Quatro universitários de Governador Valadares "deixaram para trás" cerca de 1.980 equipes participantes do jogo Desafio Sebrae, que reúne estudantes de todo o País anualmente. A competição tem cinco fases, sendo as três primeiras disputadas pela internet. O propósito é aguçar o empreendedorismo, o espírito de equipe e as tomadas de decisões dos futuros profissionais.
O estudante do 8º período de ciência da computação da Univale Tiago Nader Lana, 21; Maurício Nominato Farias, 21, aluno do 2º período de administração da Faculdade de Administração de Governador Valadares (FAGV); Edson Oliveira Cunha Segundo, 22, que está no 8º período de administração também da FAGV; e Mateus Nader Cunha, 19, estudante do 2ª período de medicina do Centro Universitário de Caratinga (Unec) são os representantes valadarenses que estão se destacando nesta 7ª edição do desafio.
O grupo está na terceira fase, na qual 20 equipes no Estado, divididas em duas chaves, disputam a classificação para a quarta fase, que acontece de forma presencial, em Brasília. No entanto, segundo os competidores, uma "etapa extra" que existe dentro dessa fase também já foi superada pelos estudantes, que estão a um passo do próximo estágio. "O aprendizado é muito grande. Esse jogo acrescenta muito ao currículo, além de nos preparar para enfrentar qualquer desafio", ressalta Maurício.
Total
Ao todo foram cerca de 70 mil inscritos em todo o País. Só em Minas Gerais o número chegou a 6.361, quase 2 mil a mais que na edição de 2006, quando houve, somente no Estado, 4.421 participantes. Em âmbito nacional foram 50 mil classificados. "No início a nossa expectativa era pouca, pois não conhecíamos muito bem o funcionamento do jogo. Hoje já sabemos bem a proposta e temos esperanças de chegar ao final", acredita Edson.
Competição
Cada grupo recebe um capital fictício no valor de R$ 260 mil para criar uma empresa de um ramo determinado pelas normas do jogo. Nessa edição, o setor escolhido para ser trabalhado por todas as equipes foi o de cosméticos.
"Com decisões conjuntas, decidimos de que forma o capital disponível será investido na empresa. Tudo é pensado estrategicamente, desde a contratação, treinamento, distribuição, produção, venda, marketing, recursos humanos, e assim por diante. É estabelecido pelas regras apenas os concorrentes que teremos. No final, ganha a empresa que tomou as melhores decisões, de acordo com as variáveis existentes. Toda empresa visa ao lucro. Então o lucro mais expressivo acumulado, associado a uma boa administração, produtos feitos com qualidade, que tenham preços acessíveis, conquistando assim boa fatia do mercado, é o objetivo a ser alcançado", contam.
Empresa
Em consideração ao elevado grau de biodiversidade e riqueza que existe na floresta amazônica, o grupo escolheu "Amaz" para nome da empresa, proveniente de Amazônia. Segundo os integrantes, quando a competição foi iniciada eles fizeram um estudo, por meio do qual chegou-se à conclusão de que o Brasil está em terceiro lugar no ranking dos cosméticos, alcançando o Japão, que está na segunda colocação. Isso, afirmam os estudantes, por causa da riqueza vegetal existente nas terras brasileiras.
Nessa terceira fase do Desafio Sebrae, segundo os valadarenses, as decisões têm de ser enviadas diariamente. Até a segunda fase, isso era feito semanalmente. Conforme Maurício Nominato, como todos os integrantes da equipe trabalham, as decisões são enviadas geralmente de madrugada. "Nos reunimos após as aulas ou em horário de almoço, ou mesmo via internet, por meio do messenger".
De acordo com Edson, o jogo é uma oportunidade de colocar em prática o que é aprendido na faculdade, bem como testar o perfil empreendedor e de liderança, que é a exigência atual do mercado. É cobrada também rapidez nas tomadas de decisões. Além disso, por haver alunos de diversas áreas, há idéias mais equilibradas, opiniões diferentes que agregam valores distintos", conta.
Na visão de Tiago Nader Lana, por ele estar na área de ciência da computação, esse desafio tem sido um aprendizado de muito valor. "Todas as profissões necessitam de uma visão ampliada de mercado e de pessoas ligadas às evoluções, sabendo, sobretudo, o que o cliente precisa", conclui. Até dezembro, afirma a equipe, o campeão em âmbito nacional deve ser anunciado.