. Altino Machado na Rua Afonso Pena local antiga cadeia.
1962 - Avião bateu torre igreja de Lourdes na Rua Paraná e caiu caiu na Rua Rio de Janeiro com Rio Grande do Sul, 306. Faleceram os 2 ocupantes. O dono sr. Alfeu de Siqueira Cesar e um outro.
08/10/1962 - início as obras de construção da "Santa da Ibituruna". Dom Hermínio Malzone Hugo, dava a bênção no local onde se ergueu a monumental imagem de Nossa Senhora das Graças. Apesar das imensas dificuldades de acesso ao ponto mais alto do Pico da Ibituruna(1.123m de altitude), somadas à falta de recursos financeiros e o tempo chuvoso, a imagem foi erguida em apenas 110 dias!
27/01/1963 - Inaugurada a Monumental Imagem de Nossa Senhora das Graças, no Pico da Ibituruna.
1967 - Os Franciscanos Capuchinhos chegaram em Governador Valadares. Estabeleceu-se numa região muito paupérrima onde hoje é o Bairro Santa Rita. Frei Odorico Virga, primeiro frade a pisar aqui, construiu com o povo daquela região uma primeira capela dedicada a santa das causas impossíveis - Santa Rita.
? - Construída a Igreja São José - Vila Bretas.
2000 - Igreja São José tornou-se Paróquia.
Rua Prudente de Morais, antes Rua Direita - 1910 -> 1950. Na 3ª foto ainda tem o predinho da antiga Padaria de Minas.
Vista Geral Sem Pontes , Década 1930 e 1954
1929 - Av Minas Gerais. Chamava-se Av. Cabo Máximo(pai do Serra Lima), depois, Rua do Caminhão
Década 1940 - Antiga Fazenda Esperança de Afonso Bretas Sobrinho. Na frente da casa da sede e curral encontra-se a Av. JK. onde era o Detran e um cinema e em volta tem os despachantes. Do outro lado do morro em segundo plano,o Sexto Batalhão da Polícia Militar. Foi loteada, gerando a atual Vila Bretas.
Casa da Família Cabral, próximo a sede da Fazenda nas imediações do Colégio Presbiteriano. A casa ainda existe, com algumas modificações, Rua Prudente de Morais nº 3.
O sobrenome do dono da fazenda era Carapina, por isso o nome do bairro.
1940~1950 - Construção da BR-116 Rio Bahia
Construção da Açucareira década 1940 -> 1960 -> Atual
1940 - Rua Israel Pinheiro ainda sem pavimentação. À esquerda, o Colégio Ibituruna (prédio antigo, inaugurado em 1938).
1940/41 - Instituto Imaculada Conceição. Em 1964 destaca-se a capela do educandário em construção.
1940 - EE Nelson de Sena - Hoje fachada Patrimônio Histórico.
Década 1940 - Balsa de travessia sobre o Rio Doce, durante a construção da "Ponte São Raimundo" - Rio Bahia.
Balsa de travessia para a Ilha dos Araujos
1942 - Fundação da Banda Música LIRA 30 DE JANEIRO
Década 1940-50 - IMAPEBRA (Isr Pinheiro c/ D. Pedro II) e Catedral ao fundo.
Captação e Tratamento água
1945-Com população de aprox 10.000 hab, foi construida uma captação, armazenamento e distribuição de água sem tratar
1946-Com o apoio do SESP foram construídos filtros. Em 1947 com pequeno tratamento e ampliou o horário de funcionamento para 24 horas.
1949-Entrou em plena operação fornecendo água tratada durante 24 horas por dia à população da cidade.
1952-O Município com o auxílio do SESP criou o primeiro Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) do País
ENERGIA ELÉTRICA
1925-Foi construída uma pequena usina elétrica movida a vapor com o objetivo de fornecer energia elétrica ao povoamento.
1940, o abastecimento de energia elétrica foi reestruturado com a construção da Usina Hidrelétrica de Tronqueiras, em Coroaci.
Construção Ponte Rio Bahia 1942~1948
Década 1950 - Praça Serra Lima
Construção Ponte Ilha 1953-1955
"Casa dos Pobres", fundada por Dona Zulmira Pereira da Silva, a "Mãe dos Pobres" de Valadares, na década de 1930. Localizava-se nas esquinas das Ruas Israel Pinheiro com Quintino Bocaiúva(atual galpão da Santana Ferros).
Em 1960 iniciaram-se em novo endereço (que permanece até a presente data) os preparativos para a construção do novo prédio, (onde funcionaria a Fundação), que foi inaugurado em de 30 de janeiro de 1965.
16/10/1971, o céu ganhava mais um "anjo": Dona Zulmira Pereira da Silva, a "Mãe dos Pobres" de Governador Valadares falecia. Nasceu 27/09/1897
Gruta e Santa (Nossa Sra. Lourdes) da Água Mineral.
Década 1950 - Construção da Estação Rodoviária(à direita) e urbanização da Avenida Brasil(à esquerda).
Década 1950 - Piscina do "Figueira Tênis Clube", atual "Praça de Esportes", na Rua Afonso Pena.
Década 1950 - "Cine Teatro Ideal", na Av. Minas Gerais(atual Lojas Americanas).
1956 - Ao centro da foto a Rua Peçanha. A direita, a Rua Belo Horizonte e à esquerda a Av. Minas Gerais. Ao fundo a Ilha dos Araújos praticamente desabitada.
A Valadarense, Maria Aparecida Benz, após ser eleita Miss Minas Gerais, em 1955. A Valadarense, Maria Aparecida Benz(2° da direita para a esquerda), já como Miss Minas Gerais, se une às candidatas eleitas dos outros Estados para disputar o Concurso de Miss Brasil, no Galeão, Rio de Janeiro.
Jornalista Nicolau Netto, então promotor do Concurso de Miss Minas Gerais no Ginásio Coberto da Praça Esportes e a Valadarense Karla Rezende Habib, eleita Miss Minas Gerais 1976 entre 55 candidatas.
1956 - A Grã Duquesa, Charlotte Josephine e o Grão Duque, Jean Philip, em Jantar de Gala oferecido pela ocasião de sua visita ao Brasil. O Casal Real de Luxemburgo era sócio-majoritário da Companhia Belgo-Mineira, que, por sua vez era proprietária da Companhia Açucareira Rio Doce. O nome do bairro "Grã Duquesa" é uma homenagem à eles.
N. SRA. DAS GRAÇAS: Chamava-se Bairro do Sapo.
SÃO GERALDO: Chamava-se Bairro do Lixo (A prefeitura despejava o lixo lá).
CARAPINA: fazia parte da Fazenda dos Carapina que moravam perto da Igreja na Av. MG.
MARIA EUGÊNIA: era o nome da esposa ou filha do proprietário que fez o loteamento .
VILA BRETAS: Fazenda do Afonso Bretas Sobrinho.
SIR: Sotero Inácio Ramos
ALTINÓPOLIS: era fazenda administrada pelo Coronel Altino Machado.
ELVAMAR: ELVIRA MARQUES (D.Sinhá) MAE DO JEFINHO HOJE ATUAL DONO DO TRILHAS BAR, que fica localizado bem na frente do Parque Municipal. Onde é o Parque Municipal era o casarão da dona sinhá e a família dela era dona da fazenda que ficava no Elvamar até perto de Derribadinha.
VILA ISA: Imapebra S.A. (Indústria Madereira e Pecuária Do Brasil Sociedade Anônima). Indústria e comércio de madeira, gado, materiais de construção, etc.
ILHA DOS ARAUJOS: pertencia a D. Maria Araújo, que vendeu a família do sr José Serra Lima, depois para Dr Justino, que a transformou em bairro. Nome oficial é Cidade Jardim Nossa Sra. do Carmo.
1946-Primeira loja de automóveis e posto de combustíveis de Governador Valadares, na Rua Belo Horizonte, esquina com Marechal Floriano. Em seguida, foto 1970 e 2019.
1960 - Desfile de Sete de Setembro, na Rua Marechal Floriano. Ao fundo, à direita, destaca-se o galpão da empresa de transporte de cargas "INTERBRASIL".
Cooperativa e Carrocinha de leite. A Cooperativa foi fundada em 1959 em 1964 construiu na Rua 13 de Maio e em 2008 foi vendida. Recuperou o direito de usar a marca Ibituruna e reiniciou a produção dia 01/07/2019 nas instalações na Rio Bahia.
1968 e 1969 - 1ª e 2ª EXPOAGRO nos terrenos do Joquei Clube próximo a fazenda Jother Peres.
1972 - 3ª Expoagro inaugurando o Parque de Exposição.(1970 e 1971 não teve)
Década 1960 e 1975 - Avenida JK. Foto obtida à partir do Viaduto da Rio-Bahia. Em 1970 houve um acidente um caminhão de bois caiu sobre uma carreta cegonha cheia de carros.
1952 - Diante da emergente necessidade de se estabelecer a ordem na região leste de Minas Gerais, em junho de 1952, o governador Juscelino Kubitschek, através do Decreto-Lei 3.810, determinou a transferência do Sexto Batalhão de Polícia Militar, de Belo Horizonte para Governador Valadares. Os 20 oficiais e 300 praças chegaram à cidade na estação ferroviária e, em seguida, se deslocaram em marcha até o bairro Vila Isa, onde se instalaram.
1961 - Veio para o Bairro Lourdes. O Sexto Batalhão foi transferido para a atual sede, após 9 anos de construção da Unidade, que foi feita pelos próprios policiais militares à época.
TG De 1945 até 1977 - Rua 7 Setembro - Atual CEMIG
1979 - Enchente. Ponte da Ilha
1999 - Inauguração do GV Shopping
IFMG - Instituto Federal MG - Implantado em 2009. Em 2012, foi inaugurado o campus localizado na Avenida Minas Gerais, 5353, bairro Ouro Verde.
Parque Natural Municipal, localizado no bairro Elvamar e ao fundo vista parcial de GV.
Rio Doce e Ibituruna
Rio Doce e Bairro São Tarcísio
JORNAL DA ILHA
Bandeira/Brasão de GV
PREFEITOS:
Num | Período | Nome | Eleito/Nomeado |
---|---|---|---|
01 | 01/02/1938 - 02/02/1943 | Moacyr Palleta de Cerqueira Lage | Nomeado |
02 | 02/02/1943 - 25/02/1943 | José Paulo Fernandes | Nomeado |
03 | 25/02/1943 - 16/11/1945 | Raimundo Soares de Albergaria Filho | Nomeado |
04 | 17/11/1945 - 30/12/1945 | Joaquim Martins de Assis Costa | Nomeado |
05 | 30/12/1945 - 14/02/1946 | Salomão Barroso | Nomeado |
-- | 15/02/1946 - 30/12/1946 | Raimundo Soares de Albergaria Filho | Nomeado |
06 | 31/12/1946 - 03/01/1947 | Bruno Chaves | Nomeado |
07 | 03/01/1947 - 15/04/1947 | Francisco Esteves Neves | Nomeado |
08 | 15/04/1947 - 15/12/1947 | Abílio Rodrigues Pato | Nomeado |
09 | 15/12/1947 - 31/01/1951 | Dilermano Rodrigues de Melo | Eleito |
-- | 31/01/1951 - 31/01/1955 | Raimundo Soares de Albergaria Filho | Eleito |
10 | 31/01/1955 - 31/01/1959 | Ladislau Salles | Eleito |
-- | 31/01/1959 - 31/01/1963 | Raimundo Soares de Albergaria Filho | Eleito |
11 | 22/08/1962 - 08/10/1962 | Seleme Hilel | - |
12 | 01/02/1963 - 31/01/1967 | Joaquim Pedro Nascimento | - |
13 | 31/01/1967 - 31/01/1971 | Hermírio Gomes da Silva | - |
14 | 07/08/1967 - 25/09/1967 | Sebastião Rodrigues da Cunha | Eleito |
15 | 31/01/1971 - 31/01/1973 | Sebastião Mendes de Barros | Eleito |
-- | 31/01/1973 - 31/01/1977 | Hermirio Gomes da Silva | Eleito |
16 | 31/10/1973 - 30/11/1973 | Ronald Amaral | - |
17 | 31/01/1977 - 14/05/1982 | Raimundo Monteiro de Resende | - |
18 | 05/01/1982 - 28/01/1982 | Ronaldo Perim | - |
19 | 14/05/1982 - 02/02/1983 | José Fernandes | Eleito |
-- | 02/20/1983 - 31/12/1988 | Ronaldo Perim | Eleito |
20 | 26/03/1986 - 22/04/1986 | José Bonifácio Mourão | - |
21 | 07/05/1987 - 02/06/1987 | Gilson Mota Santos | - |
-- | 11/09/1987 - 19/10/1987 | Gilson Mota Santos | - |
22 | 01/01/1989 - 31/12/1992 | Rui Moreira de Carvalho | Eleito |
23 | 01/01/1993 - 31/12/1996 | Paulo Fernando Soares Oliv. | Eleito |
-- | 01/10/1997 - 31/12/2000 | José Bonifácio Mourão | Eleito |
24 | 31/12/1997 - 29/01/1998 | Edson Gualberto de Souza | - |
25 | 01/01/2001 - 31/12/2004 | João Domingos Fassarella | Eleito |
-- | 01/10/2005 - 31/12/2008 | José Bonifácio Mourão | Eleito |
26 | 01/01/2009 - 31/12/2012 | Elisa Maria Costa | Eleita |
-- | 01/01/2013 - 31/12/2016 | Elisa Maria Costa | Reeleita |
27 | 01/01/2017 - 31/12/2020 | André Luiz Coelho Merlo | Eleito |
1910 - Inauguração da estação de Figueira na Rua Marechal Floriano com Av MG (antes era em Derribadinha).
1910 - Construida antiga Igreja de Santo Antônio.
10/11/1915 - Criada a Primeira Paróquia da Cidade, a de Santo Antônio, quando o lugar era apenas um Distrito chamado Figueira.
1925 - Foi construída uma pequena usina elétrica movida a vapor com o objetivo de fornecer energia elétrica ao povoamento.
1932~35 - Construção nova Paróquia Santo Antônio próximo a antiga.
1938 - Fundação Colégio Ibituruna pelos irmãos Salles.
1940, o abastecimento de energia elétrica foi reestruturado com a construção da Usina Hidrelétrica de Tronqueiras, em Coroaci.
Década 1940 - Construção da Açucareira
1940/41 - Construção Instituto Imaculada Conceição.
1940 - EE Nelson de Sena - Hoje fachada Patrimônio Histórico.
1942 - Fundação da Banda Música LIRA 30 DE JANEIRO
1940~1950 - Construção da BR-116 Rio Bahia
1942-1948 - Construção Ponte Rio Bahia
CAPTAÇÃO E TRATAMENTO DE ÁGUA
1945-Com população de aprox 10.000 hab, foi construida uma captação, armazenamento e distribuição de água sem tratar
1946-Com o apoio do SESP foram construídos filtros. Em 1947 com pequeno tratamento e ampliou o horário de funcionamento para 24 horas.
1949-Entrou em plena operação fornecendo água tratada durante 24 horas por dia à população da cidade.
1952-O Município com o auxílio do SESP criou o primeiro Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) do País
Aprox 1948 - Inaugurada a nova Estação Ferroviária
1950 - Pe. João Verbeek e outros Espiritanos (Pe. Antônio Goolsens e Teodoro Grond) chegaram GV, Paróquia S. Antônio.
1950 - Capela Nossa Senhora das Graças(atual Igreja), na Av. Minas Gerais, no bairro Nossa Senhora das Graças.
1952 - Linha férrea ao longo da Rua São Paulo, no Centro da cidade, ligando a "Nova Estação Ferroviária"(atual) à "Antiga Estação", na Rua Marechal Floriano. Este ramal ferroviário foi utilizado por quase 2 anos até ser desativado em 1954. Foto tirada à partir do atual Quartel do Corpo de Bombeiros.
1952 - Transferência do Sexto Batalhão de Polícia Militar, de Belo Horizonte para Governador Valadares. Os 20 oficiais e 300 praças chegaram à cidade na estação ferroviária e, em seguida, se deslocaram em marcha até o bairro Vila Isa, onde se instalaram.
Década 1950 - Construção da Estação Rodoviária e urbanização da Avenida Brasil
1953-1955 - Construção Ponte Ilha
1956 - Com a criação da Diocese, no final de 1956, os padres espiritanos foram transferidos para a recém-criada Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes. A Matriz de Lourdes foi construída na Rua Paraná e era comandada pelo padre João Verbeek.
02/06/1957 - Governador Valadares recebia com júbilo o seu 1º Bispo, Dom Hermínio Malzone Hugo e a Igreja Matriz de Santo Antônio foi elevada à dignidade de CATEDRAL.
1958 - Criada a Paróquia Nossa Senhora das Graças.
1959 foi construido o grupo que passou a ser o Israel Pinheiro.
1961 - Sexto Batalhão veio para o Bairro Lourdes, após 9 anos de construção da Unidade, que foi feita pelos próprios policiais militares à época.
08/10/1962 - início as obras de construção da "Santa da Ibituruna".
1962 - Criada a Paróquia N. Sra. Aparecida - Ilha
~1965 - Transferencia aeroporto do bairro de Lourdes para Santa Rita.
1966 - Inauguração da nova igreja matriz Lourdes no lugar que era o Campo de Aviação.
1967 - Os Franciscanos Capuchinhos chegaram em Governador Valadares. Estabeleceu-se numa região muito paupérrima onde hoje é o Bairro Santa Rita. Frei Odorico Virga, primeiro frade a pisar aqui, construiu com o povo daquela região uma primeira capela dedicada a santa das causas impossíveis - Santa Rita.
1968 e 1969 - 1ª e 2ª EXPOAGRO nos terrenos do Joquei Clube próximo a fazenda Jother Peres.
1972 - 3ª Expoagro inaugurando o Parque de Exposição.(1970 e 1971 não teve)
1999 - Inauguração do GV Shopping
2009 - IFMG - Implantado o Instituto Federal MG. Em 2012, foi inaugurado o campus localizado na Avenida Minas Gerais, bairro Ouro Verde.