Obs.:  FAMILIA LANA ESTÁ NAS PÁGINAS 125 A 142 (Em vermelho)

 

 

 

 

 

 

     

 

Cônego R. Trindade

 

 

 

 

Genealogias

 

 

da

 

 

Zona do Carmo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                Estabelecimento Grafico "Gutenberg"

 

                        Irmãos Penna & C.

 

                        Ponte Nova - 1943

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Genealogias

 

da

 

Zona do Carmo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Estamos em frente dum livro de genealogia, ciência cuja importância niguem contesta, e todos consideram como auxiliar precioso da história e até da biologia.....

(Eugênio de Castro. Prefácio da Descendência dos 1os Marqueses de Pombal).

 

*  *  *

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                          À memória saudosa

 

 

                                de

 

 

                     FRANCISCO FERREIRA DA TRINDADE

 

 

 

 

 

 

 

 

meu Avô materno, a quem ouvi as primeiras noticias dos primitivos povoadores da Zona do Carmo.

 

 

 

 

dedico o presente trabalho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                           PREFACIO

 

 

Ausencia de História equivale à ausencia de cultura, disse Bernhart (1). Assim é, de fato; e, com razão, povos sem historia são chamados aqueles que se encontram ainda nos limbos da civilisação primitiva. É pela memoria que se mantêm a continuidade e coesão da personalidade humana; analogamente, é pela Historia que se mantêm a continuidade na vida de um povo; e sem essa continuidade não é possivel o progresso cultural.

      A História, no conceito de Cicero, é a mestra da vida; no de Diniz de Halicarnasso, a Filosofia em exemplos; no de Polybio, a melhor escola de educação e cultura.

      Entretanto, uma nova orientação há, felizmente não seguida ainda entre nós, segundo a qual é preciso preparar uma geração libertada da preocupação histórica, uma geração "que pense inhistóricamente", pois só assim, dizem, poderá ser creadora e não apenas plagiária; só assim poderá plasmar o futuro em que vae viver, libertando-se do epigonismo que é o resultado do culto ao passado. - É essa a verdade? Não.

      - Não é exato que o estudo da Historia seja apenas o culto dos grandes homens e só nos consiga preparar epigonos que venham a ser, em regra, mais nocivos que uteis à humanidade.

      Certamente, muita razão assistia ao grande Reitor de Harvard University, Charles Eliot, em admoestar-nos : "Um passado brilhante constitue grave perigo, si nos torna contentes com o presente e mal preparados para o futuro". Não menos certo é, porém, que as glórias do passado podem constituir motivos para que nos esforcemos em não decair delas, assim corno a lembrança das desgraças costuma transformar-se em estimulo para futuro reerguimento.

      Em qualquer dos casos, a visão do passado é sempre salutar, porque a Historia tem um sentido e assim, pois, do exame do passado se podem deduzir lições e ensinamentos para o futuro.

      Louvores, pois, àqueles que se entregam a essa nobre e patriótica tarefa.

      Entre as várias ciências auxiliares da História, ao lado do estudo das armas e brazões (Heraldica); do conhecimento das moedas e medalhas (Numismatica); do estudo das inscrições (Epigrufia) dos selos (Spragistica). dos documentos (Diplomatica), das viagens, dos arquivos, etc., figura a Genealogia, isto é, o estudo da origem, propagação e parentesco das familias. E é por aí que começa a História.

      Na sua monumental História Universal (2) assinala Weiss os varios graus da evolução por que passa a História no seu conceito e na sua composição, distinguindo, entre o conceito da simples Genealogia e o da Historia, como a compreendemos hoje, tres outros: o cronistico. o analistico e o pragmatico.

      Como base inicial tem-se o estudo das familias, é a primeira forma, é o quadro inicial em que se vão articulando os acontecimentos. A Cronica e os Anais assinalam dia a dia, ano a ano, os fátos dignos de nota. Nos Anais tem-se, simplesmente, dos acontecimentos, o que: as festas nacionaes ou populares, os vencedores nos jogos, e ainda os fenomenos naturais, como eclipses; etc. Dos Anais procede a Cronica; nesta, pesquiza-se tambem o como, não porém o porque e o para que. A Cronica e os Anais atendem mais aos fátos que às pessoas.

      A Cronica das familias marca a passagem para as Memorias. A Memoria evolue para o modo pragmatico da História.

      O pragmatismo não se reduz à simples exposição dos acontecimentos, indaga-lhes tambem as causas e as correlações.

 

-------

      (1) Sinn der Geschichte.

      (2) Weltgeschichte.

 

 

 

 

      Temos finalmente o modo orgânico de conceber e escrever História: A humanidade é um agregado de individuos, não mecanicamente justapostos mas organicarnente combinados, formando no seu conjunto como um ser, como uma vida organica a cujas relações e funções se condicionam, se ajustam e se completam. A História será de certo modo a biografia desse ser Só esse conceito orgânico nos pode dar uma imagem fiel da realidade e corresponder à verdadeira unidade do genero humano. E só dessa maneira pode a História tomar caracter cientifico. Estudam-se as causas dos acontecimentos, as suas correlações, as suas consequencias. o que, o como, o porque, e o para que, verificando como se deram os acontecimentos, porque se passaram assim as cousas e quais as consequências.

      A primeira fase reduz-se, pois, a genealogias. Os Egipcios, que se gabavam de ser o povo mais antigo do mundo, começaram a sua História sobre a base das genealogias. As Enneadas heliopolitanas formaram o quadro das dinastias divinas, de que procederam por uma transição facil, no tempo de Menes, as dinastias humanas.

      Cousa semelhante se deu em Babilonia: Tomavam a historia particular da cidade para enquadrar nela a historia de todo o país, e as familias principescas, de origens várias, que se tinham sucedido no trono, para formarem o canon dos reis da Caldéa(3). Familias e dinastias, divinas e humanas: tal foi, em suma, o assunto desses primeiros quadros históricos.

      E esse não é apenas o plano natural e intuitivo para os primeiros tempos do homem na terra, para a aurora dos tempos históricos; mas, um programa adequado, para qualquer época e qualquer logar, especialmente no caso de paises novos, como o nosso, em que está ainda em formação o conceito organico de História..

      É facil compreender quanto podem para o conhecimento do conjunto esses estudos mesmo colhidos em recinto restrito, aparentemente fragmentarios e desarticulados. E há certas conexões históricas, certas relações causais que só por esse meio se podem esclarecer ou mesmo descobrir. Para comprovar ou corroborar o meu asserto poderia citar, só entre nós, muitissimos exemplos. Limitar-me-ei a um apenas, referente ao capitulo mais interessante da História Colonial mineira - a Inconfidência.

      Em 1925,. graças ao obsequio de um amigo, antigo colega meu no Seminário de Mariana, Sr. Samuel Soares de Almeida, pude, estando em São João d’El Rey, ler os assentamentos paroquiais relativos á familia de Tiradentes, de que fiz a publicação em meu livro — Inconfidencia Mineira (pags. 119-121). Embora reduzida apenas aos pais e irmãos de Tiradentes essa genealogia esclarece varios pontos da Inconfidencia, como os dous importantes depoimentos do Inconfidente Salvador Carvalho do Amaral Gurgel, a 12 e a 30 de Junho de 1789, em Vila Rica, relativamente ao episodio de um dicionário francês que o mesmo depoente quizera obter de Tiradentes por compra ou por emprestimo, depreendendo-se, ora que fora vendido por Tiradentes "a um seu irmão”, ora que estava emprestado com "o Pe. Francisco que tem uma botica na Ponte do Rosario”, dicionário que afinal, Salvador Gurgel obteve emprestado por quinze dias. Dessa genealogia, graças ao conhecimento da naturalidade dos pais e avós de Tiradentes, e à posição social do pai e dos irmãos do mesmo se podem deduzir como, fiz no citado livro, varias "conclusões" sobre o herói ; que não serão apenas meras conjecturas, menos ainda presunções arbitrárias, mas constituem informações históricas que só podem ser destruidas mediante provas positivas em contrário, e que, entretanto, vieram desfazer algumas versões erroneas ou pelo menos infundadas, que corriam sobre a matéria.

 

----------------

 

(3) Mas pero - Histoire ancienne des peup les de L´Orient classique 1.

 

 

 

 

      Louvores, pois, ao autor do presente trabalho - Genealogias da Zona do Carmo.

      Não se trata de um estreiante em História, pois já conquistou brilhantemente as esporas com a publicação da Arquidiocese de Mariana - Subsidios para sua Historia. (3 volumes, São Paulo, Escolas Profissionaes do Lyceu Coração de Jesus, 1928). O titulo dessa obra é modesto, mas grande a valia, pela paciencia e minucia das investigações na consulta de abundante material documentario, pela segurança e elevação da critica, pela serenidade no julgamento e, sobretudo, pelo amor à verdade, essa verdade que deve ser encarada de frente, que não deve ser negada nem mesmo desfigurada ou difarçada, e que é a libertadora do espirito - Et veritas liberabit vos (4).

      O novo trabalho confirma a reputação feliz já adquirida pelo aut0or, e traz variados e seguros subsidios para a nossa Historia, desbravando o caminho e coordenando elementos, - isto é, lançando na fase dificil, na fase inicial da obtenção e elaboração do material histórico, as bases para futuras construções. Acresce que o trabalho do Conego Trindade não se reduz a genealogias secas, apenas ricas em nomes de pessoas; pois, são acompanhadas de muitas certidões, escrituras, testamentos, resumos biograficos, multiplos subsidios e contribuições enfim, de que se beneficiarão os que se propuzerem mais tarde a escrever a nossa Historia, da qual muito há ainda a expor e esclarecer.

      Embora mais amador que oficial, considero-me do mesmo oficio e posso não só avaliar os esforços e fadigas a que não se poupou o autor para escrever o seu livro, como apreciar e assinalar o merito que ele alcançou, sentindo-me feliz em pôr o meu nome nesta simples apresentação.

 

Lucio José dos Santos

 

      Belo Horizonte, 20 de Janeiro de 1943.         -

 

-------------------

 

      (4)  Joan VIII-32.

 

 

                      ABREVIATURAS

 

F         - Filho

N         - Neto

Bn        - Bisneto

Tn        - Trineto

Qn        - Teteraneto

Pn        - Pentaneto

Hn        - Sexto-neto

6n        - Sexto-neto

7n        - Sétimo-neto

C,c,      - Casado com

C..... c. – Casado..... com

C. 1 c.   – Casado em las. núpcias

C. 2 c.   – Casado em 2as. núpcias

n.p.      – neto (a) paterno (a)

n.m.      – neto (a) materno (a)

q.d.      - que descobri

Sg        - Sem geração

Cg        - Com geração (não inscrita por falta de dados)

N. ou n.  – nascido ou natural de

bat.      - batizado

+         - falecido

C. R.     – Carta régia

S. L.     - Silva Leme - Genealogia Paulistana

 

 

 

      FOI HÁ MUITOS anos. Andaria eu pelos doze ou treze do meu nascimento. Viajávamos, meu Avô materno e eu, de Barra Longa para Rio Doce, quando ao romper certa curva, nas proximidades da antiga fazenda do Bueno, Feriu-me de improviso um raio rebrilhante, frechado de baixo, de uma das margens do rio Carmo.

      O histórico ribeirão, ao fundo, no vale distante, rolava soluçante; ia a gemer, quem sabe, saudades dolorosas de seus dias de esplendor, de seus enamorados mortos, “daquelas cousas grandes que acabaram”...

      O dia - não me Lembra a quadra do ano — era um dia glorioso, alumiado pelos fulgores de um sol que ardia triunfante nas alturas, sobredoirando as coisas e emprestando ao cristal em montes pela praia o raio que me ofuscara.

      Não se me apagou mais da memória a paisagem que do Alio do Cabeça Sêca, áquela hora, se desdobrara aos meus olhos de doze anos. A immaginação infantil teria post no panorama cores e majestade porventura exageradas; mas estou a vê-las, com a mesma impressão de outrora, as gupiaras abandonadas, os taludes abertos em rasgões tenebrosos, as terras, derredor, gananciosamente raspadas pelo mineiro primitivo.

      A certa curiosidade, menos refreavel,satisfez-me o Avô, bastante     versado nas cronicas de sua velha e estremecida Barra Longa: haviam-me impressionado, mais que tudo, os cascalhos amontoados que, lá, abaixo, reverberavam lavadinhos, cintilantes, a luz do sol sem nuvens daquele dia.

      — "Foram os antigos..."— E à palavra "antigos", senti animarem-se aos meus olhos certas gravuras de velhos livros, desprenderem-se de suas páginas, descerem a povoar as margens silenciosas do ribeirão. De súbito movimentou se o deserto, multidão imensa de feitio estranho, excitada pela fome maldita do ouro.... Mas o Avô prosseguia —"Aquela risca, além, no morro , que nos está parecendo uma estrada, é um antigo rêgo de oito leguas. Traçou-o e abriu-o, para lavrar todas estas encostas, desde Corvinas até Santana do Deserto, o mestre-de-campo Matias Barbosa da Silva."

      E falou-me desse lusitano audaz e distinto, primeiro homem civilizado que, rompendo florestas milenárias e assenhoreando-se de todas aquelas terras, ali se fizera "o mais abastado vassalo da capitania."

      Contou-me da fazenda dos Fidalgos; discorreu acerca desses antigos; citou nomes; recordou lendas memorou histórias pitorescas.

      Transitávamos agora por defronte do Bueno e, apontando-me o casarão velhissimo, revelou-me que ali vivera, senhor de vultosos haveres, dono das lavras, opulentas outrora, deante das quais pasmara eu, havia pouco, Caetano de Oliveira, trisavô de meu Pai. Ouvi então o caso de uns pleitos memoraveis entre o velho mineiro, meu ascendente, e Antônio Alves Torres aliado a João Francisco Pimenta.

      Foi sem dúvida esse bom e saudoso Avô quem me herdou o ardente amor do passado de minha terra natal.

      Da lição que esse dia lhe ouvi ficou-me a obsedante preocupação de conhecer bem esses antigos, de levantar do esquecimento os primeiros povoadores da região em que nasci.

      Em sua quasi totalidade ai estão êles - seus nomes pelo menos — nas páginas que se seguem.

      E ai está como nasceram estas genealogias. Tarde me liberto da preocupação de pô-las por escrito e divulgá-las(*). É que só muito recentemente logrei afinal coligir a documentação sem a qual impossível me fora realizar o projeto longo tempo acalentado.

      Contudo, nada mais são as Genealogias da Zona do Carmo que nomes e datas, colhidas aqui e ali, de memórias e de arquivos, ao tempo em que ia eu saciando essa curiosidade que me nasceu na infância.

      Das menos nobres não é, como poderá parecer, a ocupação de organizar genealogias.

 

      (*) Delas publiquei, há alguns anos, pequeno ensaio, feito das limitadas informações que pude colher no ambito restrito da freguesia que eu paroquiava.

 

      Moisés no Gênesis nos Números; Esdras nos Paralipômenos, levantaram genealogias várias. O seu Evangelho, abre-o solenemente São Mateus com a árvore genealógica de Nosso Senhor Jesus Christo. São Lucas, a seu turno, ocupa-se no seu dos ancestrais do Divino Salvador(1).

      Eclesiásticos distintos, entre nós e em Portugal (para me referir somente aos que escreveram no idioma português), empregaram-se em estudos genealógicos.

      De trabalhos tais legou-nos Dom Antonio Caetano de Sousa dezoito volumes, com a historia da familia real e de todas as grandes casas portuguesas.

      Transmitiu-nos o piedoso jesuita Padre Antonio Cordeiro, nos dous volumes da Historia Insulana, a descendência dos que, primeiro, desbravaram e povoaram o arquipélago dos Açores.

      Jaboatão — Frei Antonio de Santa Maria Jaboatão — deixou-nos o Catálogo Genealógico e, nele, as origens de todas as grandes familias do norte brasileiro.

      Pouco mais de cinco anos há, tirou a lume o jesuita português Luis Moreira de Sá e Costa a Descendência dos Primeiros Marqueses de Pombal, opulentissimo trabalho, em cujas páginas desfilam num cortejo magnifico, que faz pensar na vingança de Deus os netos do truculento Marquês, á frente dos quais se destaca, suave e bondoso, o bispo de Mariana Dom Antonio Maria Correa de Sá e Benevides, acolitado por monsenhores da patriarcal, priores de colegiadas, jesuitas, franciscanos, lazaristas, carmelitas, padres e freiras de várias familias religiosas, todos êles "frutos delicados" da mesma "arvore sombria".(2)

                            *   *

                              *

      Não dá, portanto, o autor destas genealogias por mal consumidas as horas, roubadas a um justo recreio, que empregou na decifração de pulverulentos e carcomidos códices, donde brotou a parte, acaso, menos desinteressante das Genealogias da Zona do Carmo.

                            *   *

                              *

      Aos progênitos da estirpe boa e honrosa que descobriu e povôou a zona do ribeirão do Carmo, entrego o destino de meu livro. Em suas Páginas encontrarão somente motivos de justo desvanecimento. Estou que o hão de perlustrar contentes de seus antepassados.

 

Mariana, 19 de maio de 1943.

 

Cônego R. Trindade

 

------------

      (1) Geni. caps. V, X, XXII, XXV e XXXVI; Num. III e XXVI; 1º Paralip. 1 — e segs.; S.Math. I; S.Luc. III.

      (2) Eugênio de Castro remata o excelente prefácio que deu à Descendencia com estas palavras: "Como duma árvore tão sombria nasceram frutos tão delicados? E, á falta de resposta que me satisfaça, acabo por exclamar, como exclamaria um francês: c’ est la vengeance de Dieu!"

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Genealogias da Zona do Carmo

 

 

 

TITULO I

GOMES

     

     Manuel Gonçalves e D. Beatriz Gomes, naturais de São Salvador de Manzedo, termo De Monção, arcebispado De Braga, onde se casaram, tiveram, provavelmente entre outros, o filho:

      — Gregório Gomes Pinheiro — que Casou com D. Cecilia Gonçalves de Sousa, natural de São João dos Longos Vales, do mesmo termo e no mesmo arcebispado. Deste casal nasceu:

FRANCISCO GOMES PINHEIRO

que veiu para as Minas na éra do seu povoamento e foi um dos desbravadores da zona do Carmo, do rio Doce e do Casca. Aparece cedo nos livros paroquiais, como um dos primeiros habitantes de São Caetano e de Barra Longa. Além de grandes fazendas nestas freguesias, possuiu outras no Furquim, Inficionado e São Sebastião. Obteve sesmarias em Barra Longa (20 de novembro de 1736) e na zona do Casca.

      Casou em Barra Longa c. D. Antonia Pereira de Araujo, n. de Santo Antonio do Rio das Velhas Acima, filha de Alexandre de Araujo Caldas, de S. Eulália da Vila de Valadares, comarca de Valença, e de D. Isabel Corrêa, da freguesia da Piedade, no bispado do Rio de Janeiro; neta p. de Antonio de Araujo, de S. Miguel de Messegães, e de D. Isabel Rodrigues, da mencionada Santa Eulália.

      D. Antonia Pereira de Araujo era irmã inteira do padre João Corrêa de Araujo, cuja habilitação de genere consultei.

      De Francisco Gomes Pinheiro e sua mulher nasceu a mais espalhada família da zona do Carmo, a familia Gomes, a que se prendern todas as demais famílias desta região.

      Seus filhos foram:

           F 1) Caetano Gomes Pereira                        Cap.   I

           F 2) Padre Doutor Manuel Gornes Pinheiro          Cap.  II

           F 3) Doutor Francisco Gornes Pinheiro             Cap. III

           F 4) Padre José Gomes Pereira                     Cap.  IV

           F 5) João Gomes Pereira                           Cap.   V

           F 6) Joaquim Gomes Pereira                        Cap.  VI

           F 7) D. Ana Maria Pereira                         Cap. VII

           F 8) Boaventura Gomes de São José                 Cap.VIII

           F 9) D. Juliana Pereira de Jesus                  Cap.  IX

 

Cap. I

 

F 1) O capitão Caetano Gornes Pereira nasceu no Furquim.  Faleceu a

de junho de 1808 na sua fazenda do rio Sem Peixe ,aplicação

     Paulo Moreira, filial  da  freguesia  de  Inficionado.  Casou na

     matriz desta freguesia a 11 de maio de 1773 com D. Antonia

     corrêa do Nascimento, filha do capitão Antonio Lourenço Corrêa

     e D.Joana  Maria do Nascimento. Filhos:

         N  1) Francisco Inocêncio Gomes                         § 1.

         N  2) Caetano Camilo Gomes Corrêa                       § 2.

         N  3) D. Antonia Ernestina Pereira do Nascimento        § 3.

         N  4) D. Maria Madalena Pereira do Nascimento           § 4.

         N  5) Antonio Prudêncio Gomes                           § 5.

         N  6) Manoel Justiniano Gomes                           § 6.

         N  7) Joaquim Maximiano Gomes                           § 7.

         N  8) Sebastião Rodrigues Gomes                         § 8.

         N  9) D. Ana Umbelina Pereira do Nascimento             § 9.

         N 10) José Caetano Gomes                                §10.

         N 11) Padre João Felicissimo Gomes                      §11.

 

 

 

§ lo.

N 1) Major Francisco Inocêncio Gomes c.c. D.Maria Narcisa de Oliveira.

     Filhos:

         Bn1) Caetano Camilo Gomes de Oliveira            A

         Bn2) Bernardino Inocencio Gomes                  B

         Bn3) Francisco Inocêncio Gomes Junior            C

         Bn4) José Inocêncio Gomes                        D

         Bn5) D. Antonia Narcisa Gomes                    E

         Bn6) D. Maria Izidora Bernardina de Oliveira     F

         Bn7) D. Ana de Oliveira Gomes                    G

A

Bn 1) Capitão Caetano Camilo Gomes de Oliveira c.c. D.Antonia Go-

      mes de Queirós. Filhos:

      Tn 1) D. Maria Valentina  Graciana  de  Oliveira  c. c. Felício 

            Teodoro  Castorino  de  Magalhães.  Com geração em N.5 de

            Magalhães.

      Tn 2) Francisco Julio de  Oliveira Gomes  (Nhô Chico)c. 1.c.

            c D. Maria Valentina Gomes Queirós.  e 2. c. D. Ana Umbe-

            lina Gomes de Queirós.

            Com geração dos dous casamentos.

      Tn 3) Augusto  Gomes  de  Queirós  c. c.D. Maria Valentina de

            Oliveira Gomes. Filhos:

            Qn 1) D. Antonia  Augusta  Gomes de  Queirós c. c. Manuel

                  Bernardes de Magalhães. Geração em Bn9 de  Maga-

                  lhães.

            Qn 2) José Cesar de Oliveira Gomes c.1ºc.D.Joaquina Re-

                  gina rola, Tn3 de Rôlas; e 2º c. D...

            Qn 3) D. Honorina Gomes  c. c. Pantaleão de Almeida Cota,

                  Geração em Bn7l de Cotas.

            Qn 4) Manuel Justiniano Gomes de Queirós c.c. D. Ma-

                  ria José   Carneiro.

            Qn 5) D. Olimpia Gomes c. c. João Rafael de Magalhães.

                  Geração em Bn10 de Magalhães.

            Qn 6) D. Augusta Gomes de Queirós e

            Qn 7) D. Maria Valentina de Queirós. Foram  casadas  com

                  Odulfo da Silva Ramos, Qn57 infra.

            Qn 8) Caetano Cesar de Oliveira Gomes, c. c. D. Ma-

                  ria José   Rola; cfr. Rólas Tn6 Sg.

B

Bn 2) Bernardino Inocencio Gomes  c.  c. D. Maria  do  Carmo  Perei-          

      ra Guimaraes N6 de PEREIRA GUIMARAES  Filhos:

      Tn 4) José Inocencio Pereira Guimarães.

      Tn 5) D. Ana Umbelina Martins c. c.  o  coronel  Manuel Batis-

            ta  Martins. Filhos:

            Qn9)  João Batista Martins c. c. D.Maria Henrique Mar-

                  tins.

            Qn10) D. Canuta  Batista  Martins  c. c. Joaquim Seve-

                  riano   Soares. Filhos:

                    Pn 1) D. Maria Martins Soares c. c. José Maria Guimarães.

                    Pn 2) D. Barcara Martins Soares c. c. Afonso Vasconcelos.

                          Geração em Tn29 de Magalhães.

                    Pn 3) José Martins Soares.

                    Pn 4) D. Margarida Martins Soares.

                    Pn 5) Manuel Batista Martins Soares.

                    Pn 6) Euridice Martins Soares.

            Qn11) Astolfo Batista Martins c.c.D.Mariana deFigueiredo.

                  Filhos:

                    Pn 7) D. Maria Batista Martins  c. c. José Cota de Figuei-

                          redo. Filhos:

                    Pn 8) Astolfina Batista Martins.

                    Pn 9) Lira Batista Martins.

                    Pn10) Estela Batista Martins.

                    Pn11) Celeste Batista Martins.

                    Pn12) Irmã Luisa Marillac, carmelita.

                    Pn13) Maria das Dores Martins.

                    Pn14) José Pio Martins.

                    Pn15) João Batista Martins.

            Qn12) Alvaro Batista Martins c.c.D.Antonia Nunes Pinheiro,

                  Pn59 adeante. Filhos:

                  Pn16) Eugenio Batista Martins.

                  Pnl7) Maria Batista Martins.

                  Pn18) Alvaro Batista Martins.

                  Pn19) Antonieta Batista Martins.

                  Pn20) Antonio Batista Martins.

                  Pn2l) Marta Batista Martins.

                  Pn22) Celia Batista Martins.

            Qn13) D. Georgeta Batista Martins c.c. Antonio Carnei-

                  ro de  Miranda. Filhos:

                  Pn23) José Carneiro de Miranda.

                  Pn24) Maria Carneiro de Miranda.

                  Pn25) Heitor Carneiro de Miranda.

                  Pn26) Iracema Carneiro de Miranda.

                  Pn27) Conceição Carneiro de Miranda.

                  Pn28) Judite Carneiro de Miranda.

                  Pn29) Carmelita Carneiro de Miranda.

                  Pn30) Raimundo Carneiro de Miranda.

                  Pn31) Paulo Carneiro de Miranda.

                  Pn32) Ari Carneiro de Miranda.

            Qn14) D. Celuta Batista Martins  c.  c.  João Fernan-

                  des de Castro. Filhos:

                  Pn33) Jefferson de Castro.

                  Pn34) Maria de Castro.

                  Pn35) Robertson de Castro.

                  Pn36) Davidson de Castro.

            Qn15) Artur Batista Martins c. c. D. Gení Pena. Filhos:

                  Pn37) Artur Batista Martins.

                  Pn38) Aloides Batista Martins.

                  Pn39) Aloisio Batista Martins.

                  Pn4O) Alaide Batista Martins.

                  Pn41) Altair Batista Martins.

            Qn16) D.Ana Batista Martins c.c. Francisco de Paula Cota.

                  Filho:

                  Pn42) Ademar Martins Cota.

C

Bn 3) Francisco Inocencio Gomes Junior c.c.D.Candida Umbelina Pereira

      Guimarães, N7 de Pereira Guimarães. Filhos:

      Tn 6) Caetano Inocencio Gomes c. c. D. Clara Maria Gomes

      Tn 7) Joaquim Inocencio Gomes.

      Tn 8) D. Júlia Gomes c. c. Francisco Xavier

      Tn 9) Maria Caetana Gomes.

      Tn10) D. Manuela Gomes c. c. Antonio Claudio.

      Tn11) D. Antonia Gomes c. c. Joaquim Claudio.

      Tn12) D. Umbelina Guimarães Gomes.

D

Bn 4) José Inocencio Gomes  c. c.  D. Maria das Neves da Silva Pontes.

      Filhos:

      Tn13) Luiz Inocencio Gomes  c.  c.  D. Antonia  Valentina  Gomes

            Queirós. Sg.

      Tn14) Francisco Inocencio Gomes c. c. D. Rita  de  Cassia  Alves

            Pereira, Tn. 92 infra. Filhos:

            Qn17) Antonio Inocencio Gomes.

            Qn18) Francisco Inocencio Gomes c. c. D. Maria Coura.

            Qn19) José Inocencio Gomes  c. c.  D. Antonia Ferreira de

                  Magalhães, Tn. 37 de Magalhães.

            Qn20) Antonia Inocencia Gomes c.c.Lauzindo Martins Viei-

                  ra. 

                  Filhos:

                  Pn43) José Martins Vieira.

                  Pn44) D. Maria  Amélia  Martins  Vieira  c. c. José

                        Januario dos Santos.

                  Pn45) Olivia Martins Vieira.

                  Pn46) Olga Martins Vieira.

                  Pn47) Maria da Conceição Martins Vieira.

            Qn21) Maria Inocencia Gornes — solteira.

      Tn15) D. Maria Inocencia de Oliveira e

      Tn16) D. Blandina Inocencia Gomes. casadas com Antonio Paulino

            Gomes. Geração em Tn. 44 adeante.

E

Bn 5) D. Antonia Narcisa Gomes  c. c. Vicente Ferreira Guimarães –

      [Vicentinho]. Filhos:

      Tn17) Francisco Ferreira  Guimarães c. c. D. Maria  José  Alves

            Pereira Tn. 91 adeante. Filhos:

            Qn22) D. Antonia Ferreira Guimarães.

            Qn23) D. Maria José Ferreira Guimarães c. c. Teófilo

                  Magalhães. Geração em Bn15 de Magalhães.

            Qn24) D. Julia Ferreira Guimarães c. c. Joaquim Ribeiro

                  Ferreira.

            Qn25) Antonio Ferreira Guimarães.

            Qn26) Vicente Ferreira Guirnarães. c. c. Olivia Gomes.

            Qn27) Ernesto Ferreira Guimarães, c. c. D. Rita Martins

                  de  Figueiredo.

            Qn28) D. Elvira Ferreira Guimarães c. c. Carlos Afonso

                  Rodrigues Rôla. Geração em Tn 28 de Rôlas.

            Qn29) D. Olimpia Ferreira Guimarães.

            Qn30) D. Maria Ferreira Guimarães c. c. José Silva.

      Tn18) Joaquim Ferreira Guimarães c. c. D. Eulália V. de São

            José. Filhos:

            Qn31) D. Maria Ferreira Guimarães c. c. Augusto Martins.

            Qn32) José Ferreira Guimarães c. c. D. Joaquina Cota de

                  Barcelos.

            Qn33) D.Raimunda Ferreira Guimarães c. c. Francisco Gomes

                  Barreto.

            Qn34) Joaquim Ferreira Guimarães Junior c. c. D. Maria

                  Guimarães.

            Qn35) D.Ana Ferreira Guimarães.

F

Bn 6) D. Maria Isidora Bernardina de Oliveira c. c. Manuel Antonio

         Machado. Filhos:

      Tn19) Bento de Oliveira Machado c. c. D. Ana Alves Pereira,

            Tn88 adeante. Sg.

      Tn20) Teófilo de Oliveira Machado c. c. D. Maria Inocencia

            Alves

            Pereira, Tn89 infra. Filhos:

            Qn36) D. Antonia de Oliveira Machado c. c. Libório de

                  Andrade Quintas. Filhos:

                  Pn48) Manuel de Oliveira Machado c. c. D. Marieta

                        Vasconcelos. Cg.

                  Pn49) Antonio de Oliveira Machado c. c. D. Raimunda

                        de Cássia Gomes, Qn153 adeante. Cg.

                  Pn5O) D. Julieta de Oliveira Machado.

                  Pn51) D. Francisca de Oliveira Machado c.c. Antonio

                        Pereira. Cg.

            Qn37) Afonso de Oliveira Machado c. c. D. Caetana Alves

                  Xavier, Tn85 de Martins. Filhos:

                  Pn52) Joaquim de Oliveira Machado c.c. D.Ana Pessoa

                        Machado, filha de Vicente Corrêa Pessoa e de

                        D. Bernardina Augusta Pessoa, naturais de Rio

                        Piracicaba. Filhos:

                        Hn 1) José Pessoa Machado.

                        Hn 2) Afonso Pessoa Machado.

                        Hn 3) Joaquim Pessoa Machado, aluno do

                              seminário menor de Mariana.

                  Pn53) D. Maria de Oliveira Machado c. c. Joz

                        Teixeira. Filhos:

                        Hn 4) Maria do Carmo Teixeira

                        Hn 5) Pedro Teixeira.

                        Hn 6) Olga Teixeira.

                        Hn 7) Lourdes Teixeira.

                        Hn 8) Teresinha Teixeira.

                        Hn 9) Josélia Teixeira.

                        Hn10) Ivone Teixeira.

                        Hn11)Maria José Teixeira.

                  Pn54) D. Ana de Oliveira Machado c. c. Agostinho

                        Ferraraci. Filhos:

                        Hn12) José Corazil Ferraraci

                        Hn13) João Cristovam Ferraraci.

                  Pn55) José de Oliveira Machado.

                  Pn56) D. Corina de Oliveira Machado c. c. Josefino

                        Teixeira. Filhos:

                        Hn14) Iraní Teixeira.

                        Hn15) Maria José Teixeira.

                        Hn16) Afonso Teixeira.

                        Hn17) Teresinha Teixeira.

                  Pn57) Antonio de Oliveira Machado.

            Qn38) D. Emilia Inocencia de Oliveira c. c. Joaquim

                  Galdino Gomes, Qn82 infra. Cg.

            Qn39) D. Maria Inocencia de Oliveira, solteira.

      Tn21) Joaquim de Oliveira Machado.

      Tn22) D. Maria Narcisa de Oliveira c. c. Antonio Alves Torres,

            Filho:

            Qn40) D. Maria Teodora Alves de Oliveira c. c. Joaquim

                  José Ferreira da Silva. Bn 19 de Martins.

G

Bn 7) D. Ana de Oliveira Gomes + solteira

§ 2o.

N 2) Coronel Caetano Camilo Gomes Corrêa c. 1º c. D. Ana Leocádia de

     São José, F4 de Pais de Almeida e 2º c. D. Isabel Maria de

     Jesus,

     Bn4 de Pais de Almeida. Do 1º não houve filhos. Filhos do 2º:

     Bn 8) Joaquim Camilo Gomes c. c. D. Maria José da Conceição.

     Bn 9) João Camilo Gomes c. c. D. Julia Gomes de Queirós, Tn37.

           adeante.Sg.

§ 3o.

N 3) D. Antonia Ernestina Pereira do Nascimento c. em São Caetano a

     26-6-1800 c. o alferes Manuel Pais de Almeida.

     Geração em F8 de Pais de Almeida.

§ 4o.

N 4) D. Maria Madalena Pereira do Nascimento c. em São Caetano a

     14 de fevereiro de 1809 c. o coronel Luis José de Carvalho,

     natural  de Guarapiranga, filho do Capitão Francisco Luis

     de Carvalho e de D. Joana Corrêa Leal. Filhos:

     Bn10) Luis José de Carvalho.

     Bn11) D. Helena Maria de Carvalho c. c. José Mariano Gomes.

     Bn12) D. Antonia Josefa de Carvalho c. c. José dos Santos.

§ 5o.

N 5) Capitão Antonio Prudencio Gomes c. em São Caetano a 9

     de setembro de 1811 c. D. Ana Jacinta de Jesus. Filhos:

     Bn13) João Prudencio Gomes + solteiro.

     Bn14) Antonio Prudencio Gomes Filho c. c. D. Jacinta Augusta

           França. Filhos:

           Tn23) D. Ana Jacinta Gomes c. c. Antonio Paulino Gomes.

                 Geração adeante em Tn 44.

     Bn15) D. Prudencia Jacinta Gomes c. c. o coronel Manuel Joaquim

           Gomes de Figueiredo, da fazenda do Monte Alegre, em Barra

           Longa. Filhos:

           Tn24) D. Antonia Arnelia de Figueiredo                  1

           Tn25) D. Antonia Jacinta de Figueiredo                  2

           Tn26) D. Constança Elisa de Figueiredo                  3

           Tn27) Caetano Gomes de Figueiredo                       4

           Tn28) D. Rita Jacinta de Figueiredo                     5

           Tn29) D. Maria Jacinta de Figueiredo                    6

 

 

 

 

1

Tn24) D. Antonia Arnelia de Figueiredo c. c. José Nunes Pinheiro,

      natural da ilha de Faial, onde nasceu em 1830. Filhos:

      Qn41) Antonio Nunes Pinheiro c. c. D. Maria Cândida Carneiro,

            Bn26 de Carneiros. Filhos:

            Pn58) D. Maria Nunes Pinheiro c. c. Aquiles Saraiva.

                  Filhos:

                  Hn18) D. Maria Saraiva c. c. o dr Luiz Vieira

                        Martins. Geração em Tn 80 de Vieira de Sousa.

                  Hn19) D. Noeme Saraiva c. c. Oscar Mota. Filhos:

                        7n  1) Rejane

                        7n  2) Renato

                        7n  3) Sonia

                        7n  4) Silvia

                        7n  5) Fernando

                        7n  6) José

                        7n  7) Teresinha

                  Hn20) D. Isabel Saraiva c.c. Jerson Resende.Filhos:

                        7n  8) José Alberto

                        7n  9) Francisco

                        7n 10) Afranio

                        7n 11) Maria

                        7n 12) Vera

                  Hn21) José Saraiva

                  Hn22) Jair Saraiva

                  Hn23) Jarbas

                  Hn24) João     gemeos

                  Hn25) Milton

                  Hn26) Paulo

                  Hn27) Maria do Carmo

                  Hn28) Roberto

                  Hn29) Maria Auxiliadora

            Pn59) D. Antonia Nunes Pinheiro c. c. Qn 12 retro.

            Pn60) D. Heloisa Nunes Pinheiro c. c. Manuel de Araujo

                  Guimarães. Filhos:

                  Hn30) Manuel

                  Hn31) Geraldo

                  Hn32) Maria

                  Hn33) Marilia

                  Hn34) Zaira

                  Hn35) Lígia

            Pn61) Antonio Nunes Pinheiro Filho c.c. D.Maria Paiva.

                  Sg.

            Pn62) D. Francisca Nunes Pinheiro c. c. Amador Martins.

                  Geração em Silva Martins N. 19.

      Qn42) Dr.Felipe Nunes Pinheiro,medico. Foi deputado ao

            congresso mineiro. c. em Leopoldina c. D. Julieta

            de Oliveira. Filhos:

            Pn63) D. Indiana Nunes Pinheiro c. c. Anibal Dória. Sg.

            Pn64) D. Antonieta Nunes Pinheiro c. c. o dr. José André

                  de Almeida, advogado. Geração em Martins Tn 103.

            Pn65) D. Lia Nunes Pinheiro c. c. o dr. Orlando Fonseca,

                  engenheiro. Filhos:

                  Hn36) Indiana

                  Hn37) Orlando

            Pn66) Felipe Nunes Pinheiro.

            Pn67) D. Dora Nunes Pinheiro c. c. Alcino Xavier. Filho:

                  Hn38) Julio Felipe

      Qn43) José Nunes Pinheiro c. c. D. Ambrosina Saraiva. Filhos:

            Pn68) D. Plautila Nunes Pinheiro c. c. Manuel Cesário

                  Horta. Geração em Qn54 adeante.

            Pn69) D. Antonia Nunes Pinheiro c. c. Camilo Augusto da

                  Silva Martins. Geração em F 12 de Silva Martins.

            Pn70) Jose Nunes Pinheiro Junior c. c. D. Maria Amélia da

                  Trindade, Tn 27 de Pereira Guimarães. Filhos:

                  Hn39) Dr. José Trindade Pinheiro, advogado e

                        professor no Rio de Janeiro.

                  Hn40) Ataliba Trindade Pinheiro, acadêmico de

                        direito.

                  Hn41) D. Maria de Lourdes Pinheiro c. c. Antonio

                        Carlos de Moura.

                  Hn42) Odila Trindade Pinheiro.

                  Hn43) Maria da Conceição Pinheiro.

                  Hn44) Cristovam Trindade Pinheiro.

            Pn71) Fernando Nunes Pinheiro c. c. D. Clara Pereira. Cg.

            Pn72) Antonio Nunes Pinheiro Sobrinho. Farmaceutico pela

                  escola de Ouro Preto. Prefeito municipal de Dom

                  Silverio c. c. D. Guiomar Correa Neto (Genealogia

                  Mineira, de Artur Resende, 2.a parte. pag. 308).

                  Filhos:

                  Hn45) Maria Aparecida Pinheiro

                  Hn46) Ivete Pinheiro

                  Hn47) Luis Gonzaga Pinheiro

            Pn73) Manuel Nunes Pinheiro c. c. D. Esterlina Pinheiro.

            Pn74) D. Maria Madalena Pinheiro c. c. Felipe Semião. Cg.

            Pn75) Joaquim Nunes Pinheiro, solteiro.

            Pn76) Nelson Nunes Pinheiro c. c. D. Geralda Martins da

                  Costa, N. 38 de Silva Martins. Filho:

                  Hn48) Silvério José Pinheiro (*)

                        (*) Pn 76—bis D. Ana Nunes Pinheiro Cf. N 17

                            de Silva Martins

      Qn44) Pedro Nunes Pinheiro c. c. D.Arminda Rosa Saraiva.Filhos:

            Pn77) D. Maria de Nazaré Pinheiro c. c. Isael Trindade,

                  N. 23 de Trindades. Filhas:

                  Hn49) Maria Pinheiro Trindade.

                  Hn50) Maria do Carmo Trindade.

            Pn78) José do Carmo Pinheiro c. 1º c. D. Maria de Nazaré

                  Ribeiro e 2º c. D. Fabíola Pinto. Filhos.(1ºmatr.):

                  Hn51) José Carlos Pinheiro

                  Hn52) Pedro Paulo Pinheiro

                  Hn53) Paulo Emilio Pinheiro

                  Filhos do 2.0:

                  Hn54) Maria

                  Hn55) Luis

                  Hn56) Maria de Lourdes

                  Hn57) Antonio Carlos

                  Hn58) Sônia

                  Hn59) Dario

                  Hn60) Antonia

                  Hn61) Ciro

            Pn79) Antonio do Carmo Pinheiro c. c. D. Rita Linhares

                  Ribeiro. Filhos:

                  Hn62) Maria do Carmo.

                  Hn63) Maria Auxiliadora

                  Hn64) José Antonio

                  Hn65) José Pedro

                  Hn66) José Lucindo

                  Hn67) Maria Teresinha

                  Hn68) José Silverio

                  Hn69) Maria Arminda

                  Hn70) José Maria

                  Hn71) José Fernando

            Pn80) Pedro Nunes Filho c. c. D. Iolanda Barroso. Filhos :

                  Hn72) José Carlos

                  Hn73) Sebastiana

                  Hn74) Pedro

                  Hn75) Maria Célia

                  Hn76) Maria Helena

                  Hn77) Maria Angelica

                  Hn78) Manso

                  Hn79) Roberto

                  Hn80) ......

                  Hn81) ......

            Pn81) Dr. Luís Pinheiro, advogado, c. c. D.Heloisa Mar-

                  tins Vieira, Tn 29 de Vieira de Sousa. Filhos:

                  Hn82) José Flavio

                  Hn83) Luis Fernando

                  Hn84) Maria Regina

                  Hn85) Heloisa

                  Hn86) Helena

                  Hn87) Bruno

                  Hn88) Sebastião

            Pn82) D. Virginia da Conceição Pinheiro c.c. Augusto

                  Lopes Castanheira. Filhos:

                  Hn89) José Pinheiro Castanheira

                  Hn90) Maria

                  Hn91) Paulo

                  Hn92) João

                  Hn93) Augusto

                  Hn94) Roberto

                  Hn95) Maria Carmen

                  Hn96) Maria Virginia

                  Hn97) Maria Helena

                  Hn98) Maria Angela

                  Hn99) Helvécio

                  Hn100) Maria Elí.

            Pn83) Bernardete Pinheiro, solteira.

            Pn84) D. Margarida Maria Pinheiro c. c. Francisco Côrtes.

                  Filhos:

                  Hn101) Maria

                  Hn102) Ana

                  Hn103) Arminda

                  Hn104) Sebastiana

                  Hn105) Pedro

            Pn85) Dr. João Evangelista Pinheiro, advogado, c. c. D.

                  Branca Rosália de Vasconcelos, Pn 259 infra.Filhos:

                  Hn106) Celso

                  Hn107) Márcio

                  Hn108) Mauricio

                  Hn109) ......

            Pn86) D. Francisca de Assis Pinheiro, solteira.

            Pn87) D. Maria da Conceição Pinheiro c. c. o dr. José

                  Maria da Silveira, médico. Filhos:

                  Hn110) José

                  Hn111) Antonio

                  Hn112) Pedro

            Pn88) Irmã Maria José, da Congreg. Salesiana.

            Pn89) Dr. Antonio Fernando Pinheiro, advogado, c. c. D.

                  Lígia Guimarães.

            Pn90) Irmã Conceição do Carmo, Salesiana.

            Pn91) Dr. José Maria Pinheiro, advogado, ainda solteiro.

            Pn92) João Bosco, falecido novo.

      Qn45) Artur Nunes Pinheiro c. 1º c. D.Maria de Sousa Barros

            e 2ºc. D. Branca Marinho Sete e Cámara, Tn11 de Sete Ca-

            mara. Filhos do 1.o :

            Pn93) D. Maria de Barros Pinheiro c. c. Amaro Ribeiro

                  Gomes, Qn 42 de Pereira Guimarães. Sg.

            Pn94) Dr. Artur de Barros Pinheiro, advogado, ainda

                  solteiro.

            Pn95) Mario de Barros Pinheiro.

            Pn96) D.Antonieta de Barros Pinheiro c.c. Amarilio

                  Marinho Sete e Cámara. Geração em Tn 16 de Se-

                  te Cámara.

            Pn97) Carmen de Barros Pinheiro.

            Filhos do 2.0:

            Pn98) José Sete Pinheiro, académico de medicina.

            Pn99) Maria Auxiliadora.

      Qn46) Manuel Nunes Pinheiro c. 1º c. D. Maria da Conceição

            Saraiva e 2º c. D. Maria Saraiva Gornes Cfr. adeante n99.

            Filhos do lº:

            Pn100) Maria Saraiva Pinheiro

            Pn101) Irmã Petronilha Pinheiro, Salesiana.

            Pn102) Vicente Saraiva Pinheiro

            Pn103) José Saraiva Pinheiro.

      Qn47) D. Antonia Amelia Pinheiro c. c. Adelino dos Santos.

            Geração em Qn 63 adeante.

 

--- 2 —--

 

HORTAS (DE MARIANA)

 

Tn25) D. Ana Jacinta de Figueiredo c. c. José Caetano Ramos Horta,

      filho de Quintiliano Justino de Oliveira Horta e de D.francis-

      ca  Xavier de Sousa Ramos. Filhos:

      Qn48) MONSENHOR CÔNEGO JOSÉ SILVERIO HORTA. Nasceu na fazenda

            do Monte Alegre, freguesia de São José da Barra Longa    a 20 de junho de 1859. Quando ainda muito jovem,Transferiu-se com os pais para Mariana, onde fez com seu progenitor todos os  estudos  primários e Secundários.  Fámulo de Dom Antonio Maria Corrêa de Sá e Benevides,  com  este insigne prelado  fez todo o curso superior de ciências elesiásticas.

            Ordenou-se em Macaúbas,por ocasião de uma visita astoral,

a 3 de junho de 1886. Foi amigo dedicado de Dom Benevides,a quem acompanhou e serviu  durante  todo o episcopado e a  quem assistiu,com singular ternura e constante solicitude, na longa e mortificante enfermidade de que, afinal, depois   de doze anos de sofrimentos,  veiu  a  falecer  o  ilustre  Corrêa de Sá.

            Foi membro do cabido diocesano, para o qual entrou,na vaga

do cónego Pretextato Batista Americano,  por  apresentação  imperial de 13 de outubro de 1887.

            Sucedeu a  mons. Júlio  Bicalho na secretaria do bispado e

exerceu o seu cargo com extrema dedicação, de 1898 a 1928. Ocupou interinamente o lugar de vigário geral  desde  1919   Até 1923.

            A Santa Sé agraciou-o com os títulos de camareiro mor e de

prelado doméstico. Em 1924, por breve de 4 de janeiro,promoveu-o a chantre do cabido metropolitano o Santo Padre Pio XI,  tendo  sido  o

primeiro a investir-se nesta dignidade  na  nova  fase  do cabido marianense. Monsenhor não se distinguiu somente pela sua  virtude  sem

par; distinguiu-se tambem pela sua profunda ciência.

            Salientou-se pelo seu amor do pobre e dos que sofriam.

Foi no seu tempo o mais humilde dos sacerdotes,  e  era  o   padre mais insigne do clero marianense. (*)

(*) Silva Leme, na sua nunca assás enaltecida Genealogia Paulistana, inscreveu bem o comendador Quintiliano Justino de Oliveira Horta; omitiu-lhe porém um filho. Depois de haver consultado os autos de habilitação de genere de Monsenhor José Silverio Horta, posso completar a relação do eminente genealogista bandeirante da forma seguinte :

“6-2 Comendador Quintiliano Justino de Oliveira Horta .........

     ..... Teve:

     7-1) Coronel Francisco de Paula Ramos Horta casado com

          Coleta Claudina ........” Neste ponto, da Genealogia

          Paulistana,vol.4, deve acrescentar-se, depois do 9-5,

          que se segue a 8-8. na pag. 377:

     7-2) Professor José Caetano Ramos Horta casado em Barra

          Longa com D. Ana Jacinta de Figueiredo. Teve:

          8-1) Monsenhor José Silverio Horta (E seus irmãos,

               como no texto destas Genealogias).

            Faleceu a 30 de março de 1933.

            O seu túmulo, que a saudade  e  o  zelo  do  cónego  Braga

            ergueram e velam,é agora o termo dessas piedosas romarias,

            que  outrora  galgavam  a  rua do Rosário para ver o santo

            homem e pedir-lhe uma bênção.

      Qn49) Afonso Ramos Horta, faleceu solteiro

      Qn50) Carlos Ramos Horta, faleceu solteiro

      Qn51) Artur Ramos Horta, faleceu solteiro

      Qn52) D. Maria de Figueiredo Horta, faleceu solteira

      Qn53) Cónego António Artur Horta. Nasceu em Mariana, a 11 de

            julho de 1871. Estudou no externato episcopal e no

            seminário de Mariana. Ordenou-se a 5 de julho de 1903.

            Capelão de Rio Doce por alguns meses. Voltando a Mariana

            entrou a trabalhar na cúria diocesana, da qual chegou a

            ser secretário.

            Secretário do cabido e cónego penitenciário.

            Antes de decidida sua vocação sacerdotal, fôra funcionário

            publico do Estado no Archivo Público Mineiro, em cuja

            organização auxiliou a Xavier da Veiga.

            Seu falecimento se deu a 30 de dezembro de 1927.

      Qn54) Manuel Cesário Horta, natural de Mariana. Por muitos anos

            exerceu o cargo de escrivão da cámara eclesiástica. Casou-

            se a 4 de novembro de 1899 com sua prima D. Plautila Nunes

            Pinheiro - Pn68 retro. Filhos:

            Pn104) José Nunes Horta n. em Mariana a .. 15-X-1900, c. a

                   23-1-1938 em Belo Horizonte  c.  sua prima D. Maria

                   Nunes dos Santos, Pn 125 adeante. Sg.

            Pn105) Dr. Nicoláu Nunes Horta, advogado, n. em Rio Doce,

                   a 6-XII-1902, c. em Curvêlo a 27-IV-1929 c. D.Lidia

                   Baia Mascarenhas, filha do Dr. Francisco Baía da

                   Rocha e de D. Rita Mascarenhas (Cf. A família

                   Mascarenhas e a Industria Textil em Minas, de Paulo

                   Tamm, pags. 242 e 244).

                   Filhos, naturais de Curvêlo:

                   Hn113) Rita Celeste Baía Horta.

                   Hn114) Maria Belkiss Baía Horta.

                   Hn115) Maria Auxiliadora Baía Horta.

                   Hn116) Francisco Manuel Baía Horta.

                   Hn117) Geraldo Majela Baía Horta.

            Pn106) Francisco Horta n. em Mariana, a 19-5-1904, c. em

                   Oliveira, a 21-V-1930, c. D. Helena Trindade.

                   Francisco Horta é professor na capital do Estado.

                   Publicou: Biografia de Monsenhor Horta; e Cartas,

                   Sermões, Práticas e outras escritas de Monsenhor

                   Horta. Filhos:

                   Hn118) Fabiano Trindade Horta.

                   Hn119) Antonio Trindade Horta.

                   Hn120) José Silverio Trindade Horta.

                   Hn121) Maria Helena Trindade Horta.

                   Hn122) Maria de Lourdes Trindade Horta.

                   Hn123) Maria Delba Trindade Horta.

                   Hn124) Maria Celeste Trindade Horta.

            Pn107) D. Maria Nunes Horta n.  a  8-VI-1906 e faleceu a

                   16-X-1925.

            Pn108) D. Cristina Nunes Horta n. 15-XII-1907.

            Pn109) D. Ana Nunes Horta n. a 15-V-1909.

            Pn110) Benedito Nunes Horta n. 10-2-1911 e c. em abril

                   1935 c. D. Alice Novais, natural de Juiz de Fora.

                   Filhos:

                   Hn125) José Antonio Horta.

            Pn111) Dr. Domingos Nunes Horta, advogado, n. a 1-VI-1912.

 

--- 3 ---

 

SILVA RAMOS

 

Tn26) D. Constança Elisa de Figueiredo c. c. Pantaleão José da Silva

      Ramos. Filhos:

      Qn55) D. Márcia da Silva Ramos c. c. Elias Cerceau. Filhos:

            Pn112) José da Silva Cerceau c. c. D. Maria Regina Gomes.

            Pn113) D. Maria da Silva Cerceau c. c. Josino Carneiro.

            Pn114) D. Constança Cerceau.

            Pn115) João Cerceau

            Pn116) D. Geralda Cerceau

            Pn117) Augusto Cerceau

            Pn118) Antonio Cerceau

            Pn119) D. Irene Cerceau

            Pn120) Manuel Cerceau

            Pn121) Mário Cerceau

            Pn122) Geraldo Cerceau

            Pn123) Orlando Cerceau

      Qn56) D. Constança Silva Ramos c. c. o Dr. Raimundo de Oliveira

            Morais, médico. Filho:

            Pn124) Dr. Flávio de Oliveira Morais, médico.

      Qn57) Odulfo da Silva Ramos  c. 1º c. D. Augusta Cesarina  Gomes

            de Queirós, 2º c. D. Maria Valentina Gomes de Queirós (Cf.

            Qn 10 e Qn 11 retro) e 3º c. D. Cecilia de Magalhães (Cfr.

            Magalhães Bn 12) Cg.

      Qn58) Armando da Silva Ramos c. c. N. N.

      Qn59) Pantaleão José da Silva Ramos c. c. D. Ana Hilarina Soares

            Com os filhos: Conceição - Maria - Constança - Geraldo.

      Qn60) Corinto da Silva Ramos.

      Qn61) José da Silva Ramos

 

--- 4 ---

 

Tn27) Caetano Gomes de Figueiredo. Faleceu solteiro

 

--- 5 ---

 

Tn28) D.Rita Jacinta de Figueiredo. Professou na congregação das Irmãs

      de Caridade de São Vicente de Paulo com o nome de Irmã

      Estefánia. Faleceu na capital da Bahia.

 

--- 6 ---

 

Tn29) D. Maria Jacinta de Figueiredo c. c. António José dos Santos.

      Filhos:

      Qn62) Horácio dos Santos c. c. D. Gabriela Moreira dos Santos

            Pena.

      Qn63) Adelino dos Santos c. c. sua prima D. Antonia Amélia

            Pinheiro. Filhos:

            Pn125) Raimundo Nunes dos Santos c. c. D. jane Nunes dos

                   Santos.

            Pn126) José Nunes dos Santos

            Pn127) Judite Nunes dos Santos

            Pn128) D. Maria Nunes dos Santos c. c. José Nunes Horta.

                   Pn104 retro. Sg.

      Qn64) José Santos c. c. D. Maria dos Santos.

      Qn65) D. Ocarlina dos Santos c.c. José Afonso Teixeira Pena. Cg.

      Qn66) D. Alice dos Santos c. c. Januario Gomes de Carvalho.

            Filhos:

            Pn129) D. Maria Gomes de Carvalho c. c. José Custódio

                   Martins da Costa, N 29 de Silva Martins.

            Pn130) D. Isaura Gomes de Carvalho.

            Pn131) Altarmiro Gomes de Carvalho.

            Pn132) Valdermar Gomes de Carvalho.

      Qn67) Carlos dos Santos.

      Qn68) Lauro dos Santos.

 

------------

 

Bn16) D. Maria Jacinta de Jesus.

Bn17) D. Rita Filomena de Jesus c. c. o tenente Antonio Gonçalves Mol.

      Geração em Bn 7 de Mol.

 

------------

Segunda vez casou N 5 c. D. Constança Maria da Conceição, do qual

matrimonio procederam os filhos seguintes:

Bn18) D. Constança Gomes c. c. Manuel Justiniano Gomes de Queirós.

      Geração em Bn 23.

Bn19) Joaquim Ferreira Gomes c. c. D. Antonia Emilia da Conceição.

      Filha:

      Tn30) D. Rita de Cássia Gomes c. c. José Caetano Gomes. Geração

            em Tn 80.

 

------------

§ 6.o

 

N 6) Capitão Manuel Justiniano Gomes c. 1º c. D. Maria Valentina de

     Queirós e 2º c. D. Francisca Candida Teobalda de Jesus (*) Do 2º

     não houve geração.

         (*) Viuva de Antonio Alves Moreira e tia materna da primeira

             mulher do seu segundo marido.

     Filhos do 1º:

     Bn20) D. Antonia Gomes de Queirós c. c. o capitão Caetano Camilo

           Gomes de Oliveira. Geração no § 1. em Bn 1.

     Bn21) José Justiniano Gomes de Queirós c. c. D. Maria Isabel de

           Araujo Quintão, Bn 5 de Pais de Almeida. Filhos:

           Tn31) Caetano Gomes de Queirós.

           Tn32) Augusto Gomes de Queirós c. c. D. Amélia de Castro.

                 Filhos:

                 Qn69) José Gomes de Queirós c. c. D. Antonia Augusta

                       de Magalhães, Tn 16 de Magalhães.

                 Qn70) D. Adalgisa de Castro Queirós c. c. Antonio

                       Bento Albuquerque.

                 Qn71) D. Porcina de Castro Queirós c. c. Caetano de

                       Abreu Rôla. Geração em Rôlas Tn 14.

           Tn33) D. Francisca Gomes de Queirós c. c. seu tio João

                 Martins Quintão. Geração em Bn 2 de Pais de Almeida.

           Tn34) D. Maria Valentina de Queirós c. c. Antonio Rodrigues

                 Gomes. Bn 30 infra.

           Tn35) Manuel Gomes de Queirós. Sg.

     Bn22) Francisco Justiniano Gomes de Queirós c. em S. Caetano a

           4-XI-1846 c. D. Ana Umbelina Pires da Silva Pontes, B38

           adeante. Filhos:

           Tn36) José Pires Pontes Gomes de Queirós c. c. D. Silvéria

                 Candida da Trindade, N 5 de Trindades. Filhos:

                 Qn72) Pedro Trindade c. c. D. Raimunda Brum.

                 Qn73) José Pires da Trindade c. c. D. Arlinda de

                       Queirós Ferreira.

           Tn37) D. Júlia Gomes Queirós c. c. João Camilo Gomes, Bn 9

                 retro.

           Tn38) D. Maria Valentina Queirós e

           Tn39) D. Anna Umbelina de Queirós, casadas com Tn 2 retro.

           Tn40) Manuel Justiniano Gomes de Queirós c. c. D. Maria

                 Emilia Valadares (cfr. nota ao fim deste titulo).

                 Filhos:

                 Qn74) José Evergisto Gomes c. 1º c. D. Maria Pereira

                       da Silva e 2º c. D. Violeta Pereira da Silva

                       (irmãs). Filhos do 1.o:

                       Pn133) Manuel Valadares Pereira Gomes c. c. D.

                              Helena Pereira de Castro. Filha única:

                              Hn126) Marilena

                       Pn134) Francisco Valadares Pereira Gomes c. c.

                              D. Maria Manuela Toledo. Filhos:

                              Hn127) Cremilda

                              Hn128) José

                                                                        Hn129) Maria

                       Pn135) José Valadares Pereira Gomes c. c. D.

                              Enedina de Almeida Simões.

                       Pn136) D. Maria da Conceição Gomes c.c. Antonio

                              Lopes dos Santos. Filhos:

                              Hn130) José

                              Hn131) Maria

                              Hn132) Manuel

                              Hn133) Antonio

                              Hn134) Maria Catarina

                              Hn135) Carlos Alberto

                       Pn137) João Evangelista Gomes c. c. D. Maria da

                              Conceição Lopes. Filhos:

                              Hn136) Teresinha

                              Hn137) Ernesto

                              Hn138) João

                              Hn139) Maria José

                              Hn140) Maria da Anunciação

                              Hn141) Pedro Alberto

                              Hn142) Mauricio

                       Pn138) D. Justina da Natividade Gomes c. c.

                              Orestes Cabral. Filhos:

                              Hn143) Maria da Anunciação

                              Hn144) ..........

                       Pn139) Alberto Pereira Gornes, seminarista em

                              Mariana.

                       Pn140) D. Maria Catarina Gomes.

                       Pn141) Nelson Pereira Gomes

                       Filhos do 2º matrimonio de Qn 74.

                       Pn142) D. Margarida Pereira Gomes

                       Pn143) D. Maria Néri

                       Pn144) D. Irene

                       Pn145) João Batista Gomes.

                 Qn75) João Bernardino Valadares Gomes c. c. D. Maria

                       Eusebia de Freitas, filha de Antonio Manuel de

                       Freitas e de D. Senhorinha Umbelina de Freitas.

                       Filhos:

                       Pn146) Padre Geraldo de Freitas Valadares, n.a.

                              27-X-1911. Fez todo o seu curso nos

                              seminarios menor e maior de Mariana,onde

                              se ordenou a 8-XII-1937. Vigario de

                              Coimbra, na arquidiocese de Mariana.

                       Pn147) Dr. João Valadares Filho, advogado em

                              Belo Horizonte.

                       Pn148) Antonio de Freitas Valadares

                       Pn149) Manuel de Freitas Valadares

                       Pn150) José de Freitas Valadares

                       Pn151) Artur de Freitas Valadares

                       Pn152) Alberto de Freitas Valadares

                       Pn153) Sebastiâo de Freitas Valadares

                       Pn154) Emilio de Freitas Valadares

                 Qn76) D. Maria Valadares Gomes.

                 Qn77) Francisco Valadares Gomes.

                 Qn78) D. Albertina Valadares Gomes.

                 Qn79) Manuel Justiniano Gomes Valadares.

     Bn23) Manuel Justiniano Gomes de Queirós c. c. D.Constança Gomes.

           Filhos (Cf Bn 18 retro):

           Tn41) Manuel Malaquias Gomes de Queirós c. c. D. Antonia de

                 Magalhães, Bn 16 de Magalhães. Sg.

           Tn42) D. Maria Valentina de Oliveira Gomes c. c. Augusto

                 Gomes de Queirós. Geração Tn 3 retro.

           Tn43) Augusto Americo de Oliveira Gomes c. c. D. Olimpia de

                 Magalhães, Bn 17 de Magalhães. Filha única:

                 Qn80) D. Maria Valentina de Magalhães c. c. Antonio

                       Alves Xavier. Geração adeante em Qn 168.

 

------------

§ 7.o

 

N 7) Capitão Joaquim Maximiano Gomes c. na ermida do Padre João      

     Felicissimo Gomes, na fazenda do Engenho, a 6 de julho de 1818 c.

     D. Mariana Angelica da Silva Pontes, (Pontes Tn 3). Filhos:

     Bn24) Joaquim Maximiano Gomes c.c. D.Maria José Candida de Jesus,

           infra Bn 29. Filhos:

           Tn44) Antonio Paulino Gomes c. c. D.Ana Jacinta Gomes, Tn23

                 supra; 2º c. D. Maria Inocencia de Oliveira, Tn 15

                 retro; e 3º c. D. Blandina Inocencia de Oliveira, Tn

                 16 acima. Filhos do 1.o:

                 Qn81) D. Maria Inês Gomes c. c. Antonio Eusebio de

                       Freitas. Filhos:

                       Pn155) Antonio Gomes de Freitas.

                       Pn156) D. Paulina Gomes de Freitas c. c. Mario

                              Rogues. Filho:

                              Hn145) Geraldo Rodrigues.

                       Pn157) Francisco Gomes de Freitas

                       Pn158) José Gomes de Freitas

                       Pn159) Manuel Gomes de Freitas.

                       Pn160) Jacinta Gomes de Freitas

                 Qn82) Joaquim Galdino Gomes c. c. D. Emilia Inocencia

                       de Oliveira Machado, Qn 38 supra. Filhos:

                       Pn161) José Galdino Gomes

                       Pn161) Joaquim Galdino Filho

                       Pn162) Maria Inocencia Gomes.

                 Qn83) Mário Augusto Gomes.

                 Qn84) D. Francisca de Assis Gomes c. c. Alfredo Gomes

                       de Queirós, Tn 61 infra. Filha do 2º matr. de

                       Tn44:

                 Qn85) D. Laudelina de Oliveira Gomes c. c. Anselmo

                       Pereira Coura. Filhos:

                       Pn163) José de Oliveira Coura

                       Pn164) Anselmo de Oliveira Coura

                       Pn165) D. Maria de Oliveira Coura c. c.

                              Humberto Cenachi. Filhos:

                              Hn146) Geraldo

                              Hn147) Nadir

                              Hn148) Nelio

                              Hn149) Maria Nilza

                              Hn150) Ana

                              Hn151) José

                       Pn166) Geraldina de Oliveira Coura c.c. Olindo.

                              Filha:

                              Hn152) Maria Celeste

                       Pn167) Cecilia de Oliveira Coura c. c. Teonilio

                              Lana. Filhos:

                              Hn153) Edir Lana

                              Hn154) Maria Zélia.

                       Pn168) Laudelina de Oliveira Coura

                       Pn169) Nair de Oliveira Coura.

                       Filhos do 3º matr. de Tn 44:

                 Qn86) D. Maria Inocencia Gomes.

                 Qn87) José Inocencio Gomes c. c. D. Ana dos Santos

                 Qn88) Dolores Gomes

                 Qn89) Antonio Batista Gomes c. c. D. Argentina de

                       Carvalho. Filhos:

                       Pn110) Nilson de Carvalho Gomes

                       Pn171) Niva de Carvalho Gomes

                       Pn172) Newton de Carvalho Gomes

                       Pn173) Neusa de Carvalho Gomes

                       Pn174) Nélio de Carvalho Gomes

                       Pn175) Neide de Carvalho Gomes

                       Pn176) Nilda de Carvalho Gomes

                 Qn90) Oscar de Oliveira Gomes

                 Qn91) D. Ana Vicentina Gomes c. c. Augusto Galinari.

                       Filhos:

                       Pn177) José Galinari

                       Pn178) Luis Galinari Neto

                       Pn179) Maria Aparecida

           Tn45) Teófilo Augusto Gomes c. c. D. Júlia Barreto da

                 Trindade; Trindades, N 7. Filhos:

                 Qn92) Candido Gomes Trindade c. c. D. Josefina das

                       Neves. Filhos:

                       Pn180) José Gomes Trindade

                       Pn181) Candido Gomes

                       Pn182) Irmã Maria, das Servas de Jesus.

                 Qn93) D. Maria Julia da Trindade c. c. Emilio José de

                       Araujo.

                 Qn94) Teofilo Gomes. Faleceu solteiro.

                 Qn95) D. Margarida Gomes c. c. Alvaro Barreto, Bn 15

                       de Trindades.

           Tn46) Joaquim Maximiano Gomes e

           Tn47) Francisco Maximiano Gomes, casados, com geração, em

                 Jequeri.

           Tn48) D. Maria Candida Gomes, casada c. g., em S. Domingos

                 do Prata.

     Bn25) Antonio Basilio Gomes c. c. D. Maria Carolina de São José.

           Filhos:

           Tn49) Antonio Augusto Gomes c.c. D.Eulália Saraiva, Filhos:

                 Qn96) Antonio Saraiva Gomes c. c. D. Ana dos Santos

                       Xavier, Bn 21 de Xavier da Costa. Filhos:

                       Pn183) José Geraldo Gomes

                       Pn184) D. Maria da Conceição Gomes

                       Pn185) D. Marieta Gomes

                       Pn186) D. Nair Gomes

                       Pn187) João Batista Gomes

                       Pn188) Maria Aparecida Gomes

                       Pn189) Teresa Gomes

                       Pn190) Maria Auxiliadora.

                 Qn97) Francisco de Borgia Gomes

                 Qn98) Emilio Saraiva Gomes c. c. D. Maria José de

                       Magalhães, Tn 36 de Magalhães.

                 Qn99) D. Maria Saraiva Gomes c. c. Qn 46 retro.

                 Qn100) D. Adélia Saraiva Gomes c. c. José Rodrigues

                        do Amaral. Filhos:

                        Pn191) Maria do Amaral

                        Pn192) José Amaral Filho.

                        Pn193) Paulo Amaral

------------

           Tn50) Modesto Augusto Gomes c. 1º c. D. Maria Madalena Mol,

                 2º c. D. Sebastiana Gomes, e 3º c. D. Teolinda Mol.

                 Filhos do 1.o:

                 Qn101) D. Maria Madalena c. c. Altivo Gomes. Filha:

                        Pn194) Maria Gomes

                 Qn102) D. Olindina Gomes c. c. Telírio Pinto. Filhos:

                        Pn195) Telirio Pinto Filho.

                        Pn196) Vantuil Pinto

                        Pn197) Isnalde Pinto

                        Pn198) Maria Gomes Pinto

                 Qn103) D. Ocarlina Gomes c. c. o Dr. José Rodrigues

                        Sete Camara Geração em Tn 34 de Sete Carnara.

                 Qn104) D. Maria José Gomes c. c. José Eustáquio de

                        Oliveira Castro. Filhos:

                        Pn199) D. Esther de Castro c. c. Joaquim

                               Betónico. Filhos:

                               Hn155) Maria Efigenia Betónico

                               Hn156) José Maria Betónico.

                        Pn200) Luis Antonio de Castro

                        Pn201) D. Geralda de Castro c. c. João Trópia.

                               Filhos:

                               Hn157) Marilda

                               Hn158) João

                        Pn202) José de Oliveira Castro

                        Pn203) D. Sebastiana de Castro c. c. Lourival

                               de Castro; Filho:

                               Hn159) Ronaldo

                        Pn204) Dail de Castro

                        Pn205) Maria da Conceição Castro

                        Pn206) Maria Madalena de Castro

                        Pn207) João Batista de Castro.

                        Pn208) Vanda Luisa de Castro.

                 Qn105) Modestino Augusto Gomes c. c. D. Josefa

                        Juscelina de Castro. Filhos:

                        Pn209) Maria Auxiliadora de Castro Gomes

                        Pn210) José de Castro Gomes

                        Pn211) Eunice de Castro Gomes

                        Pn212) Norma de Castro Gomes

                        Pn213) América de Castro Gomes

                        Pn214) Luís de Castro Gomes

                        Pn215) Renato de Castro Gomes

                        Pn216) Armando de Castro Gomes

                        Pn217) Romeu de Castro Gomes

                        Pn218) Aloisio de Castro Gomes

                        Pn219) Teresinha de Castro Gomes

                 Qn106) Nestor Augusto Gomes c. c. D. Vicencia Pinto

                        Moreira. Filhos:

                        Pn220) Edmiro

                        Pn221) Heredia

                        Pn222) José

                        Pn223) Nicanor

                        Pn224) Homero

                 Qn107) D. Francisca Augusta Gomes c. c. Antonio Pinto

                        Moreira. Filhos:

                        Pn225) Magna Pinto Moreira

                        Pn226) Maria Pinto Moreira

                        Pn227) Nair Pinto Moreira

                        Pn228) José Pinto Moreira

                        Pn229) Sílvio Pinto Moreira

                        Pn230) Regina Pinto Moreira

                        Pn231) Antonio Pinto Moreira

                        Pn232) Antonia Pinto Moreira

                        Pn233) Nicolau Pinto Moreira

                        Pn234) Margarida Pinto Moreira

                        Pn235) Lair Pinto Moreira

                        Pn236) Jair Pinto Moreira

                        Pn237) Francisca Pinto Moreira

                        Filhos do 2.o matr. De Tn 50:

                 Qn108) Lindouro Augusto Gomes

                 Qn109) D. Maria Gomes Mayrink c. c. o Dr. José

                        Eduardo Mayrink, médico. Filhos:

                        Pn238) José Maria Mayrink

                        Pn239) Antonio Carlos Mayrink

                 Qn110) Célia Gomes

                 Qn111) Nair Gomes

                 Qn112) Alfeu Gomes

                 Qn113) Alarico Gomes

                 Filhos do 3o. matr. de Tn 5o:

                 Qn114) Artur Gomes

                 Qn115) Armando Gomes

           Tn51) Benjarnin Augusto Gomes, solteiro,

     Bn26) D. Antonia Angelica da Silva Pontes c. c. Francisco Daniel

           Gomes. Filhos:

           Tn52) Joaquim Vicente Gomes c. c. D. Ana Rosalina Rôla, Bn

                 12 de Rôlas. Filhos:

                 Qn116) Lindouro Augusto Gomes, do alto comércio de

                        Belo Horizonte c. c. D. Cristina de Paula

                        mol, Qn17 de Mól.

                 Qn117) João Vicente Gomes c. c. D. Maria Antonia de

                        Sousa.

           Tn53) Antonio Eulino Gomes c. c. D. Rita Clementina dos

                 Santos. Filhos:

                 Qn118) D. Vicentina Vindelina Gomes c. c. Antonio

                        Raimundo Gomes.

           Tn54) Carlos de Assis Gomes c. c. D.Maria Augusta Teixei-

                 ra. Filhos:

                 Qn119) Francisco de Carlos Gomes, Falecido solteiro.

                 Qn120) D. Isolina Gomes c. c. Afonso Simões Baeta.

                 Qn121) Daniel Gomes c. c. D. Maria das Dores Mota.

                 Qn122) Raimundo Constantino Gomes.

                 Qn123) D.Custodia Gomes c.c. José Carneiro de Mora-

                        es. Geração em Qn 196 de Rôlas.

                 Qn124) Cristovam Gomes c.c. D.Maria Augusta da Sil-

                        va.

                 Qn125) Ildefonso Gomes.

           Tn55) Modesto Augusto Gomes c. c. D.Maria Delfina da Sil-

                 va,

                 Pn29 de Moi. Sg.

           Tn56) José Justiniano Gomes c. c. D. Maria do Carmo.

           Tn57) José Evangelista Rodrigues Gomes c. c. D. Maria das

                 Neves.

     Bn27) João Maximiano Gomes c. em São Caetano, a 17-VII-1847, c.

           D. Maria do Carmo.

 

§ 8.º

 

N 8) Capitão Sebastião Rodrigues Gomes c. em São Caetano, a 14 de

     fevereiro de 1825 c. D. Francisca Felicissima de Assis Gomes, N

     13 adeante. Filhos:

     Bn28) Sebastião Rodrigues Gomes c. c. Maria Jacinta de Jesus,

           natural de Guanhães. Filhos:

           Tn58) Samuel Gomes c. 1º c. D. Maria Gomes, e 2º c. D.

                 Antonia de Magalhães, Bn13 - bis de Magalhães. Nota.

           Tn59) Manuel Moreira Gomes c. c. D. Maria Valentina da

                 Conceição, Tn64, infra. Filhos:

                 Qn126) D. Antonia Gomes de Queirós c. c. Benedito

                        Nonato da Silva.

                 Qn127) D. Maria Valentina de Queirós c. c. Manuel

                        Bernardes de Magalhães. Cfr. Bn9 de Maga-

                        lhães.

     Bn29) D. Maria José Candida de Jesus c. c. Joaquim Maximiano

           Gomes. Geração em Bn 24. supra.

     Bn30) Antonio Rodrigues Gomes c. c. D. Antonia Maria Carneiro, e

           2º c. D. Maria Valentina de Queirós. Tn 34 supra.

           Filho único do 1.o:

           Tn60) Antonio Rodrigues Gomes c. c. D. Maria Gonçalves

                 Carneiro, Tn 5 de Carneiros.

           Filhos do 2.o:

           Tn61) Alfredo Gomes de Queirós c. c. D. Francisca de Assis

                 Gomes, Qn 84 retro.

           Tn62) Benjamim Gomes de Queirós.

           Tn63) Herculino Gomes de Queirós.

           Tn64) D. Maria Valentina da Conceição c. c. Tn 59 supra.

           Tn65) D. Francisca Gomes de Queirós c. c. Francisco José

                 Ferreira.

     Bn31) João Gualberto Gomes c. c. D. Ana Teresa de Jesus. Filho:

           Tn66) Roberto Augusto Gomes.

 

§ 9.º

 

N 9) D. Ana Umbelina Pereira do Nascimento c. na ermida

do Padre João Felicissimo Gomes, na fazenda do Enge-

nho, da freguesia de B. Longa, a 7 de julho de 1818 c. o

guarda-mor José Pires da Silva Pontes, Tn 1 de Pontes.

Filhos:

    Bn32) Felicissimo Pereira Pontes, solteiro.

    Bn33) Francisco Gomes da Silva Pontes.

    Bn34) Caetano Gomes da Silva Pontes c. c. D. Ana

          Francisca de Assis.

    Bn35) D.Maria Valentina Ferreira da Silva Leal c. c. o

          guarda-mor Antonio Alves Pereira. Geração em

          Bn45.

    Bn36) D. Antonia Gomes da Silva Pontes c. c. Sebas-

          tião Rabêlo.

    Bn37) D. Maria das Neves da Silva Pontes c. c. Bn 4

          supra.

    Bn38) D. Ana Umbelina Pires da Silva Pontes c. c. Bn

          22 retro.

 

 

                        § 10.º

N.10)  Tenente-coronel José Caetano Gomes c. em São Caetano,

       a 15 de janeiro de 1811, c. D. Maria José de Jesus, Bn 7

       de Alves Torres. Filhos:

 Bn39) Coronel Caetano Camilo [Pais] de Almeida Gomes - 1.

 Bn40) Major Antonio Felicissimo de Almeida Gomes    - 2.

 Bn41) Alferes José Caetano Gomes                    - 3.

 Bn42) Francisco de Assis Gomes                      - 4. 

 Bn43) D. Maria Laurinda Gomes                        - 5.

 Bn44) Joaquim Antonio Gomes                          - 6.

 

                         1.

Bn39)  Coronel Caetano Camilo de Almeida Gomes c. c.

       D.Ana Júlia Malvina de Santa Clara. Filhos:

       Tn67) Dr. José Caetano de Almeida Gomes, médico

             professor,industrial, deputado ao congresso

             nacional. C. 1º c. D. Maria Augusta Guimarães e

             2º c. D. Maria de Miranda.

             Filhos do 1.º

             Qn128) D. Elisa de Almeida Gomes c. c.Creso de Miranda.

             Qn129) Mario Solar de Almeida Gomes c.D. Alzira Gomes.

             Qn130) D.Dulce Ubaldina de Almeida Gomes falecido menor.

                    Filhos do 2.º:

                       Qn131) José Caetano de Almeida Gomes,funcionário

                    Do elégrafo nacional.

             Qn132) Dora de Almeida Gomes.

      Tn68)  Dr. Antonio Olinto de Almeida Gomes c.c. D. Henriqueta

             de Vasconcelos. Filhos:

             Qn133) Henrique de Almeida Gomes c. c.D. Emilia Ferreira

                    de Morais. Tn 76 de Rôlas. Filhos:

                    Pn240) José Maria

                    Pn241) Paulo

                    Pn242) Dolor

                    Pn243) Mário

                    Pn244) Hermano

                    Pn245) D.Maria Auxiliadora c.c. Roque de Morais

                           Torres.                               

                    Pn246) D.Maria de Lourdes

                    Pn247) D.Maria das Dores

                    Pn248) D.Maria das Mercês

                    Pn249) D.Maria do Carmo

                    Pn250) Antonio

                    Pn251) D.Maria Emilia

 

             Qn134) Carlos de Almeida Gomes.

             Qn135) Egeu de Almeida Gomes.

             Qn136) Abel de Almeida Gomes c. c. D.Maria da Conceição

                    Morais, Tn 68 de Rôlas. Filhos:

                    Pn252) Maria Teresa

                    Pn253) Maria Filomena

                    Pn254) Maria Carmen

                    Pn255) Maria Dulce

                    Pn257) José Silvério

                    Pn258) Roque Afonso

             Qn137) D. Josefina de Almeida Gomes.

            Qn138) D. Henriqueta de Almeida Gomes.

             Qn139) D. Celina de Almeida Gomes.

       Tn69) Dr. Francico Borges de Almeida Gomes c.c. D.Domitila

             Augusta Alves, filha do senador Ferreira Alves e de D.

             Margarida Horta Barbosa.

       Tn70) D. Maria Madalena de Almeida Gomes c.c. Francisco Diogo

             de Almeida Vasconcelos. Filhos:

             Qn140) Dr. Salomão de Vasconcelos, médico, e advogado.

                    tem Publicado trabalhos de historia e de

                    tenografia, uns e outros muito apreciados.

                    No campo da historia regional de Minas tem

                    Se revelado pesquisador apaixonado,consti-

                    tuindo-se, no momento,um dos melhores servi-

                    dores de nossas tradições.c.c. D. Branca

                    de Carvalho. Filhos.

                    Pn259) D. Branca Rosália de Vasconcelos  c. c. o

                           dr. João Evangelista Pinheiro.

                           Geração em Pn 85 retro.

                    Pn260) Dr. Paulo de Carvalho  Vasconcelos enge-

                           nheiro, c.c. D.Isabel Rodrigues Pereira.

                           Filho único de 1940.

             Hn 160) Ana Lúcia

              Pn261) Dr. Francisco Diogo Décio de Vasconcelos,                                                     

             engenheiro, c. c. D. Marta jung. Filhos :

             Hn 161) Marilia

             Hn 162) Cecília

                        Pn262) D.Maria Selma de Vasconcelos c, c.César

                                    Prates.

              Pn263) Sílvio de Carvalho Vasconcelos.

              Pn264) Êda Maria de Carvalho Vasconcelos.

              Pn265) João Batista de Carvalho Vasconcelos.

             Qn141) José Joaquim da Rocha c. c. D.Ester de Figueiredo.

             Qn142) D. Henriquêta Vasconcelos c. c.o dr.Manuel caval-

                    canti. Filhos :

                    Pn266) D.Elisa Cavalcanti c. c.o Dr. Luiz Martins                                                  

                           Soares Tn 98 de Martins.

                    Pn267) D. Zélia Cavalcanti c.c o Dr. Inácio             

                           Mariano Gomês de Lana, Pn 21 de Lanas.

                    Pn268) D. Celmen Cavalcanti c. c. José Marques.                                                                                                                  

                           Filho:

                           Hn 163) Manso

                           Hn 164) Vera Lúcia

                    Pn269) Dr. João Carlos Cavalcanti, advogado.

             Qn143) D. Luisa de Vasconcelos.

             Qn144) D. Ana de Vasconcelos c. c. Bernardo de               

                    Vasconcelos.   

             Qn145) Caetano de Vasconcelos c. c. D.Rita Gouiatá.

             Qn146) Irmã Maria de São João, dominicana (no século, D,                                                                     

                    Rita de Vasconcelos).

       Tn71) Manuel Júlio de Almeida Gomes.

 

__ 2 _

 

Bn40) Major Antonio Felicíssimo de Almeida Gomes c. 1º c. D. Julia Rosa

          Da Conceição, e 2º c. D. Ana Florencia do Monte. Filhos do 1 .o ;

     Tn72) Salatiel de Almeida Gomes,  + menor

     Tn73) D. Maria Messias de Almeida Gomes c. c.o capitão Inácio

           Mariano da Costa Lana.

           Geração em Qn 5 de Lanas.

     Tn74) D. Julia Rosa de Almeida Gomes c. c.Francisco Ferreira da                                                                                                                        

           Trindade,N.15 de Trintades.Trindades. Filhos do 2°. :

     Tn75) Luís de Almeida Gomes c. 1º c. D. Maria Vieira Lana,

          (Vieira de Sonsa Tn 103), e 2º c. D.Silvia de Sousa.

           Filhos Do 1º.

           Qn147) Álvaro Gomes c. c. D. Maria Martins Carneiro, Qn  1                       

                  De Carneiros Filhos:

                  Pn270) Maria

                  Pn271) Lourdes

                  Pn272) Nilse

                  Pn273) Marta

                  Pn274) Maria de Lourdes

                  Pn275) José

                  Pn276) Joaquim

                  Pn277) Geraldo

                  Pn278) Paulo

                  Pn279) Iracema

                  Pn280) Laerte

           Qn146) Luisa Vieira Gomes.

           Qn147) Maria Vieira Gomes.

     Tn76) Francisco de Almeida Gomes +  solteiro.

     Tn77) Antonia de Almeida Gomes.

    

     Tn78) Benjamin de Almeida Gomes + solteiro.

      

                     — 3 —

 

Bn41) Alferes José Caetano Gomes c. c. D. Antonia Ernestina

      De Jesus,(Pais de Almeida, Bn 7). Filhos:

      Tn79) Cornélio Caetano Gomes  +  solteiro.

      Tn80) José Caetano Gomes c. c. D. Rita de Cássia Gomes,

            tn 30.Filhos :

            Qn148) Lauro Gomes.

            Qn149) José Gomes.

            Qn150) Joaquim Firmino Gomes c. c.D.Antonia Alves                

                   Torres (Alves Torres, P n 2),

            Qn151) Antonio Gomes.

            Qn152) Sebastiana Gomes.

            Qn153) D. Raimunda de Cássia Gomes c.c. Antonio

                   de Oliveira Machado,Pn 49 retro.

            Qn154) Avelino Gomes.

            Qn155) Atil Gomes.

            Qn156) Pedro Gomes.

      Tn81) Ovídio Alcides Gomes c. c. D. Maria Luisa Martins.

            Filhos :

            Qn157) José Martins Gomes c. c. D. Rosalina Neves.

            Qn158) Antenor Gomes, cirurgião dentista

            Qn159) Antonio Alcides Gomes.

            Qn160) Júlio César Gomes c. c. D. Olimpia Amélia

                   De Magalhães, Tn 18 de Magalhães.

            Qn161) D. Alzira Gomes.

      Tn82) Antonio Cesário Gomes c. c. D. Rosa Rola de Abreu

            Lima, Tn 36 de Rolas. Filhos :

            Qn162) D. Maria de Abreu Gomes c. c.José Fraga.

            Qn163) Belmira de Abreu Gomes

            Qn164) José

            Qn165) Caetano

            Qn166) Semiana

            Qn167) Miguel

      Tn83) João Caetano Gomes c. c D. Vicentina da Costa

            Santos,   Bn 7 de Costa Santos.

 

4  -

 

 Bn42)  Francisco de Assis Gomes.

 

                        - 5 -

 

 Bn43)  D. Maria Laurinda Gomes c. c. João Batista  Martins Guerra.

 

                    - 6 -

 

 Bn44)  Joaquim Antonio Gomes c. c. D. Teresa Leocadia de Jesus.

        Filhos:

   Tn 84) José Antonio Gomes.

   Tn 85) João Antonio Gomes.

          

                     11.0

 

 

 

 

N11) Padre João Felicissimo Gomes, natural de São Caetano. Ordenado

     por d. fr. Cipri ano de São José, a 19 de desembro de 1807.

     por algum tempo serviu de escrivão ajudante da camará ecle-

     siástica.Serviu também de coadjutor do vigário de sua terra

     natal.Fixou  depois  sua residência na fasenda do Engenho,

     uma das que  havia fundado o seu avô, e na qual sucedeu a

     seu tio, o padre José Gomes Pereira.

      

                         CAP. II

 

F2)  Padre Doutor Manuel Gomes Pinheiro, nascido em  São Caetano.Formou-se

     em  Coimbra na faculdade direito canónico. Opôs-se a um beneficio eclesiástico em Portugal; mas estava em Minas em 1783.

 

                    CAP. III

 

F3)  Doutor Francisco Gomes Pinheiro (não inscrito em minhas genealo

  gia Mineiras). Casou com D. Margarida Antonia Jacinta, filha de

  Inácio Falcão Torres e de D. Maria Dantas de Araújo, naturais

  da Vila de Arcos de Val de Vez, arcebispado de  Braga. Não lo-

  grei descobrir em que faculdade se formou. Residia em Mariana,

  quando lhe nasceu a filha :

 

 

N12) Margarida Francisca de Paula, a 2-1-1767. Ver o reg. do seu

    batismo ao fim deste título.

 

                   CAP. IV

 

F4)   Padre José Gomes Pereira, nascido em Barra Longa. Foi ordenado

    em sede vacante, depois do falecimento do primeiro bispo de Ma-

    riana. Comprou a seu pai a fazenda do Engenho. Vi a escritura,

    que é de novembro de 1774.Nela assinaram todos os seus irmãos,

    menos F 3. O padre exerceu o cargo de coadjutor em São Caetano

    e Barra Longa.

 

                          CAP. V

 

F5)  João Gomes Pereira, guarda-mor, nascido em Barra Longa, c. c.

     D. Maria Inácia da Costa, filha de Inácio da Costa Viveiros,

     da Ilha Terceira, e de D. Clara Maria de jesus, de Barra Longa (*) Filhos (Cfr. Lanas Bn 12):

 

N13)  D. Francisca Felicíssima de Assis Gomes c. c. o capitão Sebastião Rodrigues Gomes. Geração em N 8 retro.

 

N14)  Joaquim Gomes Pereira.

 

N15)  José Justino Gomes Pereira c. em São Caetano,a 4-9-1811, c. D. Teodora Margarida Soares, filha de José Ferreira da Cunha e de D. Margarida Teodora Soares, naturais de São Caetano.

 

N16)  Francisco de Paula Gomes Pereira c.. a  23-8-1821, c. D. Ana Joa-quina da Fonseca, filha de Joaquim José da Fonseca e de D. Maria Casimira.

 

N17)  D. Teresa Maria de Jesus c. em São Caetano a 10 de julho de 1811 c. Antonio Alves Torres, Bn 4 de Alves Torres.

 

N18)  Antonio Norberto Gomes, batizado a 14-6-1779 e c.em São Caetano, a 5-1-1817, c. D. Caetana Simpliciana Angélica da Silva, filha do alferes Francisco da Silva de Almeida e de D. Maria Tomásia Soa-

 

 

 

     (*)•- Clara Maria de Jesus era filha de Jorge Gonçalves Porto

      e de Antonio Maria Parolada. Cf. Nimans. Inácio, seu marido,

      era filho de Antonio Furtado é Maria de Viveiros.

     

 

     Res; neta paterna de Tomaz da Silva Pinto, natural de Capari-

     ca,e de D. Josefa da Guerra, nascida em Santos, bispado de

     São Paulo: neta materna de Manuel João Soares, da freguesia

     de São  Salvador, bispado do Funchal, e de  D. Maria dos San-

     tos, de São Sebastião, do bispado de Mariana.

 

                          CAP. VI

 

F6)  Capitão Joaquim Gomes Pereira c. c. D Maria Caetana de Almei-

     da, filha do capitão mor Antonio Pais de Almeida  e de D.Ursu-

     la Marinho das Virgens, Capitulo II da  Marinhos e F 3 de Pais

     de Almeida. Sg.

 

                           CAP. VII

 

F7)  D. Ana Maria Pereira c. c. Antonio Francisco Pinheiro. Fi-

     lho único.

 

N19)  Felipe Gomes Pinheiro. Faleceu solteiro, com testamento.

 

       CAP. VIII

 

F8)  Tenente Boaventura de São José c. lº c. D. Antonia Maria Alves,

     N 3 de Alves Torres e 2ºc. c. Josefa Leonarda da Incarnação,

     Viuva de Joaquim Daniel Pereira, e  filha do capitão-mor Anto-

     nio Pais de Almeida, Cf. N 3  de Pais de Almeida. Filhos do 1.o:

 

N20)  D. Antonia Maria Alves e,

 

N21)  D. Sebastiana Eufrásia de São José, casadas com o capitão Manuel

      Gonçalves  Mol. Cfr. N 3 de  Mol.

 

N22)  Guarda-mor Joaquim Justino Gomes c. em 1811  c. D. Felícia

      Rodrigues Rôla,N 2 de Rolas, Filho q. d.:

 

Bn45) Guarda-mor Antonio Alves Pereira c. c. D.  Maria Valentína

      Ferreira da Leal, filha do guarda-mor  José  Pires da Silva            

      Pontes c. c. o  § 9º. Cf. Bn 35  retro. Filhos:

      Tn86) D. Francisca de Assis Alves Pereira.

   Tn87) José Feliciano Alves Pereira.

   Tn88) D. Ana Alves Pereira c. c. Bentode Oliveira Machado,

         Tn 19 retro. Sg.

      Tn89) D. Maria Inocência Alves Pereira  c. c. Teófilo de Oli-

            veira    Machado.Geração em Tn 20 supra.

      Tn90) Antônio Alves Pereira c. c. D. Josefa Maria Xavier.

            Cf. Martins Bn 24.

            Qn168) Antônio Alves Xavier c.c. D. Maria Valentina

                   de Magalhães,Qn80 retro.

                   Filhos :

                   Pn281) Maria  de Lourdes.

                   Pn282) Antônio Alves Xavier

                   Pn283) José Alves Xavier

                   Pn248) Marta Gomes  Xavier

                   Pn249) Constança  Gomes  Xávier

                   Pn250) Elza Gomes .Xavier

                   Pn25l)  Niva Gomes Xavier

                   Pn252) Augusto Alves Xavier

            Qn169) D. Caetana Alves Xavier c. c, João Amancio torres.

            Qn170) D. Maria Alves Xavier c.c. Anseio Vieira Martins.

            Qn171) D. Francisca  Alves Xavier  c .c. José Rufino Al-

                   ves.

            Qn172) D.Mariana  Alves Xavier c.c. Antonio José Moreira.            

      Tn91) D, Maria José Alves Pereira c. c.Francisco Ferreira Gui-

            marães.

            Geração em Tn 17 retro.

      Tn92) D. Rita de  Cássia  Alves Pereira c.c. Francisco Inocen-

            cio Gomes.

            Geração em Tn 14 retro.

      Tn93) João Alves Pereira.

      Tn94) D. Antonía Alves Pereira c. c. Joaquim Ferreira Gomes.

      Tn95) D. Inácia Alves Pereira c. c. João da  Costa Santos,

            Bn l de Costa Santos. Sg.

 

N23)  Francisco Gomes Pereira  + solteiro.

N24)  Tenente José Agostinho Gomes c.c. D. Joaquina  Regina de

      São José,

      Bn 8 de Mól. Filhos:

 

Bn45) José Agostinho Gomes c. c. D. Maria da Conceição Gomes,

      Tn 101 infra:

Bn46) Antônio Agostinho Gomes, Tn 18 de Mol  c. c. D. Rita Filo-

      mena de Jesus.Filhos:

      Tn96) José Agostinho Gomes.

      Tn97) Maria Teodora Gomes.

      Tn98) D. Joaquina Filomena de Jesus  c. c. Francisco  Eze-

            quiel Dutra.

      Tn99) Rita Filomena de Jesus.

 

Bn47) D Inácía Regina de São José c. c. Manuel  Gonçalves Rodri-

      gues Rola. Geração  Em  Bn l de Rolas.

Bn48) Manuel  Agostinho Gomes c. c. D. Francisca Virgínia Carneiro,

      Bn 3 de Carneiros, Filhos :

Tn100)  José Higino Gomes c. c. D. Francisca Camilo Carneiro

Tn101)  D. Maria da Conceição Gomes c.c. José Agostinho Gomes,

        Bn 45  supra.

Tn102)  D. Maria Regina de São José c. c.Antônio Rodrigues Ro-

        la.Geração em Bn 2 de Rolas.

N25)  D. Ana Maria de São José c. c. Antônio Gonçalves Carneiro F 2

      de Carneiros.

 

N26)  D. Maria Alves Torres.

 

N27)  D. Cândida Alves de São José.Filho único q. d. do 2 º matr. De

      F 8 :

 

 

 

 

 

N28)  Padre Antônio Gomes Pereira, ordenado a 11 de junho de1808.

      Coadjutor   em Barra Longa, onde  faleceu. 

     

 

                   CAP. IX

 

 

F9)  D. Juliana Pereira de Jesus c. 1º c. João Ferreira Basto 

     Sg.João Ferreira   Basto    nascera na freguesia de São

     Martinho, no Conc. ne Cabeceiras de  Basto, arceb. De Braga,

     do legítimomatrimonio de Manuel Ferreira e Catarina Alves.

     Fora casado primeiro com Maria  Josefa  de  GodóI. Faleceu

     repentinamente em Ponte Nova, capela. filial do Furquim.

     D. Juliana c. 2º c. o tenente Floriano de Toledo  Pisa, nat. de

     São Caetano de Mariana, mas batizado no Inficionado, na capela

     de Aguas Claras, filho de Manuel  Monteiro da Veiga e de D. Isa-

     bel de Souza Castelhanos. Deste 2º matrim. houve a filha única :

 

N29) D. Maria Floriana c. c. Francisca Isidoro Pereira,  Pais de :

     Bn 49) D. ............ c. c. João Nepomuceno Dias Bicalho.

 

 

NOTA—Em Genealogias Mineiras (1923), levado por más informações, dei

     A D. Juliana uma descendência que ela não teve.Podem consultar-se

     no Arquivo Geral da Arquidiocese de Mariana os testamentos de

     João Ferreira Basto e de D. Juliana Pereira de Jesus. (Autos rs.

     537 e 944, Sc.Testamentarias). 

                         

                          FONTES

 

 Livros paroquiais de Barra Longa, São Caetano e Mariana.Autos

 de habilitação de género dos padres :

 

 Dr. Manuel Gomes Pinheiro

 João Corrêa de Araújo

 José Gomes Pereira

 António Gomes Pereira

 João Felicíssimo Gomes

 Geraldo de Freitas Valadares

 

    Autos de habilitação para matrimónio.

    Testamentos, escrituras de compra e venda.

    Com exceção de alguns livros paroquiais, todos os outros docu-

    Mentos compulsados pertencem ao Arquivo Geral da Arquidiocese

    de Mariana.

Informações de várias procedências.

    

 

NOTA  -                VALADARES

 

João Bernardino da Silva Valadares e D. Justina Sete, de que se faz menção em Tn 40, tiveram estes filhos, nascidos em Viçosa :

 

 1 -  D. Maria Emilia Valadares c. c. Manuel Justiniano Gomes Go-

      mes de Queiros.

 

 2 -  D. Elisa Valadares.

 

 3 - D. Emilia Valadares.

 

 4 - D. Luisa Valadares c.c João Ferreira da Silva. 

                     

 

 

 

 

 

                     ALGUNS DOCUMENTOS

 

COM RELAÇÃO A ESTE TÍTULO

 

 

Do testamento de José Alves de Sousa, copiado no livro 3.0 de óbitos da freguesia de Barra Longa:

 

« ....... Declaro que hú citio que possuía na paragem chamada o Rio Sem peixe, freguesia de Barra de Mathías Barbosa . . . .»

 

(Livro cit. fl. 23.a)

 

Do livro de batizados que servia no curato da sé de Mariana em 1767.

 

«A treze de Outubro de mil Sette Centos e Sessenta e Sette annos nesta Cathedral o Rmo. Cónego Vizítador Francisco Ribeiro da Sylva poz os Santas Olleos e fez as mais ceremonias do Ritual Romano a D. Margarida Francisca de Paula q tinha sido baptizada a quatro do mesmo outubro em perigo que teve Pelo mesmo Rmo. Cónego Francisco Ribeiro da Sylva, nasceo a dois de Janeyro do d.º anno, filha legitima do Dr. Francisco Gomes Pinheyro e de D. Margarida Antonia Jacinta, neta pela parte Paterna de Francisco Gomes Pinheyro e de Antonia Pereira de Jesus da freguesia de São Jozè da Barra Longa deste Bispa do, e pela materna de Ignacio Falcão Torres, e de Maria Dantas de Araújo, da Freguesia de São Payo da Vila dos Arcos de Val de vez do Arcebispado de Braga, de que fiz este assento o Coadjutor Ant. da S." Diniz ».

        

                 (Livro cit. a fl. lOO.a)

 

Ext. de uma escritura de venda da Fazenda do Engenho,etc.

ao Padre José Gomes Pereira.

 

   Saibão todos quantos este publico instrumento de Escriptura

de venda de bens de raiz, immoveis, divida e obrigação, e consentimento, e como em Direito melhor nome lugar haja; virem que sendo no anno do Nascimento de N.S. Jesus C. de 1774 annos aos I5 dias do mez de Nro. Dó dito anno neste sitio do Engenho de S. Antonio, córrego das alagoas, freguesia de São José da Barra, tr, de Marianna aonde eu tabellião ao diante nomeado fui vindo e sen-do ahi aparecerão parte outorgantes havindas e contractadas de hua estava como vendedor Francisco Gomes Pinheiro, de  outra como comprador seu filho o Revdo. Pé. José Gomes Pereira ambos moradores nesta mesma paragem ....

 ...... este sitio com Engenho ...... hua  sesmaria  de  terras  na  Barra  do Casca ..... terras mineraes no Corrego do Escalvado ...dous sítios chamados, o Caeté, e o sitio de baixo, tu do nesta freguezia, bestas Moraes arreadas ..... e confrontão as terras esta dito Engenho com a fazenda de Dom Francisco (*)  chamada a Barra, com terras de Antonio de Castro Venoso e José da Costa Rabello .... e 56 escravos tudo  no preço de trinta mil cruza dos, para lhos dar e pagar no tempo de annos a  pagamentos .... e por estarem presentes seus filhos e filhas do dito Vendedor     e genros  e noras. Caetano Gomes Pereira f. e sua mulher Antonia Corrêa do Nascimento, João Gomes Pereira, f. e sua mulher Maria Ignacia da Costa, Joaquim Gomes Pereira, f. E   sua  mulher Maria Caetana de Almeida, Boaventura de São José, f., Anna Maria Pereira  f.a  e seu  marido  Antonio  Francisco Pinheiro, Juliana  Pereira de Jesus e seu marido João  Ferreira Bastos, João  Gomes  Pinheiro filho natural e sua mulher Francisca Angélica do  Espirito Santo, hums moradores nesta mesma freguezia outros nas de São   Caetano e São   Sebastião .......

     Aonde consta o consentimento que deo o Dr. Manoel  Gomes Pinheiro.

  N. B. Não inscrevemos o filho natural, conquanto solenemente perfilhado nesta escritura.             

                                             

                               D

 

Dos autos de genere de Manuel Gomes Pinheiro Sentença de Fraternitàte a favor de Manuel Gomes Pinheiro: Vistos estes autos, petiçam do habilitando, natural deste Bispado ..... justificado o seu batismo, sumario de testemunhas e mais documentosjuntos, mostra-se que he filho legitimo de Francisco Gomes Pinheiro e de Antonia Pereyra  de Jesus e que esta he inteira e.legitima irmã de João Corrêa de Araújo, já habilitado de genere neste Bispado como consta da sentença a estes autos junta, por serem todos estes ir.-

 

(*) D. Francisco Inocencio de Sousa Coutinho, dos fidalgos da Barra, c. c.D. Ana Luisa Joaquina Teixeira de Andrade Barbosa da Silva, neta do Mestre de Campo Matias Barbosa.

 

mãos filhos legs. de Alexandre de Araújo Caldas e de Izabel Correya,avós maternos do habilitando, o que assim affirmão as testemunhas do summario e se evidencia com a sentença de genere do referido habilitado João Corrêa de Araújo .........

      

    Marianna e de Setembro 27 de 1753—José dos Santos.

    (Além de constar dos autos, esta sentença encontra-se  fls. 51

     do Livro 2º do Reg, Geral do Bispado).

                      

                           

                            TITULO II

                          

                               MOL

                          

                           INTRODUÇÃO

 

-Santa Bárbara das Nove Ribeiras será, talvez, o lugar português que mais tenha contribuído para o progresso e povoamento dazona do Carmo. De lá vieram também os troncos da família Mol, tão disseminada hoje por toda a larga região banhada pelos rios, Carmo, Piranga, Doce e Casca. Toda essa grande descendência procede dos filhos de ANTONIO GONÇALVES MOLE e de D. MARIA DA COSTA, que foram :

   

1-1 Manuel Gonçalves Mole                            I

 

1-2 José da Costa Mole                                II

 

1-3 D.Leonor Martins da Costa Mole                   III

 

1-4 Antonio Gonçalves Mole                          IV

                        I

 

 Manuel Gonçalves Mole c. c. D. Catarina Machado de Toledo.

     Filho q. d. :

2-1  Francisco Machado Mole c. c. D. Maria do Espírito Santo, filha

     de Pedro Toste Pacheco e de D. Inês Camelo. Filha :

3-1  D. Joana Batista de São Pedro c. c. o tenente Francisco Xavier                   

     da Costa. Geração em Romeiros.

 

II

 

1-2  José da Costa Mole c. c. D. Maria Coelho. Filho q. d.:

2-1  João da Costa Coelho c. c. D. Maria de Jesus. Filha :

3-l  D. Maria Teresa de Jesus c. c. Manuel Gonçalves da Costa, natu-

     ral de S. Bárbara  supra mencionada, filho de Gonçalo Nunes e de

     D. Águeda  Pacheco. Filhos:

   

4-1  D. Ana c. c. Manuel Machado Romeiro.

4-2  Antonio c. c. D. Rosa Maria de São José.

4-3  D. Caetana c. c. Domingos Gomes Ferreira.

4-4  Manuel Gonçalves da Costa c. c. D.Ana Maria. Filho :

5-l  José Gonçalves da Costa.

4-5  Padre João da Costa Coelho. Habilitou-se para ordens em 1779.

4-6  Francisco Gonçalves da Costa.

4-7  Vicente

4-8  José Gonçalves.

                             III

   

   

l-3  D. Leonor Martins da Costa Mole c. c. Álvaro Pires. Filhos:

2-1  Pedro da Costa Mole c. c. D. Maria de Jesus (Cf F1 de Castanho).

     Filhos q.d:       

3-1  D. Rosa Maria de Jesus c. c. Francisco Cota Lucas, filho de   Manuel

     Cota e de D. Catarina do Espirito Santo, naturais da mencionada

     Santa Bárbara. Filhos :

4-l  Ana Maria de Jesus c. c. 4 -4 de II supra.

4-2  Francísca.

Padre José Lucas da Costa, nat. de Furquim  balizado em Barra longa

     capela do Crasto) em 20-5-1753. Ordenado em São Paulo a........20-4-

     1777. Foi capelão no Barreto. Possuía uma sesmaria na Gitiboca,

     caminho novo do Abre Campo». Faleceu em Guanhães, comarca do Serro

     Frio.

     Francisco Cota Lucas.

     Manuel Cota Lucas,

4-6  Antonio Lucas da Costa.

3-2  D. Francisca Margarida Xavier c. c. Jacinto Pereira Machado

(*). Fazendeiros em Barra Longa  nas cabeceiras do ribeirão do

Quebrei Canoas. Sg.

3-3 José da Costa Mole c. 1º c. D. Antonia Pires do Sacramento e c.

2º c. D. Francisca Maria Angélica. Filha do 1.º, única q. d.:

4-1 D. Antonia Maria de Jesus c. c. o alferes Venâncio da Costa

Santos. C. geração em Bn 4 de Lanas.

Geração do 2.º em Bn 5 de Lanas.

3-4 Antonio Gonçalves Mole, falecido solteiro, com testamento, em 2-1

 1781.

3-5 D. Engrácia Maria de Jesus c. c. António Machado de Toledo. Filhos

 q. d. :

4-1 Padre Antonio Machado da Costa, nat. do Furquim, mas  balizado em

    Barra Longa, na  capela de São João do Crasto. Ordenado em

(*) Natural de São Mateus de Calheta, bispado de Angra, filho de Ma-

nuel Pereira Mancebo e de Águeda da Assunção.

 

São Paulo em 1777. Seu património foi constituído em meia sesmaria   as margens do Casca. Vigário colado no Furquim.

4-2 Maria.

4-3 Ana.

4-4 Francisca.

 

2-2 Manuel Gonçalves Mole c. 1' c. D.  Maria  Chaves de  Nazaré

    e 2º c. D.Francisca Cândida de São José.

                           

                         IV

 

1-4 Antonio Gonçalves Mole c. c. D. Francisco do Rosário, naturais

    de Santa Bárbara, ilha Terceira. Filho q. d. :

 2-1 Miguel Gonçalves Mole c. c. D. Mariana Rosa de  Jesus. Sg.

 

              

 

                        CAP. ÚNICO

 

-D. Leonor Martins da Costa Mole c. c. Álvaro Pires, pais,como

se viu, de :

F -Manuel Gonçalves Mole (2-2 de III) que teve do 1º

 

N1) Capitão Manuel Gonçalves Mol-              & 1.º    Do 2.º:

N2) José Gonçalves Mol-                        § 2º.

N3) António Gonçalves Mol -                    § 3º.

                             

                          § l.o

 

 

N1)  0 capitão Manuel Gonçalves Mol (este começou a assinar-se mol)

 Natural de São Caetano, onde seus ascendentes se haviam ins-

 talado,foi casado duas vezes com filhas do tenente Boaventura

 de São José, F 8 de Gomes; netas por linha materna  de Anto-

 nio Alves Torres e de D. Ana Antonia Pimenta.Filhos do 1.º

 matrimonio c. D.Antonia Maria Alves:

    

 Bn1)  José Gonçalves Mol                               A

 Bn2)  Joaquim Gonçalves Mol                            B

 Bn3)  D. Maria do Carmo Lúcia                         C

 Bn4)  D. Ana Maria Alves                               D

 Bn5)  D. Clara Rosa de São José                        E

 Bn6)  Manuel Gonçalves Mol                              F

       Filhos, do 2.º c. D. Sebastiana Eufrásia de S. José

 Bn7)  Antonio Gonçalves Mol                            G

 Bn8)  D. Joaquina Regina de São José                   H

 Bn9)  Francisco de Paula Mol

 Bn10) D. Inácia Cândida de São José

 Bn11) João Batista Mol

 

                               A

 

Bn1) José Gonçalves Mol c. c. D. Francisca Martins da Silva.

     Filhos :

     Tn1) Antonio Gonçalves Martins.

     Tn2) Joaquim Gonçalves Martins c. c. D. Maria Madalena Xavier.

     Cfr. N 8 de Xavier da Costa.

     Filhos :

     Qn1) Antonio Gonçalves Martins c. c. D. Maria da Concei-

          ção Xavier, Bn 20 de Xavier da Costa.

     Qn2) Augusto Gonçalves Martins, solteiro.

     Qn3) D. Maria Evaristo Martins c. c. Joaquim Gonçalves

          Carneiro. Geração em Tn 3 de Carneiros.

     Qn4) Francisco Gonçalves Martins c. c. D. Amélia Maria

          Xavier, Bn 22 de Xavier da Costa. Sg.

     Qn5) D. Francísca Gonçalves Martins c. c. Manuel Olím-

          pio de Carvalho, In 22 de Carneiros.

     Qn6) Manuel Gonçalves Martins c. c. D. Francisca dos

          Santos Xavier, Bn 23 de Xavier da Costa

Tn3)José Gonçalves Martins                   solteiro

Tn4)D. Ana Gonçalves Martins                 solteiro

Tn5)D. Antonia Gonçalves Martins             solteiro

 

         

                              B

 

 

 

 Bn2) Joaquim Gonçalves Mol c. c. D. Claudina Carneiro,

      F 6 de Carneiros. Filho :

     Tn6) Francisco de Paula Mol c. c. D. Defina de Carvalho

          Sampaio Filhos :

          Qn7) Manuel Gonçalves Mol c. c. D. Maria Soares.

          Qn8) Joaquim Gonçalves Mol c. c. D. Porfiria +

               Mol.

          Qn9) Afonso Gonçalves Mol c. c. D. Amélia Augusta de Almei-

               da Carvalho, Tn 36 de Cotas. Filhos :

               Pn1) Afonsina de Carvalho Mol.

               Pn2) D. Carlinda de Carvalho MOl c. c.João Antonio

                    Rodrigues Rola. Geração em Tn 9 de Rolas.

               Pn3) D. Constança de Carvalho Mol c.c. Antonio

                    da  Costa Santos. Geração em Tn 8 de Costa

                    Santos.

               Pn4) D. Antonia de Carvalho Mol c. c.António de

                    Carvalho Mol.

               Pn5) Geralda de Carvalho Mol, solteira  em 1941.

         Qn10) José Gonçalves Mol c. c. D. Maria de Carvalho.

         Qn11) José Maria Gonçalves Mol c. c. D. Luisa de Carvalho.

         Qn12) João Gonçalves Mol c. 1º c. D. Generosa de Carvalho e

               2º c. D. Violeta Mol.

         Qn13) D. Maria de Carvalho Mol c. c. João Carvalho Sampaio.

         Qn14) D. Constança Gonçalves Mol c. c. Leandro Lino Mol.

               Geração em Qn 24 infra.

         Qn15) D. Claudina Gonçalves Mol c. c. José Tomaz Teixeira.

               Sg.   

         Qn16) D. Ana Gonçalves Mol c. c. Firmo Antonio de Sousa.

         Qn17) D. Cristina de Paula Mol c. c. Lindouro Augusto Gomes.

               Qn 116 de Gomes.

         Qn18) Nicolau Carvalho Mol c. c. Francisca Ambrosina

               Carneiro,Tn 42 de Carneiros.Filhos :

               Pn6)  Manuel

               Pn7)  José

               Pn8)  Antonio

               Pn9)  Paulo

               Pn10) Sidônio

               Pn11) Hélio

             

                          C

Bn3) D. Maria do Carmo Lúcia c. c. Antonio Gonçalves Carneiro. Gera-

    ção em N 1 de Carneiros.

                          

                         

                     D

 

Bn4) D. Ana Maria Alves c. c. Boaventura Gonçalves Carneiro Geração

     em N 2 de Carneiros.

           

                    E

 

Bn5) D. Clara Rosa de São José c. c. João António Rodrigues Rôla. Geração em N 6 de Rôlas

                    F

 

Bn6) Capitão Manuel Gonçalves Mol c. 1º a 3-2-1833 c. D. Maria    Claudina Carneiro e 2ºc. D. Maria da Neves. Cfr. 5 de Carnei-

     ros. Filhos do 1.o :

     Tn7) D. Helena Gonçalves Mol c. c. Antonio Mariano da Costa Lana.

          Geração em Qn 10 de Lanas.

     Tn8) Antonio de Assis Gonçalves Mol c. c. D. Maria do Carmo Rôla,

          Bn 6 de Rôlas. Filhos :

          Qn19) Antonio de Assis Mol c. c. D. Maria Teodora Carneiro,

                Qn 33 adeante. Filhos :

                Pn12) D. Luisa de Assis Mol c. c. o Dr.Antonio 

                      Gonçalves  Lana. Geração em H n 35 de Lanas.

                Pn13) D. Guiomar de Assis Mol c. c.Luís José da

                      Silva.

                Pn14) José de Assis Mol c. c. D. Maria Dolores Rôla,

                      Qu 40 de Rôlas.

                Pn15) Antonio de Assis Mol c. c. Qn 2  de Carneiros.

                Pn16) Geraldo de Assis Mol.

           Qn20)Manuel de Assis Gonçalves Mol c. c. D.Francisca Alves

                Xavier. Cg.

           Qn21)D. Maria Claudina Mol c. c. João Batista Mol.

           Qn22)D. Ricardina de Assis Mol c. c. Manuel Lino Mol.Gera-

                ção abaixo em Qn 23.

      Tn9) José Líno Mol c. c.D. Maria Delfina Carneiro

           Filhos:

            Qn23)Manuel Lino Mol c. c. D. Ricardina de Assis Mol, Qn

                 22 supra. Filhos :

                 Pn17) Venâncio Mol c. 1º c. D. Maria Carmelita Rôla,

                       Qn 38 de Rôlas,e 2º c D.Margarida de Paula

                       Ferreira.Filhos do 1°.:

                       Hn 1) Maria José

                       Hn 2) José Maria

                       Filhos do 2°. :

                       Hn 3) Maria Auxiliadora.

                       Hn 4) Valdir

                       Hn 5) Teresinha

                 Pn18) D. Naír Mol c. c. João Lúcio Barreto da trin-

                       Geração em Tn 21 de  Trindades.

           Qn24) Leandro Lino Mol c. c. D. Constança Gonçalves Mol

                 cfr. supra Qn 14). Filhos:

           Pn19) Maria do Carmo +

           Pn20) Maria Delfina +

           Pn21) José Lino Mol.

           Pn22) D. Efigênia Mol c. c. Paulo Muzzi. Filhos:

           Hn 6) Nazareno

           Hn 7) Manuel

           Hn 8) Tácio Túlio

     Pn23) Francisco Mol c. c. D. Maria Sales. Filho :

           Hn 9) Ibis

           Pn24) Geraldo +

           Pn25) Lourdes Mol

           Pn26) D. Maria da Conceição Mol c.Aristides Xavier.

                 Filhos :

           Hn10) Jaime

           Hn11) Caetano

           Hn12) Constança

           Qn25) D. Maria Delfina Mol c. c. Francisco Cândido da

                 Silva (Queto). Filhos :

                 Pn27) José Lino da Silva c. c. D.Conceição Matos.

                       Filhos :

                       Hn13) Maria Ivone

                       Hn14) Marcos

                       Hn15) Celso

                       Hn16) Welton

                       Hn17) Hamilton

                 Pn28) D. Isabel da Silva c. c. José de Castro Fi-

                      gueiredo + Sg.

                 Pn29) D. Maria Delfina da Silva c. c. Modesto

                      Augusto Gomes, Tn 55 de Gomes. Sg.

                 Pn30) D. Francisca da Silva + c. c. Antonio Faria.

                       Filhos:

                       Hn18) José

                       Hn19) Maria

                       Hn20) Zélia

                       Hn21) Alipio

                 Pn31) D. Agenita da Silva c. c. Álvaro Ameno.

                       Filhos:

                       Hn22) Maria

                       Hn23) Alvaro

                       Hn24) Gilson

                       Hn25) Palmério

                       Hn26) Teresa

                       Hn27) Pedro

                       Hn28) Áureo

                       Hn29) Áurea

                       Hn30) Hamilton

                 Pn32) Clodomiro Cândido da Silva c. c. D.Isolina

                       Pontes.               

                       Filhos:

                       Hn31) Teresinha

                       Hn32) Ana

                       Hn33) Artur

                       Hn34) Haroldo

                       Hn35) Firmo

                       Hn36) José

                       Hn37) Francisco

                       Hn38) Plínio

                       Hn39) Maria Aparecida

                 Pn33) Manuel Cândido da Silva +

                 Pn34) Teresa Silva +

                 Pn35) Geraldo Cândido da Silva c. c. D.Francisca

                       Pereira Lima. Filhos :

                       Hn40) Amélia Maria

                       Hn41) Maria Célia

                 Pn36) D. Teresa da Silva + c. c.Geraldo de Oliveira

                      Malta Can Geração em Qn 166 de Rôlas.

                Pn37) Vicente Cândido da Silva solteiro — 1941.

                Pn38) Raimundo Cândido da Silva c. c. D. Cira Lima.

                      Filha:

                      Hn42) Maria

Tn40)Antonio Cipriano Gonçalves Mol c. c. D. Maria Mol.                 

     Filhos:

            Qn26)Venancio Gonçalves Mol c. c. D. Olindina Bretas.

                 Filhos :

                 Pn39) D. Maria Bretas Gonçalves c. c.Adriano

                       Gonçalves Ferreira. Filha:

                       Hn43) Norma

                 Pn40) Dr Aristóteles Gonçalves Mol, médico no Rio

                       De Janeiro, c. c. D. Vera Araújo Maia.

                       Filha :

                       Hn44) Vera Maria

                 Pn41) Epaminondas Bretas Mol c. c. D. Delfina

                       Gonçalves Ferreira. Filhos :

                       Hn45) José Afranio

                       Hn46) Mana Antonieta

                       Hn47) Neil Gonçalves

                       Hn48) Maria Silvia

                 Pn42) José Bretãs Mol

                 Pn43) Ovídio Bretãs Mol

                 Pn44) Antonio Bretãs Mol c. c. D. Elza Mol. Sg.

                 Pn45) D. Inês Bretãs Mol c. c. Sebastião Drumond,

                       Tn 8 de Drumonds.

                 Pn46) Geraldo Bretas Mol.

                 Pn47) D. Maria de Lourdes Bretas Mol c. c. José

                       de Vasconcelos Lana, Hn 48 de Lanas.

                 Pn48) Venancio G. Mol Filho.

                 Pn49) Sebastião Gonçalves Mol

                 Pn50) Maria Auxiliadora B. Mol

                 Pn51) Elza Gonçalves Mol

                 Pn52) Dorotea Gonçalves Mol

          Qn27)  Manuel Gonçalves Mol c. c. D. Teresa de Freitas.

          Qn28)  D. Eliza Gonçalves Mol c. c. Antonio Ferreira dos

                 Santos Filhos do 2. matr. de Bn 6:

    Tn11) D. Antonia Maria Alves c. c. o capitão Venancio Mariano  

          da  Costa Lana. Geração em Lanas Qn 12.

    Tn12) D. Francisca de Paula Gonçalves Mol c. c. o capitão 

          Manoel Gonçalves Carneiro. Geração em Bn 21 de Carneiros.

 

                           G

 

 Bn7) Tenente António Gonçalves Mol c. 1ºc. D. Rita Filomena de Jesus,

      Bn 17 de Gomes, e 2º c. D. Ana Leonarda da  Conceição (Cf.Xavier

      da Costa N 3) Filhos do 1o.:

      Tn 13) António Gonçalves Mol.

      Tn 14) Manuel Gonçalves Mol c. c. D. Francisca Ferreira

             Carneiro. Filhos :

             Qn29) Antonio Ferreira Mol c. c. D. Maria Alves Torres.

                  (Cfr.Pn 1 de Alves Torres.)

             Qn30) José Ferreira Mol.

             Qn31) Maria Ferreira Mol.

             Qn32) Francisca Ferreira Mol.

       Tn15) D. Ana Jacinta Mol c. c. José Ferreira Carneiro.

             Filhos:

             Qn33) D. Maria Teodora Carneiro c. c. Qn 19 retro.

             Qn34) Antonio Ferreira Carneiro c. c. D. Maria Bemfica.

             Qn35) José Ferreira Carneiro c. c. D. Francisca  de

                   Assis  Mol.

             Qn36) Heitor Ferreira Carneiro c. c. D. Inàcia Gonçalves

                   Carneiro, Tn 40 de Carneiros.

             Qn37) D. Rita Ferreira Carneiro.

             Qn38) Manuel Ferreira Carneiro.

             Qn39) Alonso Ferreira Carneiro.

       Tn16) José Gonçalves Mol c. c. D. Josefa Alves Xavier.

       Tn17) Francisco Gonçalves Mol c.c.D. Ana Regina de São

             José Filhos:

             Qn40) D. Joaquina Regina Mol c. c. Miguel Ibrahim.

             Qn41) D. Antonia Regina Mol.

             Qn42) D. Maria Augusta Mol c. c. Adão Pedro de Lima

                   Rolim.

             Qn43) Antonio Afonso Gonçalves Mol c.c.D.Maria Pinheiro

                   Brandão.

             Qn44) Manuel Gonçalves Mol.

             Qn45) José Maria Mol.

             Qn46) João Gonçalves Mol.

             Qn47) D. Maria Rita Mol.

       Tn18) D. Rita Filomena de Jesus c. c. Antonio Agostinho

             Gomes,Bn 46 de Gomes.Filhos do 2º matr. de Bn. 7:

       Tn19) D. Delfína Mol c. c. Augusto José Ferreira.

       Tn20) D. Ana Josefa da Conceição c. c. Randolfo da Costa

             Santos, Bn 12 de Costa Santos.

       Tn21) João Gonçalves Mol.

       Tn22) Antonino Gonçalves Mol c. c. D. Vicencia de Magalhães,

             Bn  13 de Magalhães.

       Tn23) D. Maria da Conceição Xavier c. c. José Maria Coelho,

             Tn1 de Freires e Coelhos.

       Tn24) D. Maria José da Conceição c. c. Antonio Joaquim Coelho,

             Tn 2 de Freires e Coelhos.

 

                             H

 Bn8) Joaquina Regina de São José, n. a 20-9-1822, c. c. seu tio

      José Agostinho Gomes. N 24 de Gomes.

 Bn9) Francisco de Paula Mol c. c. D. Antonia Rosalina de São José,

      Bn 11 de Rôlas. Filhos:

      Tn25) Antonio Mol.

      Tn26) Francisco Gonçalves Mol c. c. D. Maria Aniceto Carneiro

            (Cfr. Tn 15 de Caneiros}.

      Tn27) Manuel Mol c. c. D. Jovelina Gonçalves Carneiro,Tn 6 de             

            Carneiros.

      Tn28) D. Clara Mol c. c. Vicente Vieira da Silva. Filhos:

            Qn48) D. Maria Vieira da Silva c. c. João Etrusco Ferrei-

                  ra

                  da Silva. Filhos :

                  Pn53) José

                  Pn54) João

                  Pn55) Pedro

                  Pn56) Clara

            Qn49) D. Antonia Vieira da Silva c. c. José Etrusco

                  Ferreira da Silva.

            Qn50) Francisco Vieira da Silva c. c. D. Julia Mitraud.

            Qn51) Manuel Vieira da Silva c. c. D. Erotides Esteves.

            Qn52) José Raimundo Vieira da Silva.

            Qn53) Augusta Regina Vieira da Silva.

            Qn54) Olinda Vieira da Silva.

            Qn55) Vicente Vieira da Silva.

      Tn29) D. Sebastiana Gonçalves Mol c. c. Antonio Lino Carneiro

           (Cfr. Bn 8 de Carneiros).

      Tn30) D. Inàcia Gonçalves Mol c. c. Francisco José de Carvalho,

            Tn 28 de Carneiros.

     

                     J

Bn10) D. Inácia Candida de São José c. c. Francisco Maximiano Carneiro. Geração em N 3 de Carneiros,

     

                     K

Bn11) João Batísta Mol c. 1º c. D. Ana Francisca da Conceição a 13 de Fevereiro de 1847, em São Caetano, e 2º c. D. Maria da Conceição do Carmo. Cfr. N 4 de Carneiros.

      Filhos do 2º matrimonio de F.:

                                

                                  § 2.o

 

N2) José Gonçalves Mol c., a 1-X1Ï-1849, c. D. Francisca Marcolina de

    Lana,Filha de Manuel Alves da Cruz e de D. Maria Januária da Fonseca.

                                 

                                  § 3.o.

 

N3) Antonio Gonçalves Mol c., a 25-VIIL1852, c. D.Maria José da

    Incarnação, Filha de José da Cunha Vilela e de D. Luisa Maria

    de São José.

 

NOTA — Inscrevo os dous && precedentes com reserva, visto fazê-lo

       por informação pouco segura.

 

FONTES

 

     Livros paroquiais de São Caetano, Barra Longa e Ponte Nova.

     Autos de casamento do Arquivo Geral da Arquidiocese de Mariana.

 

     Testamentos de D. Maria de Jesus, viuva de Pedro da Costa Mole;d

     o padre José Lucas da Costa, do mesmo Arquivo.

 

     Autos de habilitação para ordens do padre José Lucas da Costa, do Arquivo mencionado.

 

D O C U M E N TOS

 

          Casamento dos avós paternos do Padre José Lucas da Costa.

          "Em os três dias do mez de Janeiro de mil seiscentos e

noventa e................................................................................................................................................................................................................................

.............................(*) do Doutor Martinho Pereira da Silva,

Cónego Prebendado na Santa Igreja de São Salvador, Provisor,e Vigário

Geral deste Bispado de Angra. e Juiz dos cazamentos & com licença do lllustrissimo Senhor Bispo Dom Antonio Vieira Leitão in facie Ecciesiae recebi por marido e mulher a Manuel Cotta, filho de Pedro Lucas e sua mulher Catharina Cotta,já defuncta, fregueses de Santa Barbara, com Catharina do Espirito Santo, filha de Amaro Gonçalves e de sua mulher Bárbara Lucas, já defunctos, freguezes que forão nesta freguezia, assim

como manda a Santa Madre Igreja de Roma e a Constituição do Bispado,

de que de todo forão testemunhas o Reverendo Dionisio Pacheco e o Pa-

dre Pedro Borges Pacheco e por verdade fize assigney dia ut supra = O

Cura Lourenço...............................................

...............................................................(*)

Nus autos do padre José Lucas da Costa. Seus avós maternos casaram

-se a 7 de fevereiro de 1706, na matriz de Santa Barbara das Nove Ribei-

ras. Foram eles Pedro da Costa Mole,

 

(*) A linha penteada indica lugar  dilacerado e ilegível nos Autos.

 

filho do alferes Alvaro Pinto e Leonor Martins, e Maria de Jesus,

filha de Manuel Gonçalves Castanho e Barbara Gonçalves.

 

2º casamento de José da Costa Mole

 

"Com favor de Deus e da Santa Madre Igreja quer cazar José da Costa Molle, filho legitimo de Pedro da Costa Molle, e de Maria de Jezus, já fallecidos, nascido e baptizado na Frega.

de Sta. Barbara da Ilha tercera. Bispado de Angra, viuvo q ficou de Antonia Pires do Sacramto., com D. Francisca Maria Angélica, filha legitima de António da Costa Santos e de Anna Rosa da Cônceição, nascida e baptizada nesta Frega. de São José da Barra La.,deste Bispado de Marianna, onde os contrahentes tem satisfeito aos preceitos quaresmais".

 

"Certifico que os banhos supra forão proclamados em três dias fes-

tivos á estação da Missa Conventual, e não surtiu impedimento algu, nem

eu sei que o haja, passa o referido na verdade e assim o afirmo in fide

Parochi. E outro sim que revendo o livro dos assentos dos baptizados a

f. 8 achei o assento do theor seguinte = Em o primeiro dia do mês de

Setembro de mil settecentos secenta, e seis annos baptizei solennemente,

e pus os Santos Óleos a Francisca filha legitima de António da Costa

Santos e Anna Rosa da Conceição, netta pella parte paterna de Jozé da

Costa Santos e Thomazia Ventura dos Anjos, naturaes de Azurara. Bispado

do Porto; pella materna de Francisco Leite de Britto, de Villa do Conde,

Arcebispado de Braga, e Catharina de Lanna do Rio de Janeiro: padrinhos

o Rdo. Joaquim Bento de Lanna e Anna Joaquina Fortes, da Frega. de S.

Bartholomeu: para constar fiz este assento dia, era ut supra = Vigário

Francisco Xavier da Costa=E não se continha mais etc. S. Jozé da Barra

Longa a três de Maio de 1790=0 Vigro. Ferra, de Souza».

   

     Do testamento do Padre José Lucas da Costa.

 

     "Saibão quantos este instrumento de Cédula de Testamento virem,

como no anno do nascimento de N. S. Jesus Christo de mil sette centos

e oitenta e seis annos aos vinte e seis dias do mez de Agosto do dito

anno nesta freguezia de S. José da Barra Longa, Eu o Pé. José Lucas

da Costa,Presbítero secular do habito de S. Pedro .......

      Rogo a meos Irmãos Francisco Cotta Lucas, e João Francisco da

Costa, e Pedro Francisco da Costa, para que por me fazerem mercê ..

.. queirão acceitar este meu Testamento, e ser meus Testamenteiros »

     «Declaro que sou natural e baptizado (*) na freguezia do Senhor

Bom Jesus do Furquim deste Bispado de Marianna, filho legitimo de Fran-

cisco Cotta Lucas e Rosa Maria de Jesus, já fallecidos da vida presente »

    «Declaro que não tenho herdeiros necessários descendentesou 

 Ascendentes» e assim declaro e instituo pr. meos herdeiros universaes

pró rata a meos Irmãos Francisco Cotta Lucas; Manoel Cotta Lucas; Anto-

nio Lucas da Costa; João Francisco da Costa; Pedro Francisco da Costa;

e as minhas Irmãas Anna Maria de Jesus; e Francisca Antonia do Spi-

rito Santo . . . .»

    «Declaro que meu Padrinho e Thio José da Costa Molle me he devedor

de algumas oitavas .......

         «. . . . . meu Thio Antonio Gonçalves, que Ds. Haja........>>

     Do processo de habilitação de genere, feito no bispado de Angra,

 do Padre António Machado da Costa (1769).O depoente Manuel Mendes disse ................................ que não conhece o habilitando, porem que conheceo perfeitamente a seus pays Antonio Machado Tolledo e sua mulher Gracia Maria antes de se auzentarem para os Estados do Brazil, como também conheceo munto bem a seus avós paternos Antonio Machado Tolledo e sua mulher Maria de Jesus e a sua avó materna  também chamada Maria de Jesus, e com todos conversou e tractou athe o tempo de suas mortes, os quaes viveram honradamente de suas lavouras, e também conheceo o avô materno,que era natural da Parochia de São Bartholomeu, dos principaes della».

  

  «E o outro sim disse que o habilitando por parte do seu pay e avós paternos he legitimo e inteiro christão velho, de limpo sangue e geração..........(cinco linhas absolutamente ilegíveis)............. por parte de sua avó materna tem fama de mourisco entre toda a freguezia; e perguntado se sabia o princípio e origem desta fama, disse que o ouvira dizer a seus mayores que um ascendente da mesma chamado Belchior Do-

mingues semeara trigo mouro, e como nascera melhor do que o outro cos-tumava perguntar como estava o seu mourisco, de que rezultava dizerem

que aquele anno ficara mouro, mas não sabe

 

(*) Foi baptizado na capela do «Crasto, filial de Barra Longa", como cons-   ta do registro competente (N. do A.J).

                                   

ao certo se a dita fama procedeu deste principio, ou se de outro .........................e também sabe que alguns da dita descendência se ordenarão de ordens de Missa, como he o Doutor Joseph de Sousa Nunes, que hoje vive no collegio que foi dos jesuítas expulsos .............”

 

Do depoimento do Padre Bartolomeu de .... ilegível . . . . ...

... ..........”disse que não conhece o habilitando Antonio Machado

da Costa, porem que conheceo mto. bem a seu avô materno Pedro da Costa Molle, que cazou na freguezia de Santa Barbara das Nove Ribeiras para onde foy morar e onde falleceo,o qual vivia de suas lavouras e cultura de terras suas e era dos principies daquella freguezia de São Bartholomeu dos Regatos, e com elle conversou e tractou por muntos annos .................................que conhecera muntos seus parentes clérigos e padres, como foy o Reverendo Doutor Diogo Coelho Machado, Chantre que foy na Sé Catedral desta Cidade (Angra), hoje professo na Congregação das Missões de Rilhalolles de Lisboa........

.......................”

 

Outra testemunha depoz que Pedro da Costa Mole era párente chegado

do Padre João da Rocha, do Padre João da Costa e  de  outros  clérigos

presbíteros.

   

              Casamento de Pedro da Costa Mole 

                        

                           CERTIDÃO

 

«Em os Sette dias ............... ilegível........... . . .. e na fre-

guezia de São Bartholon-meu donde o contrahente he natural . ........

............. . . . em prezença de mim Christovão Furtado e do Padre

João da Costa e de Amaro Romeiro, hora de véspera se cazaram solemne-

mente por palavras de prezente por marido e mulher in facíe Ecciesia'

Pedro da Costa Molle filho do Alferes Álvaro Pires e de sua mulher Leo-

nor Martins, com Maria de Jesus, filha de Manoel Gonçalves Castanho c

de sua mulher Bárbara Gonçalves. A este titulo pertence Manuel Vieira

Toledo, filho de  Pedro  Vieira  e  de  Maria Cota, naturais de Santa

Barbara das Nove Ribeiras, c. c. Bárbara Machado, falecido em novembro

de 1754 e sepultado em São João do Crasto, filial de Barra Longa.

                 

                         

 

 

 

                         CASTANHO

 

   -Manuel Gonçalves Castanho e sua mulher Bárbara Gonçalves, naturais

    de Santa . Barbara das Nove Ribeiras, foram pais de :

    F1) D. Maria de Jesus c. c. Pedro da Costa Mole. Geração em Mal.

    F2) D. Antonia de Jesus c. c. Francisco Lopes Lourenço;

        naturais da freguesia mencionada, moradores no Furquim. Este

        Francisco era filho de Luís Lopes e Ana das Candeias.Filhos :

 

N 1) Padre Luis Lopes da Costa, da naturalidade de  seus pais. Veiu da

     Pátria com seis anos de idade.Ordenou-se em Mariana a 28 de dezem-

     bro de 1751.Foi capelão em São Gonçalo, filial de Barra Longa.           

 

N 2) Manuel Lopes Lourenço da Costa, solteiro.

 

N 3) Pedro da Costa Lourenço, solteiro.

                 

 

 

                       TITULO III

 

                     XAVIER DA COSTA

 

O capitão Francisco Xavier da Costa é filho do tenente Francisco

Xavier da Costa e de D. Joana Batista de São Pedro, n. p. de Amaro Ro-

meiro da Costa e n. m. de Francisco Machado Mole.Cf. Bn 2 de Romeiros.

C. em B. Longa c. D. Josefa Maria Alves, N 4 de Alves Torres.

Filhos.

 

F1) Major Francisco Xavier da Costa                     Cap. I

F2) D. Maria Alves Xavier                               Cap. II

F3) Manuel Pio Xavier da Costa                          Cap. Ill

F4) Tenente José Alves Xavier                           Cap. IV

F5) D. Ana Alves Xavier                                 Cap. V

F6) D. Caetana Damiana Alves Xavier                     Cap. VI

F7) D. Teresa Marcelina Xavier                          Cap. VIl

F8) D. Inácia Angélica Xavier                           Cap. VIII

   

Todos nascidos na fazenda de São Gonçalo, da freguesia de Barra Longa.

                    

                          CAP I

 

F1) Major Francisco Xavier da Costa c. C, D. Ana Josefa da Conceição,

    N 7 de Martins.

    Filhos :

 

N1)  Francisco Xavier da Costa                                  & lº

N2)  D. Maria Xavier da Costa                                    & 2º

N3)  D. Ana Leonarda da Conceição                              & 3º

N4)  João Frederico Xavier da Costa                             $ 4º

N5)  D. Josefa Alves Xavier                                     & 5º

N6)  Antonio Xavier da Costa                                    & 6º

N7)  Manuel Hilário Xavier da Costa                             & 7º

N8)  D. Maria Madalena Xavier                                   & 8º

N10) José Eói Xavier da Costa                                   & 10º

                             

                        1.0

 

N1) Francisco Xavier da Costa.

 

                       2.0

 

N2) D. Maria Xavier da Costa, solteira.

                       3.0

 

N3) D. Ana Leonarda da Conceição c. c. o tenente Antonio Gonçalves

    Mol. Geração em Bn 7 de Mol.

                       4.0

 

N4) João Frederico Xavier da Costa c. c. D. Maria Cassiana Alves de

    Lana, Pn 11 de Lanas. Filhos :

   

    Bn1) Padre Francisco Xavier de Lana, da Congregação

         salesiana.Dirigiu os ginásios que sua Congregação mantém

         em Campinas e Cachoeira do Campo.Está atualmente na dire-

         ção do Colégio Santa Rosa, em Niterói. Nasceu em Barra

         Longa na fazenda do Apaga Fogo.

    Bn2) D. Elisa Xavier de Lana c. c. Leandro Mariano da Costa Lana.

         Pn 29 de Lanas.

    Bn3) D. Estér Xavier de Lana c. c. Francisco de Castro Monteiro.

    Bn4) D. Cassiana Xavier de Lana c. c. Manuel Vieira Duarte Lana.

         Tn 148 de Vieira de Sousa.

    Bn5) D. Ana Xavier de Lana.

 

                        5.o

 

N5) D. Josefa Alves Xavier c. c José Gonçalves Mol.

                              

                         6.0

 

N6) Antonio Xavier da Costa c. c. D. Maria Regina Martins,

    Bn 8 de  Martins. Filhos :

 

    Bn6)  D. Maria Regina Xavier.

    Bn7)  Francisco Martins Xavier.

    Bn8)  José Martins Xavier.

    Bn9)  D. Georgina Martins Xavier.

    Bn10) António Martins Xavier.

    Bn11) D. Francisca Martins Xavier c. c. Raimundo do Nascimento. Filha:

          Tn 1) Geralda.

    Bn12) D. Ana Josefa Xavier.

    Bn13) D. Emilia Martins Xavier.

    Bn14) D. Luisa Martins Xavier.

 

                   7.o

N7) Manuel Hilário Xavier da Costa c. c. D. Maria da conceição ,

    da Costa Santos; Bn 14 de Costa  Santos. Filhos:

  Bn 15) Francisco Hermógenes Xavier

    Bn 16) Joaquim Hilário Xavier

    Bn 17) Manuel Hilário Xavier

    Bn 18) José Hilário Xavier

    Bn 19) Fortunato Hilário Xavier

    Bn 20) D.Maria da Conceição Xavier c. c. Antonio Gonçalves Mar-

           tins, Qn 1 de Mol.

    Bn 21) D. Ana da Conceição Xavier c. c. Antonio Saraiva Gomes,

           Qn 96 de Gomes.

    Bn 22) D. Amélia Maria Xavier c. 1º c. Francisco Gonçalves

           Martins, Qn 4 de Mol; 2º c. Manuel de Costa Santos,

           filho de Bn 2º de Costa Santos; e  3º c. Joaquim Gonçal-

           ves Carneiro, Tn 3 de Carneiros.

    Bn 23) D. Francisca dos Santos Xavier c. c. Manuel Gonçalves

           Martins, Qn 6 de Mol.

    Bn 24) D. Maria José Xavier c. c. Altivo Gonçalves Car

           neiro, Tn 9 de Carneiros.

    Bn 25) D. Rita Balbina da Conceição Xavier.

                        

                          8.0

    

 

N8) D. Maria Madalena Xavier c. c. Joaquim Gonçalves Martins. Geração

    em Tn 2 de Mol.

 

                          9.0

N9) D. Francisca Alves Xavier c. lº c. Luís Coelho, e 2º c.

    Leandro da Costa Santos. Geração do 1º em Bn 2 de Freires

    e Coelhos. Geração do 2º. em Bn 2 de Costa Santos.

 

                          10.0

 

N10) José Elói Xavier da Costa c. c. D. Mariana Duarte Lana

     Cfr. Pn 7 de Lanas. Filhos :

     Bn 26) Francisco de Lana Xavier c. c. D. Francisca Gomes 

                             Mes e Lana. Pn 19 de Lanas

     Bn 27) José Lana Xavier.

     Bn 28) Manuel Lana Xavier.

     Bn 29) Asile

     Bn 30) Zita

     Bn 31) Áurea

     Bn 32) Ana

 

  

                         CAP II

 

F2) D. Maria Alves Xavier c. c. o capitão José Mariano da

   Costa Lana. Geração em Tn 4 de Lanas.

 

                         CAP III

 

F3) Manuel Pio Xavier da Costa c. c. D. Maria Vieira de

    Sousa. Cfr. Vieira de Sonsa —N 1.

  

                         CAP. IV

 

F4) Tenente José Alves Xavier + solteiro.

 

                        CAP. V

 

F5)  D. Ana Alves Xavier, batizada em 1805, c. c. o tenente

   coronel Antonio Ferreira Rabelo. CL Bn l de Rabelos.

 

                       CAP. VI

 

F6)  D. Caetana Damiana Alves Xavier c. c. o capitão Joa-    

     quim José Ferreira da Silva Geração em N 5 de Martins.

    

                        CAP. VII

 

F7)  D. Teresa Marcelina Xavier c. c. João José Ribeiro.

 

                        CAP. VIII

 

F8)  D. Inacia Angélica Xavier c. c. Manuel José Ribeiro.

 

NOTA—Manuel José  Ribeiro e João José Ribeiro eram irmaos e se-

gundo tradição, naturais de São Paulo.  Para ali  os dons casais

logo depois do casamento e deles não mais houve noticias a fami-

lia. Os casamentos realizaram-se no oratório da fazenda — São

Gonçalo — a 8 de outubro de 1829.Uma investigação interessante,

a que era para desejar consagrassemos institutos genealógicos de

São Paulo.

 

 

                              TITULO IV

                                MARTINS

 

-Provém de dous irmãos lusos, o capitão FRANCISCO MARTINS DA SILVA e o tenente MANUEL JOSÉ MARTINS DA SILVA, nascidos em Santa Mariade Siqueira, concelho e arcebispado de Braga, a família Martins,tão numerosa quão distinta, do município de Ponte Nova, do qual tem sido, desde mais de um século, a bemfeitora máxima.

 

  Casaram os dous mencionados reinois na mesma casa, então umadas mais consideráveis da freguesia do Senhor Bom Jesus do Montedo Furquim, a dos Ferreiras de Sousa, do seio da qual saíram dois dos mais dignos e respeitáveis sacerdotes,que ainda teve o clero marianense, os padres José Ferreira de Sousa e João Ferreirade Sousa vigários colados, respectivamente, de São José da Barra Longa e de Santo António da Itaverava.

 

  Sobrinhas destes eclesiásticos, deles herdaram as senhoras,que os irmãos Martins, elegeram para esposas, os vastos domínios do Quebra Canoas, onde se instalaram e de cuja sede, nobre solar,que o pincel de Ataíde ornou esplendidamente (há restos das pinturas magníficas na capela da fazenda), derramou se por longe a ilustre família, a que vieram aliar-se muitas das boas casas das Minas.

   Da família Ferreira de Sousa era chefe o capitão António Ferreira Velho (*), que, ainda em Portugal, na Ilha Terceira, casou com Maria da Conceição e Sousa. Do abençoado consórcioprocederam os filhos seguintes, o primeiro dos quais nascido noreino :

    1-Padre José Ferreira de Sousa. Veiu criança para as Minas, onde seus pais se estabeleceram, na freguesia, já mencionada, do Bom Jesus do Furquim. Fez os estudos de latinidade e de teologia no seminário de Mariana. Compatriotou-se no bispado e nele habilitou-se para as ordens, recebendo porém a

                       _____

  

(*) Filho de João Ferreira Velho e de Maria da Conceição e genro de Manuel Gonçalves Tristão e de Bárbara da Conceição, todos naturais de Santa Bárbara das Nove Ribeiras.de presbítero na Bahia,porque vaga se achava, ao tempo de sua ordenação sacerdotal, a sé marianense. Depois de ligeiro estágio, como coadjutor no Furquim, foi instituído vigário colado de Barra Longa. Estendeu-se por vinte e dous anos o seu benemérito paroquiato,na vigência do qual concluirá, ornara e paramentara a sua matriz, constituindo-a monumento dos mais preciosos da igreja marianense.

 

No Furquim, a cujos ares fôra pedir, debalde, alívio para seus males, faleceu a 25 de julho de 1811. Fez-lhe soleníssimas exéquias a sua paróquia de Barra Longa, e ali, à sombra da matriz que amara tanto, repousam as cinzas do vigário ilustre, desde 27 de julho, dous dias depois de seu falecimento. Transportaram-nas do Furquim a Barra, além

de ingente multidão de fieis, vinte sacerdotes e todas as irmandades e confrarias das duas paróquias.

 

    2—Professor Manuel Ferreira Velho. Cursou preparatórios no seminário de Mariana. Mestre-régio em Barra Longa. A ele sucedeu  no magistério, na velha paróquia mineira, o bisavô materno de  quem traça estes modestos apontamentos.

 

3—Padre João ferreira de Sousa, natural do Furquim. Ordenado em sede vacante. Vigário colado de Itaverava por dilatados lustros. Tinha-o em elevada consideração o bispo d. fr. Cipriano, que por vezes lhe confiou delicadas comissões. Diogo de Vasconcelos (o primeiro) numa interessante monografia sobre as Minas Gerais, inscreveu entre as pessoas ilustres da capitania, em seu tempo, o padre João Ferreira, e o fez nestes termos :

*João Ferreira de Sousa não deve passar em silencio, quando se trata das pessoas beneméritas de sua Pátria. Em Pároco da Freguesia da Itaverava edifica a seus Fregueses com sua moral E bom exemplo.E porque possue a eloquência do Púlpito tem feito com seus discursos grande proveito ao bispado (*).” Por extrema velhice, quasi inválido, renunciou a paróquia. Faleceu em Mariana, quando regia a diocese o bispo d. fr. José da Santíssima Trindade, que tinha por ele manifesta veneração, como se depreende de uma carta do piedoso prelado.

 

4-Padre Joaquim José Ferreira de Sonsa., nascido no Furquim, onde foi balizado a 9 de março de 1761. Ordenado em Mariana, a 24 de março de 1792 por d. fr. Domingos da Incarnação Pontevel. Não gosou de saúde vigorosa; viveu sempre na companhia, ora de um, ora de outro irmão, tendo exercido a coadjutoria paroquial em Barra Longa e no Furquim. Faleceu em 1824

      (*) Na Rev. do Arch. PubL Min vol I-449.

 

 

5-Capitão António ferreira de Sousa.

 

6-D. Maria Genoveva da Conceição, nascida no Furquim Foi c. c.alferesLeonardo José Teixeira, trucidado pêlos sal teadores da Mantiqueira,quando de certa viagem, com as suas tropas, ao Rio de Janeiro. Ficou a viuva com estas duas filhas:

    F1) D.Ana Leonarda da Conceição, que se casou com  o  tenente Manuel José  Martins  da  Silva Geração no Cap.I.

    F2) D. Maria Joaquina de Sousa, que casou com o Capitão Francisco Martins da Silva. Cap. II (*).

 

                       Cap. I

F1) D. Ana Leonarda da Conceição e o tenente Manuel  José  Martins da Silva tiveram estes filhos :

N 1) Dr. Francisco Martins Ferreira da Silva                                   N 2) Antonio Estevam Ferreira da Silva                                        N 3) Tenente João Paula Ferreira da Silva                                N 4) D r. Leonardo José Teixeira da Silva                                      N 5) Capitão Joaquim José Ferreira da Silva                               

N 6) D. Joaquina Rosa de São José                                     

N 7) D. Ana Josefa da Conceição                                         

N 8) D. Maria Inácia da Conceição                             

                      

                      § 1.0

   N 1)Dr. Francisco Martins Ferreira da Silva, medico e agrícultor c

       c. uma   fazenda do Apossa Fogo, freguesia de Barra Longa, a 5-

       5-1845,c. D. Maria Regina Alves da Conceição,Tn 2 de Rabelos.

       Filhos ;

Bn1)   anuel Martins Ferreira da Silva c. c- D. Maria Joaquina Martins

       da Silva, Bn 53 adeante. Filhos ;

       Tn1) D. Francisca Regina Martins c. c. Manuel José  

            Teixeira da Silva. Geração em Bn 11 adeante.

       Tn2) D. Maria Regina Martins c. c. Antonio Ma-

            riano Duarte Lana, Pn 10 de Lanas.

       Tn3) Manuel Martins Filho c. c. D. Antonia Lana,

       Tn4) Elisa Martins.

       Tn5) Ester Martins.

Bn2)   Comendador Antonio Martins Ferreira da Silva na 10 de setem-

       bro de 1847. Senador estadual em seguidas legislaturas, vi-

       ce Presidente de Minas, deputado

 

 

     (*) Cfr. nota I ao fim do titulo.

 

 

                    

   ao congresso nacional. Foi durante muitos anos o chefe polí-

   tico mais acatado e de maior projeção na zona da mata mineira.

   c.c. D. Maria Genoveva Martins, Bn 29 adeante. Sg.

Bn3) Dr. Custódio Martins Ferreira da Silva, médico. Diretor do Ins-

     tituto de Surdos-Mudos do Rio de Janeiro.c. c. D. Georgina

     Dodsworth. Filhos :

     Tn6)  Almirante Jorge Martins Dodsworth, da marinha nacional.C.

           c. D. Rita Batista Dodsworth. Naturais do Rio de Janeiro

     Tn7)  Luís Martins Dodsworth, c. c. D. Edite Werneck Dodsworth.

Bn4) João Martins Ferreira da Silva.

Bn5) Francisco Martins Ferreira da Silva c. c. D. Emília Ferrei-

     ra Martins, Bn 33 adeante. Filhos :

     Tn8)  D. Maria Emília Ferreira Martins c. c. o dr.Lindolfo de

           Almeida Campos. Geração infra em Tn 86.

     Tn9)  D. Elvira Ferreira Martins + solteira.

     Tn10) D. Elvira Ferreira Martins, solteira.

     Tn11) Custodio Martins Ferreira da Silva.

     Tn12) Manuel Martins + solteiro.

     Tn13) D. Francisca Emília Martins c. c. Sebastião Alvarenga. Cg.

     Tn14) Dr. Francisco Ferreira Martins c. c. D. Marina Lins.

     Tn15) Luis Martins, solteiro.

     Tn16) D. Emília Martins c. c. Ananias Alvarenga. Filho, entre outros :

           Qn1) Afránio Martins Alvarenga.

     Tn17) José Martins Ferreira da Silva + solteiro.

     Tn18) João Martins Ferrreira da Silva.

     Tn19) Antonio Martins Ferreira da Silva c. c. D. Maria Leonor

           Lins Martins.

Bn6) D. Ana Regina Martins Soares c. c. Carlos Soares,filho do dr. Carlos 

     Teixeira da Silva e de D. Maria José Soares Teixeira, nascido no Rio de

     Janeiro a 2 de fevereiro de 1841. Filhos : 

     Tn20) Antonio Soares Teixeira +  solteiro.

     Tn21) D. Maria Soares Martins c. c. o dr. Angelo Vieira Martins.

            Geração em Bn 22 de Vieira de Souza.

     Tn22) Delfina Soares Teixeira.

     Tn23) Ernestina Soares Teixeira.

     Tn24) Manuel Soarei Teixeira.

     Tn25) Josè Soares Teixeira proprietário da Fazenda da pon-

           te  Queimada, em  Rio  Casca  c. c. Luisa Martins Soa-

           res Teixeira, Tn 96 adeante Filhos:

           Qn2) José Soares  Filho c. c.D. Edite Rosa Faria

                Soares.Filho :

                Pn1)Luis Carlos.

           Qn3) Carlos Soares +

           Qn4) D. Olga Soares Martins c. c. Fábio  Vieira

                Martins. Geração em Tn 81 de Vieira de Sousa.

           Qn5) Maria José Soares.

           Qn6) Geraldo Soares +

           Qn7) Nícia Soares Teixeira.

           Qn8) Moacir Soares Teixeira c. c. D. Hercília Machado.

                Filha:

                Pn 2) Helena.

           Qn9) Noel Soares Teixeira.

           Qn10)Afranio Soares Teixeira.

           Qn11)Luís.

           Qn12)Eni.

           Qn13) IIca Soares Teixeira.

           Qn14) Alberto Soares Teixeira.

           Qn15) João  e

          

           Qn16) Antonio gémeos,

           Qn17) Vera

           Qn18) Helena

           Qn19) Ana Regina Martins Soares.

      Tn26)D. Josina Soares Brandão c. c. Carlos Brandão.

           Filha:

           Qn20) D. Antonieta Soares Brandão c. a 27de maio

                 de 1941 c. dr. José de Oliveira Juncal, atual

                 Juiz de direito de Raul Soares, depois de haver

                 exercido por alguns anos o lugar de juiz munici-

                 pal de Ponte Nova.

      Tn27)D. Maneta Soares Martins c. c. Custodio Martins. Gera-

           ção adeante.       

      Tn28)D.Honorina Soares de Lima, Neto c. c. o dr.Antonio

           de Lima Neto. Filhos:

           Qn21) Dr. Antonio de Lima Neto. médico.

           Qn22) Dr. Jair Soares de Lima Neto, engenheiro, c. c.

                 D. Iolanda Vieira. Filhos :

                 Pn 3) Carlos Alberto

                 Pn 4) Sérgio.

           Qn23) Dr. Newton Lima Neto, médico, c. c.D. Diva Li-

                 ma Neto.

           Qn24) D. Ide Lima Neto c. c. o dr. Antero Junqueira,

                 médico.

           Qn25) Dr. Jaci Soares de Lima Neto, engenheiro, c. c.

                 D. lolanda Procópio. Filho :

                 Pn 5) Roberto.

     Tn29) D. Maria de Nazaré Soares Teixeira.

     Tn30) D. Maria das Dores Soares Teixeira c. lº. Artur Aguirre

           e 2º. c. Hércules Ribas.

     Tn31) Alvaro Soares Teixeira c. c. D. Ernestina Vieira Mar-

           tins. Geração em Tn 78 de Vieira  de Sousa.

Bn7)  D. Francisca Eduarda Martins c. c. Manuel Olímpio Soares

      (1º. matr. deste; ver o 2º. em Bn 27 adente).

          Filha única :

    Tn32) D. Maria Regina Martins Soares  solteira.

Bn8)  D. Maria Regina Martins c. c. António Xavier da Costa, Gera-

      ção em N 6 de, Xavier da Costa.

     

                               § 2.0

 

N2)   Antonio, Estevam Ferreira da Silva, n. a 26-XIL1821: +Solteiro.                               

 

                               § 3.0

N3)   Tenente João Paulo Ferreira da Silva c. c. N. N. Cg.

                

                               § 4.0

N4) Dr.-Leonardo José Teixeira da Silva, Foi o mais poderoso auxiliar do vigário João Paulo Maria de Brito na  Fundação do Hospital  Nossa Senhora das Dores de Ponte Nova. E'o bastante para sagrá-lo um dos grandes bemfeitores de sua terra natal. Mé dico e agricultor. A  chácara, em que residiu, é hoje  propriedade da Mitra Arquidiocesana de  Mariana. Residiu também nela o autor deste livro como diretor do Ginásio Dom Helvécio que  ali funcionou durante oito anos (193)—1938). O dr. Leonardo foi  c. c. D. Delfina Soares Teixeira, filha do dr. Carlos  Texeira da Silva, juiz-de-direito em Campos (E.do Rio) e advogado no Rio de Janeiro, e de D. Maria José Soares Teixeira,na-    tural  de Saúde (Dom Silverio),neste .Estado. Filhos :

  Bn9) Leonardo José Teixeira da Silva c. c. D. Joaquina da Fonseca

       Brandão, Filhos :

      Tn 33) D. Delfina Teixeira Brandão c. c. Bernardino  Bae-

             ta. Filhos ;

             Qn26) Francisco Brandão Baeta

             Qn27) Also

             Qn28) Lise        

             Qn29) José

      Tn34) Antenor Teixeira Brandão  + solteiro.

      Tn35) Alzirinha Teixeira Brandão.

Bn10) Carlos Teixeira da Silva c. c. D. Margarida Martins Tei-

      xeira. Filhos :

      Tn36) Leonardo Teixeira da Silva c. c. D. Maria de Fa-

            ria Teixeira. Filhos :

            Qn30) Carlos Teixeira Neto.

            Qn31) Jackson Teixeira.

            Qn32) Iris Teixeira.

            Qn33) Vasco Teixeira.

            Qn34) Antonio Teixeira.

      Tn37) D. Delfina Teixeira c. c. José Medeiros Sg.

      Th38) José Teixeira da Silva c. c. D. Maria Vidigal.

            Filhos :

            Qn85) José Teixeira.

            Qn36) Maria das Dores Teixeira.

            Qn37) Jonas Teixeira.

            Qn38) Maria Auxiliadora.

            Qn39) Jesus Teixeira.

            Qn40) Joel Teixeira.

       T39) D. Blandina Teixeira Pereira c. c. Agenor Carlos

            Pereira. Filhos :

            Qn41) Margarida

            Qn42) Luiza

            Qn43) Maria Teresinha.

            Qn44) Maria  Barbosa

            Qn45) Maria Pereira

            Qn46) Geralda

       Tn40)Ligio Teixeira da Silva c. c. D. Maria Bomfim.

            Filhos :

            Qn47) Maria  da Conceição

            Qn48) Ligia Teixeira

            Qn49) Murilo

            Qn50) Vanda

            Qn51) Sebastião

            Qn52) Ana Maria

            Qn53) Carlos Teixeira

      Tn41) Manuel Teixeira da Silva c. c. D, Maria Grili.

            Filhos :

            Qn54) Francisco

            Qn55) Silvia

            Qn56) Norma

            Qn57) Idê

            Qn58) Maria José

            Qn59) Rita Teixeira

      Tn42) crnardino Teixeira da Silva c. c. D. Maria do

            Val Teixeira. Filhos :   '

            Qn60) Lea

            Qn61) Leda

            Qn62) Neusa

            Qn63) Romeu Teixeira do Val

     

      Tn43)  Maria Teixeira da Silva, solteira

      Tn44)  D. Ana Teixeira c, c. Pedro Rodrigues do Sacra-

Mento Filhos :

            Qn64) Carlos Teixeira

            Qn65) Margarida

            Qn66) Maria Helena

            Qn67) Geraldo

            Qn68) Expedito

            Qn69) Maria José

Bn11) Manoel  José  Teixeira da Silva c. c. D, Francisca Re-

      gina Martins, Tn 1 retro Filhos :

      Tn45) Manuel Martins Teixeira, solteiro

      Tn46) Leonardo

      Tn47) Paulo Martins Teixeira c. c. D. Francisca Lana.

      Filhos:

            Qn70) José

            Qn71) Maria

            Qn72) Geraldo

            Qn73) João Bosco

      Tn48) Francisco de Sales Martins Teixeira c. c. D. Marta

            Lana. Filhos :

            Qn74) Antonio

            Qn75) Maria Genoveva

            Qn76) Maria Regina

            Qn77) Hélio

            Qn78) Francisco 

      Tn49) Maria Martins Teixeira

 Bn2) João Paulo Teixeira da Silva c. 1º c. D. Sebastiana Mosqueira

      e 2º. c. D. Maria da Paixão Cota, Tn 56 de Cotas.

      Filhos do 1º.

      Tn50) D. Maria da Conceição Teixeira c.c. Joaquim Mi-

            randa.

      Tn51) D. Margarida Mosqueira Teixeira c. c. José . . . ,

      Tn52) João Paulo Teixeira c. c. D. Maria Teixeira.

            Filhos do 2º

      Tn53) João Cota Teixeir a

      Tn54) Maria          

      Tn55) Marta                     

      Tn56) José          

      Tn57) Mary           

      Tn58) António        

      Tn59) Elvira      

      Tn60) Leonardo

Bn13) Coronel Francisco José, Teixeira, Silva c. c. D. Aurelisa

      de Morais. Filhos

      Tn61) Dr. Edelweis Teixeira, médico, resid em B. Horizonte,

      Tn62) Geraldo Teixeira

      Tn63) Maria. Aparecida

      Tn64) Maria da Conceição

      Tn65) Maria Auxiliadora

      Tn66) Maria  Antonia

Bn14) D. Ana Leonarda da Conceição c. c. Cantidio Drumond.

      Geração em Bn 2 de Drumonds.

Bn15) D. Maria Teixeira da Silva c. c. Otenciano  de  Azevedo

      Chagas. Filhos :

      Tn67) D. Maria da Conceição Teixeira Chagas c. c. João

de Brito. Sg.

      Tn68) D. Delfina Teixeira Chagas

      Tn69) Eci Teixeira Chagas  + solteira

      Tn70) D. Maria das Dores Teixeira Chagas.

Bn16) D. Joaquina Teixeira da Silva c. c. Agenor Pinheiro Bran

      dão, filho de Pio Pinheiro Brandão e de D. Hercolina

      Messias Brandão; n. p. de Antonio Pinheiro Brandão e de

      D. Eva Brandão; n. m. de Francisco Messias e de D.Teresa

      Joaquina de Sousa.Filhos :

      Tn71) D. Delfina Teixeira Brandão c. c. José Lopes Baião,

            farmacêutico em Raul Soares. Filhos :

            Qn79) Osvaldo Teixeira Baião, acadêmico. Fez o cur-

                  so secundário no Ginásio Dom Helvécio, em

                  Ponte Nova.

            Qn80) Ramis Teixeira Baião

            Qn81) Aparecida

            Qn82) Lícia

            Qn83) Gracinda 

            Qn84) Teresinha  

            Qn85) José    

            Qn86) Sebastião

       Tn72)D. Hercolina Teixeira Brandão c. c. José Mosqueira

            Sete. Geração em Tn 40 de Sete Câmara.

       Tn73)D. Maria da Conceição Teixeira Brandão c. c Amador

            Sete Bicalho; Geração em Tn 24 de sete Cámara.

       Tr74)José Teixeira Brandão c. c. D. Jandira de Abreu. Filhos :

            Qn87) Norma de Abreu Brandão

            Qn88) Décio

            Qn89) Maria Aparecida

            Qn90) Maria Auxiliadora

            Qn91) Maria da Conceição

            Qn92) Hercio de Abreu Brandão

            Qn93) José Horta

       Tn75)América Teixeira Brandão.

       Tn76)D. Aurora Teixeira Brandão c. c. Jarbas de Al-

            varenga Freitas. Filhos :

            Qn94) José Brandão de Freitas

            Qn95) Maria Teresinha

            Qn96) Maria Alice

            Qn97) Maria Stela

       Tn77)Sebastião Teixeira Brandão

       Tn78)D. Geralda Teixeira Brandão c. c. José Geraldo

            de Sousa, farmaceutico em Ponte Nova. Filhos :

            Qn98)Jeanette

            Qn99 )Teresinha

            Qn100)José Geraldo

            Qn101) Ronaldo

       Tn79)Orcina Teixeira Brandão

       Tn80)Agenor Brandão Filho

       Tn81)Geraldo Teixeira Brandão

       Tn82)Leonardo Teixeira Brandão + menor

 Bn17) D. Delfina Soares Teixeira, solteira

 Bn18) D. Ormezinda Teixeira da Silva c. c. Francisco Maria

       Gomes. Filha única :

        Tn83)D. Maria Gomes de Carvalho c. c. Aureo de Carvalho.

                        

                         § 5.0

 N5)   Capitão Joaquim José Ferreira da Silva c. c. D. Caetana

       Damiana Alves Xavier, F 6 de Xavier da Costa. Filhos:

 Bn19) Joaquim José Ferreira da Silva c. c.D. Maria Teodora Alves

       de Oliveira, Qn 40 de Gomes. Filhos :

       Tn84)Antonio Alves de Oliveira + solteiro

       Tn85)D. Caetana de Oliveira Machado c. c.Afonso de

            Oliveira Machado, Geração em  Gomes. Qn 37.

 Bn20) João José Ferreira da Silva

 Bn21) Teresa      

 Bn22) Antonio Ferreira da Silva

 Bn23) Mariana  

 Bn24) D. Josefa Maria Xavier c. c.Antonio Alves Pereira. Geração

       em Tn 90 de Gomes.

                       

                         § 6.0

 N6)   D. Joaquina Rosa de São José, balizada a 2-V-1826; c. a

       16-2-1846, c. Sebastião Ferreira Rabelo. Geração em In 1

       de Rabelos.

                        

                         § 7.o

N7)    D. Ana Josefa da Conceição c. c. o major Francisco Xa-

       vier da Costa. Geração em F 1 de Xavier da Costa.

 

                        § 8.0

N8)    D. Maria Inacia da Conceição, c. a 25-4-1845 c. Luís Go-

       mes da Silva, filho do alferes Joaquim Gomes da Silva e

       de D. Maria Clara de Sousa. Filhos :

Bn25)  D. Maria Luisa Martins c. c. Antonio Ildefonso Martins da

       Silva. Geração adeante em N 15.

Bn26)  D. Ana Leonarda da  Conceição c. c. o cel. José de Almeida

       Campos, filho de Francisco de Almeida Campos e de D. Maria 

       Esteves, naturais de Vizeu (*). Filhos :

       Tn86) Dr. Lindolfo de Almeida Campos, advogado. Deputado

             ao Congr. mineiro. c. c. D. Maria Emilia Ferreira Mar-

             tins, Tn 8 retro. Filhos :

             Qn102) Dr. Nabor de Almeida Campos c.c. D. Dejanira

                    de Magalhães. Filhos:

                    Pn6)  Lindolfo de Almeida Campos.

                    Pn7)  Ana Maria

                    Pn8)  Afranio

                    Pn9)  Marcelo

                    Pn10) Maria Berenice

             Qn103) D.Ana Leonardo de Almeida Campos c. c. Fidias

                    Martins da Silva.Cf. adeante Tn 118.

             Qn104) D. Maria Eulalia de Almeida Cam

                    I Cfr. N 9.pos c. c. José Martins Vieira. Cf.Vieira de

                    Sonsa cm Tn 28.

       Tn87) D Emilia de Almeida Campos c. c. o dr.  Camilo Soares

             de Moura.

       Tn88) D. Maria Inácia de  Almeida c. c.Custodio [José Ferreira

             da] Silva. Geração em Bn 35.

       Tn89) Dr. José de Almeida Campos c. c. D. Alzira Martins. Bn

             42 infra.

       Tn90) D. Luisa de Almeida Campos c. c. Francisco Martins

             da Silva, Bn 39 infra.

Bn27)  D. Francisca Inácia Martins c. c. Manuel Olímpio  Soares,

       filho de Francisco Luís Soares c de D. Maria das Neves Soares.  O major Manuel Olímpio Soares foi um forte e ardente auxiliar de João Pinheiro na propaganda republicana  em Minas, particularmente na zona da mata. Instalado o novo regime, confiou-lhe o governo do Estado a chefia       polític a e administrativa do município, que ele  exerceu até a   morte, aliado a seu amigo e afim,comendador Antonio  Martins,   cuja adesão conquistara para a causa republicana.

       Inscrevo aqui o seu segundo matrimonio, estando o primeiro

         registado em Bn 7 retro.

       Filhos :

       Tn91) Dr. Adolfo Martins Soares, engenheiro, c. c. D. Celi-

             na  Martins, Bn 49 adeante,

             Filhos :

             Qn105) José Martins Soares.

             Qn106) Dr. Luís Martins Soares.

             Qn107) Dr. Cid Martins Soares, advogado.

             Qn108) Dr. Nelson Martins Soares +

             Qn109) Maria Martins Soares

             Qn110) Milton Martins Soares

             Qn111) Ed Martins Soares

             Qn112) Raul Martins Soares

             Qn113) Paulo Martins Soares

             Qn114) Manuel Martins Soares

 Tn92) D. Celuta Martins Soares c. c. o Dr. An-

       tonio Martins da Silva. Geração em Bn 41 adeante.

 Tn93) D. Regina Martins Soares c. c. o desembargador Francis-

       co de Castro Rodrigues Campos. Filhos :

       Qn115)Dr. Milton Campos, advogado, c.c. D. Dea Dan-

             tas. Filhos :

             Pn11) Lídia

             Pn12) Regina

             Pn13) Antonio Luís

             Pn14) Cláudio

             Pn15) Maria Vitória

      Qn116) D. Maria José Campos c, c. o dr.João Barbosa Me-

             lo. Filhos :

             Pn16) Rui

             Pn17) Otávio

         Qn117) D. Aurea Campos c. c. o dr. João de Oliveira Pena.

             Filhos :

             Pn18) Paulo Camilo

                     Pn19) Dea Pn 20) João Luís

          Qn118) D. Francisca Campos c. c. o dr.  José Borges

                 de Carvalho. Filhos.

                 Pn21) Rui

             Pn 22) Maria de Lourdes

             Pn 23) Maria Aparecida

             Pn 24) Francisco José

 Tn94)Alfeu Martins Soares + solteiro

 Tn95) Dr. Francisco Martins Soares, juiz de direito em Abre Campo,  

       Piranga

       e atualmente em Viçosa. Jornalis      ta. Poeta primoroso. Ha uns

       sonetos seus de uma sá tira muito fina, muito delicada, que toda a

       gente em Ponte Nova sabe de cor, de magnifico sabor, ainda para

       aqueles que por  eles foram alfinetados. Esta c.c.D. Maria

       Meneses,

       Qn 26 de Pereira Guimarães. Sg.

 Tn96) D. Luisa Martins Soares c. c. José Soares Teixeira.Geração em Tn 25

       retro.

 Tn97) Afonso Martins Soares c. c. D. Georgina Messias.

       Filhos

       Qn119)Dr. Afonso Messias Soares, promotor de justiça

             Em Ponte Nova.c.c D. Damásio Filha:

             Pn25) Maria de Lourdes

       Qn120)Alarico Messias Soares, acadêmico.

Tn98)  Dr. Luís Martins Soares, advogado. Foi deputado

       Estadual e federal. E o chefe poitico de Ponte No-

       va, onde  tem sido indes montavel o seu prestígio. E

       c. c. D.Elisa Cavalcanti, Pu 266 de Gomes.

Tn 99)D. Maria Inácia Martins Soares + solteira.

Tn100)Dr. Otávio Martins Soares, formado emdireito. Exerceu  a magistratura em

      Ponte Nova, Barbacena e Santos Dumont.Jornalista e orador. Seus trabalhos

      na im  prensa e  seus discursos seduzem pela forma literária sempre

      brilhante,e pela sabedoria dos conceitos, que denunciam   sólida  e

      aprimorada cultura literária e científica. E’ o prefeito de Ponte Nova.

      Sua administração assinalou-se já   na  história do municipio com as

      melhores notas de benemerência. E' c. c. D. Cornélia Boeker, natural 

      de Santos Dumont. Tem uma filha única

      Qn121) Anita Boeker Soares.

Tn101)Prudente Martins Soares c. c. D. Zaira Cavalcanti. Fi-

      lhos :

      Qn122) Mauricio

      Qn123) Maria Teresa

      Qn124) Pompeu

Tn102)Sebastião Martins Soares c. c. D. Guiomar godói.Filhos:

      Qn125) Elisa

      Qn126) Anabel

      Qn127) Joel

      Qn128) Otávio

      Qn119) Aríete

Bn28) Dr. Luis Gomes da Silva c. c. D. Clara da Silva.

 

                CAP. II

F2) D. Maria Joaquina de Sousa, natural de Furquim faleceu na fazenda

    Quebra Canoas a 25 de agosto de 1838. Foi sepultada na matriz de

    Barra Longa. Suas exéquias, constantes de oficio de nove lições e

    missa solene, foram celebradas por quatorze sacerdotes. Foi

    casadacom o capitão Francisco Martins da Silva. Teve do seu

    matrimonio  os filhos seguintes :

N9) Custodio José Ferreira da Silva               

N10) Capitão Manuel Francisco de Sousa e Silva    

N11) D. Maria Genoveva Martins                    

N12) D. Luisa Joaquina de Sousa                   

N13) D. Ana Fiorencia Martins                     

N14) Francisco Martins da Silva                   

N15) Antonio lldefonso Martins da Silva            

N16) Dr.Luis Augusto de Sousa e Silva             

N17) João Inácio Martins da Silva                 

N18) D. Mariana Genoveva Martins                   10º

                   

                            §1.0

N9)  Custodio José Ferreira da Silva c., a 7 de fevereiro de 1853, c.

     D. Maria Inácia de Almeida Campos filha de Francisco de Almeida

     Campos e de  Maria Esteves, naturais de Vizeu. Cf. Bn 26.

     Filhos:

Bn29)D. Maria Genoveva Martins c. c. o comendador Antonio Martins

     Ferreira da Silva, Bn 2 retro.

Bn30)D. Francisca Miquelina Martins c. c. o dr. Luis Augusto ne Sousa

     e Silva. Geração em N 16 infra.

Bn31)D. Elisa Martins, n. a 21 de outubro de 1862, c.c. o dr. José Ma-

     riano Duarte Lana. Geração em  Pn 4 de Lanas.

Bn32)D. Luisa Martins c. c. Francisco Mariano Gonçalves Lana, Pn 28

     de Lamas. Sg.

Bn33)D. Emilia Ferreira Martins c. c. Francisco Martins  Ferreira

     da Silva. Bn 5 retro.

Bn34)D. Ana Florencia Martins c. c. o dr. José Vieira Martins.

     Geração

     em Bn 19 de Vieira de Sonsa.

Bn35)Custodio Silva. Foi durante alguns anos agente executivo municipal

     de Ponte Nova e como tal iniciou o remodelamento da cidade.

     Uma das ruas ali lembra-lhe o nome ao reconhecimento, a que

     fiz inteiro ruas,  seus conterrâneos. Faleceu moço e deixou

     viuva D. Maria Inacia de Almeida, Tn 88 retro, com

     seguintes

     filhos:

     Tn103) Dr. José André de Almeida, formado em  direito, advogado em Ponte

            Nova. C. c. D.Antonieta Nunes Pinheiro. Geração cm Pn64 de Gomes

     Tn104) D. Maria Inacia de Almeida.

     Tn105) Clovis de Almeida

     Tn106) Sílvio de Almeida

     Tn107) D. Nair de Almeida c. c. o dr. Geraldo Carneiro.

            Geração em Q n 48 de Carneiros.n 108)  Luisa de Almeida.

     Tn109) Luís de Almeida

          Tn110) Cláudio de Almeida.

Bn36) D. Raquel Ferreira Martins.

                      § 2.0

N10) Capitão Manuel Francisco de Sousa e Silva + solteiro

                     § 3.0

 N11) D. Maria Genoveva Martins c. c. José Pedro Gonçalves,

      Filha única :

Bn37) D. Maria do Carmo c. c. Dr.Luis Augusto de Sousa e Silva.

      Geração em N 16 infra.

                           § 4.0

 N12) D. Luísa Joaquina de Sousa, batizada a 19 de novembro   de 1821.

                            § 5.0

 N13) D. Ana Florencia Martins, batizada a 4 de maio de 1825;c. c.

      o major José Vieira de Sousa. Geração em N 7 de Vieira de Sousa.

                      § 6.0

 N14) Francisco Martins da Silva batizado a 24 de julho de  1826.

                            § 7.0

 N15) Antonio Ildefonso Martins da Silva c. c. D. Maria Luisa

      Martins, Bn 25  retro.. Filhos (*);

 

(*) Faltaram-me, sem embargo de havel-as solicitado em tempo oportuno, as informações indispensáveis para a organização deste

§.

     

Bn38) D. Maria Regina Martins Teixeira, c. c. o senador, Dr. José

      Cupertino Teixeira Fontes, medico,grande bemfeitor do município

      de Rio Casca.Filhos :

      Tn111)  D. Maria Luisa Teixeira Fontes + solteira.

      Tn112) D. Olga Teixeira Sodré c. c. o dr. Armando Sodré.

      Tn113) José Cupertino Teixeira Fontes + solteiro.

      Tn114) D. Ana Martins Teixeira c.c. o dr. João Camilo Tei-

             xeira Fontes, Qn 205 de Vieira de Sousa. Sg

      Tn115) Dr. António íldefonso Martins Teixeira c. c. D. Li-

             lia Lopes Teixeira.

      Tn115)  D. Ilda Martins Teixeira c. c. o dr. José Stell.

Bn39) Coronel Francisco Martins da Silva c. c. D. Luisa de Almeida Cam-

      pos, Tn 90 retro. Filhos :

      Tn117)  D. Maria Martins da Silva.

      Tn118)  Fídias Martins da Silva c. c. D. Ana Leonarda de Almei-

              da Campos, Qn 103 retro.

      Tn119)  D. Ana Martins da Silva.

      Tn120) D. Luisa

      Tn121) D. Emilia   

      Tn122) Francisco 

      Tn123) Álvaro  

      Tn124)    

Bn 40)D. Mariana Martins da Silva c. c. Domingos Cupertino Teixeira

      Fontes. Filhos :

      Tn125) D. Maria Luisa Teixeira Lana c. c. Fran cisco Lana, Hn

             12 de Lanas. Filhos;

             Qn 130)  Francisco

             Qn 131)

      Tn126) D. Ana Martins Teixeira Mayrink c.c. o dr. José Mayrink

      Tn127) Dr. António Martins Teixeira c. c. D. Lucinda Cota.

      Tn128) D. Elisa Martins Teixeira.

      Tn129) D. Mariana Martins Teixeira.

Bn41) Dr. António Martins da Silva, advogado. Deputado ao congresso

      mineiro. C. c. D. Celuta Martins Soares, Tn 92 retro. Filho

      único :

      Tn130) Dr. Antonio Soares Martins, c. c. D. Zélia Vieira

             Martins Filhos :

             Qn132) Vanda

             Qn133) Edmo

             Qn134) Henrique

             Qn135) Maria do Carmo

Bn42) D. Alzira Martins c. c. o dr. José de Almeida Campos, Tn 89 retro.

 

                                  § 8.0

N16)  Dr. Luís Augusto de Sousa e Silva c. 1º c. D, Maria do Carmo,

      Bn 37 retro, e 2º c. D. Francisca Miquelina Martins, ambas

      suas sobrinhas (Cf. Bn 30 retro). Filhos do 1.o.

Bn43) Luís Augusto de Sousa e Silva + solteiro

Bn44) D. Maria do Carmo Vieira Martins c. c. o dr.Francisco Vieira

      Martins. Geração em Bn 20 de Vieira de Sousa.

      Filhos do 2.o :

Bn45) D. Luisa Martins.

Bn46) D. Ana Martins.

Bn47) Custodio Martins c. c.D.Marieta Soares Martins Tn.27 retro,

      Filhos:

      Tn131) Helío Soares Martins.

      Tn132) Maria de Lourdes.

      Tn133) Ari Suares Martins .........

      Tn134) Elza.

      Tn135) José.

      Tn136) Luis.

      Tn137) Helena.

Bn48) Alônso Martins c. c. D. Ana Florencia Martins Vieira. Tn 24

      de Vieira de Sousa. Filhos :

     Tn138) Jarbas Martins

     Tn139) Sílvio Martins

     Tn140) D. Maria Dorotea Martins c. c. José Torres Mes-

            sias, Hn 13 de Torres.

     Tn141) Luís-Martins, académico.

     Tn142) Afrânio Martins.

Bn49)D. Celina Martins c. c. o dr. Adolfo Martins Soares. Geração

     em Tn 91 retro.

Bn50) D. Francisca Martins.

Bn51) Salvador Martins.

Bn52) D. Elisa Martins c. c. o dr. Silvio Vieira Martins.

      Geração em Tn 91 de Vieira de Sousa.

                        § 9.0

N17) João Inácio Martins da Silva c. c. D. Francisca Maria Angélica

     de Lana, Qn 9 de Lanas. Filhos :

Bn53)D. Maria Joaquina Martins c. c. Manuel Martins  Ferreira da Silva.

     Geração   em Bn l retro.

Bn54)Marinho Martins da Silva, c. c. D. Raquel Cassiana Duarte Lana,

     Pn 13 de Lanas. Filhos :

     Tn143) Cassiana Martins Lana.

     Tn144) João Inácio Martins Lana.

     Tn145) José Martins Lana.

     Tn146) Luisa Martins Lana.

     Tn147) D. Evangelina Martins Lana c. c. Antonio Mariano

            Lana, Hn 8 de Lanas.

     Tn148) Francisco Martins Lana.

     Tn149) Maria Joaquina Martins Lana.

                           § 10.

N18) D. Mariana Genoveva Martins, falecida solteira em 29 de maio

     de 1839.

Fontes

Autos de habilitação de genere do Padre Joaquim José Fer-

reira de Sousa.

Livros paroquiais de Barra Longa e Ponte Nova.

    Informações diversas.

 

                       DOCUMENTOS

     Casamento de N 1.

 

  “Aos cinco de Maio de mil oitocentos e quarenta e cinco no Apaga

Fogo desta Frga. da Barra Longa, feitas as denuniações e tudo o que determina o Sagrado Concilio Tridentino,sem constar impedimento algum; o Rdo. Joaquim Antonio de Azevedo de licensa minha assistio ao Sacramento do Matrimonio que entre si contrahirão por palavras de presente in facie Ecciesiae o Doutor Francisco Ferreira Martins, da Silva, homem branco de  idade  de  26 annos e  D.Maria  Regina  Alves   da Conceição, mulher branca, de idade de 16 annos, e logo lhes deoas Bênçãos Nupciaes na forma do Ritual Romano, sendo TTs. O Coronel Albino de Siqueira Leite e o Cap.Antonio Gonçalves Machado, do que fiz este assento—O Vigro. Manoel Justiniano da Silvia.

 

(Livro 4.0 de casamentos de B. Longa, fls. 83 verso)

 

Certidão de batismo do padre Joaquim José Ferreira de

Sousa, transcrita nos autos de sua habilitação para ordens :

 

"Aos nove dias do mez de março nesta Matriz baptizei e puz os Santos Óleos a Joachim, desta freguezia, filho legitimode Antonio Ferreira Velho e Maria da Conceição : neto paternode João Ferreira Velho e Maria da Conceição : Materno de ManoelGonçalves Tristam e Barbara da Conceição : todos da fregueziade Santa Barbara das Nove Ribeiras da Ilha terceira Bispado de Angra : foram padrinhos Antonio Machado Cotta e Anna dos Reis Pimenta da freguesia de Guarapiranga pelos quais e com procuração sua o levaram a Pia o Reverendo Francisco Martins Sequeira pelo dito Antonio Machado Cotta e Agueda Francisca pela dita Ana dos Reis cuja procuração fica em meu poder de que fiz este assento—O Vigário João de Sã Vasconcellos. E no mesmo assento assima na primeira linha sobre as palavras =aos nove dias do mez de Março—se acha escripta a interlinha que diz em letras de contas= de mil setecentos e sessenta e hum=".

    Da fl. 58 do livro que servia na matriz do Furquim em 1761

 

Extraias do testamento do padre José Ferreira de Sousa;

"Em nome da S S. Trindade... Saibam (mantos este instrumento com o nome de testamento virem que no ano do nascimento de N. S. Jezus Christo de mil oito centos e onze aos vinte e cinco do mez de Janeiro do dito anno nesta freguezia do Senhor Bom Jezus do Monte do Forquim aonde prezentemente me acho eu o Padre José Ferreira de Soiza Vigário collado na Freguezia de Sam José dá Barra Longa............................................

............... Declaro' que sou natural da" freguesia de Santa sem constar impedimento algum; o Rdo. Joaquim Antonio de Azevedo de licensa minha assistio ao Sacramento do Matrimonio que entre si contrahirão por palavras de presente in facie Ecciesiae o Doutor Francisco Ferreira Martins, da Silva, homem branco de  idade  de  26 annos e  D. Maria  Regina  Alves   da Conceição, mulher branca, de idade de 16 annos, e logo lhes deo as Bênçãos Nupciaes na forma do Ritual Romano, sendo TTs. o

Coronel Albino de Siqueira Leite e o Cap. Antonio Gonçalves Machado, do que fiz este assento—O Vigro. Manoel Justiniano da Silvia.

(Livro 4.0 de casamentos de B. Longa, fls. 83 verso)

 

Certidão de batismo do padre Joaquim José Ferreira de

Sousa, transcrita nos autos de sua habilitação para ordens :

 

"Aos nove dias do mez de março nesta Matriz baptizei e puz os Santos Óleos a Joachim, desta freguezia, filho legitimo de Antonio Ferreira Velho e Maria da Conceição : neto paterno de João Ferreira Velho e Maria da Conceição : Materno de Manoel Gonçalves Tristam e Barbara da Conceição : todos da freguezia de Santa Barbara das Nove Ribeiras da Ilha terceira Bispado de Angra : foram padrinhos Antonio Machado Cotta e Anna dos Reis Pimenta da freguesia de Guarapiranga pelos quais e com procuração sua o levaram a Pia o Reverendo Francisco Martins Sequeira pelo dito Antonio Machado Cotta e Agueda Francisca pela dita Ana dos Reis cuja procuração fica em meu poder de que fiz este assento—O Vigário João de Sã Vasconcellos. E no mesmo assento assima na primeira linha sobre as palavras = aos nove dias do mez de Março se acha escripta a interlinha que diz em letras de contas= de mil setecentos e sessenta e hum=".

       Da fl. 58 do livro que servia na matriz do Furquim em 1761

 Extraias do testamento do padre José Ferreira de Sousa;

 

"Em nome da S S. Trindade... Saibam (mantos este instrumento como nome de testamento virem que no ano do nascimento de N. S. Jezus Christo de mil oito centos e onze aos vinte e cinco do mez de Janeiro do dito anno nesta freguezia do Senhor Bom Jezus do Monte do Forquim aonde prezentemente me acho eu o Padre José Ferreira de Souza Vigário collado na freguezia de Sam José dá Barra Longa.........

...... Declaro' que sou natural da" freguesia de Santa Barbara das nove Ribeiras da Ilha Terceira, Bispado de Angra, filho, legitimode Antonio Ferreira Velho e Maria da Conceição já defuntos; ordenado na cidade da Bahia e prezentemente como dito fica vigário na freguezia de Sam Joze da Barra Longa. Declaro que nomeio por meus testamenteiros em primeiro lugar ao Senhor Tenente Manoel Joze Martins casado com minha sobrinha Anna Leonarda da Conceição. Em segundo logar o meu irmão o Padre Joaquim Joze de Soiza. Em terceiro logar o meu irmão o Capitão Antonio Ferreira de Soiza. Em quarto logar o meu irmão Manoel Ferreira Velho. em quinto logar o meu irmão o Padre João Ferreira de Soisa, Vigá-rio em Itaverava. E em terceiro logar digo em seisto logar e ultimo lo-

gar  a minha irmã Maria Genoveva da Conceição .....................     ......................................................................................................................... .......... ....Declaro

que depois de pagas minhas dividas........................................

instituo por minha universal herdeira a minha irmã Maria Genoveva da Conceição viuva do fallecido Alferes Leonardo Josév teixeira e na sua falta instituo minhas herdeiras, ria mesma forma, minhas sobrinhas, a saber Anna Leonarda da Conceição cazada com o Tenente Manoel José Martins, e sua irmã Maria Joaquina ainda Solteira.........................

 

      Transcrito de fis. 64 e segs. do 3º. livro de óbitos de U. Longa.

 

 

  Registro de óbito de D. Maria Joaquina de Sousa

"Aos vinte seis de Agosto de mil oito centos e trinta e oito faleceo da vida preze, com todos os Sacramtos. D. Maria Joaqina mer. do Capp. Franco. Miz da Sá. foi acompanhada por mim e mais treze Rdos. Sacerdotes os qes. todas lhe dicerão Missas de Corpo preze, e com as mesmas se lhe fez Officio Solemne sendo tão bem encomendada e sepultada dentro da Matriz.

O Vigro. Manoel Justiniano da S*.»

 

                   Reg. na fl. 14 do livro 5º. de óbitos de B. Longa.

 

  Batismo de D. Ana Florencia Martins

 

      "Aos quatro de Maio de mil oito centos c vinte e cinco na Irmida do S.mo, sacramto. do Quebra Canoas Baptisei solenemente e puz os Stos. Óleos a Anna Florencia filha legitima do Cappan. Francisco Martins da Silva e D. Maria Joaquina. de Souza  e forão padrinhos o Capam. João Lourenço. Dias e D. Tereza  Maria  de São Joseph e para constar mandei fazer este assento q. vai por min somente assignado. O Vigo. Antonio Joze de Mello e Lima.»

  

       Reg. a fls. 81 verso do livro 4o. dos Balizados em B. Longa.

                              ---------

    NOTA  I  Conquanto sejam os troncos desta família os irmãos

Martins, referi todos os graus da descendencia a Leonardo José Teixeira. Os que tem se ocupado de genealogias compreenderão que assim procedi pa-

ra facilitar referencias, e não multiplicar troncos no mesmo titulo.

 

NOTA II

    Estava concluído, numerado, com todas as referencias feitas e verificadas, o presente título, quando encontrei dous documentos que trazem mais alguns avós aos decendentes de João Ferreira Velho e do alferes Leonardo José Teixeira.

Transcreverei a seguir estes documentos, á vista dos quais intere-

ssado poderá colocar no lugar conveniente, na própria árvore de costado,

ais os nomes que deles colher.

                           1º. documento

 

    Batismo do tenente Manuel José Martins da Silva

 

  «Manoel José, filho legitimo de Custodio da Silva, lavrador, e de

sua mulher Maria Martins da Silva, do lugar das Caldas desta freguezia de a Maria de Siqueira, neto pela parte paterna de Antonio da Silva,lavrador, e de sua mulher Marianna da Costa, do mesmo lugar, e pela Materna neto de Leandro Martins da Silva, lavrador, e de sua mulher Victoria Martins, do lugar da Bica, da freguezia de São Miguel de Cabreiros: nasceu aos onze dias do mez de Maio de mil settecentos e settenta, e três, foi balizado solemnemente nesta Igreja pelo padre José Gomes Ferreira, cura della, aos dezasseis dias do mesmo mez, em lhe pôs também os Santos Óleos; forão Padrinhos Manoel, solteiro, filho do dito Leandro Martins, e Marianna, solteira, filha de Francisco Lopes, do lugar de São Saturnino desta freguesia, e para constar fiz este assento dia, mez, e anno, ut supra, e eu João Baptista Ferreira, Abbade desta Igreja, que o escrevi e assignei=o Abbade João Baptista Ferreira—“.

 

                   — 2º. documento —

Batismo de D. Ana Leonarda da Conceição

   

        "Aos vinte, e três dias do mês de Novembro de mil sette centos,

e oitenta, e dois annos nesta Matriz o Padre José Ferreira de Soiza de licença do Reverendo Vigário José da Costa de Oliveira baptizousolemnemente e pos os Santos Óleos a Ana parvola, filha legitima de Leonardo José Teixeira, e Maria lenoveva : neta paterna de João Martins,e Luiza Teixeira : materna de Antonio Ferreira Velho e Maria da Conceição : Forao padrinhos João José Teixeira da freguezia de Antonio Pereira,e Marianna, solteira, desta freguezia, como todos os mais de que fiz este assento que assignei : Forquim, 8 de Janeiro de 1783. O Vigário

Encomendado João Ferreira de Soiza".

 

(Nos autos do casamento do tenente Manuel José Martins da Silva com D. Ana Leonarda—1809).

    Dos mesmos autos consta que o tenente Manuel José Martins viera de sua pátria, «Santa Maria de Siqueira, termo deBarcellos, Arcebispado de Braga ......... de dês  ou onze annos de idade em indirectura para este Bispado . ... . . . nunca morara em outra freguezia alguns mais do a   da sua Pátria, esta do Forquim e alguns annos na cidade Marianna».

 

 Arvore de costado com elementos apenas do titulo Martins.

                       Por Varonia :

 T. Antonio da Silva c. c. Mariana da Costa, pais de :

     F. Custodio da Silva c. c. Maria Martins da Silva, pais de:

     N. Manuel José Martins da Silva c. c. Ana Leonarda da

        Conceição.

        Ou por via feminina :

     T. Leandro Martins da Silva c. c. Vitoria Martins, pais de:

     F. Maria Martins da Silva c. c. Custodio da Silva, pais, de:

     N. Manuel José Martins da Silva c. c. Ana Leonarda da

       Conceição, pais de :

   Bn. Dr. Leonardo José Teixeira c. c. Delfina Soares Tei-

       xeira, pais de :

   Tn. Joaquina Teixeira da Silva c. c. Agenor Pinheiro Bran-

       dão, pais de :

   Qn. Geralda Teixeira Brandão c. c. José Geraldo de Sousa,

pais de :    

 

Pn. José Geraldo de Sousa Filho

 

Arvores de costado, para a mesma pessoa, com outros elementos do mesmo titulo—Martins :

                                 1a.

 

T.  João Martins c. c. Luisa Teixeira, pais de :

F.  Leonardo José Teixeira c. c. Maria Genoveva da Conceição. Pais de:

N.  Ana Leonarda da Conceição c. c. Manuel José Martins da Silva, pais

     de:

Bn. Dr. Leonardo José Teixeira c. c. Delfina Soares Teixeira, pais de Tn. Joaquina Teixeira da Silva c. c. Agenor Pinheiro Brandão, pais de:

Qn. Geralda Teixeira Brandão c. c. José Geraldo de Sousa,  pais de :

  

    Pn. José Geraldo de Sousa Filho                 

 

2a.

 T.  João Ferreira Velho c. c, Maria da Conceição, pais de:

F.  Antonio Ferreira Velho c. c. Maria da Conceição, pais de:

Maria Genoveva da Conceição c. c. Leonardo José Teixeira ,

Pais de

 Bn  Ana Leonarda da Conceição c. c. Manuel José Teixeira da Silva,

    pais de :

Tn. Dr. Leonardo José Teixeira c. c. Delfina Soares Teixeira,

    de :

Qn. Joaquina Teixeira da Silva c. c. Agenor Pinheiro Bran-

    dão, pais de :

Pn. Geralda Teixeira Brandão c. c. José Geraldo de Sousa,

    pais de:

 

           Hn. José Geraldo de Sousa Filho.

        

                               3a.

T. Manuel Gonçalves Tristão c. c. Bárbara da Conceição,  pais de:

F. Maria da Conceição c. c. Antonio Ferreira Velho, pais de:

    N. Maria Genoveva .... (a seqüência como na 2.a)

    Bn. Ana Leonarda .......

    Tn. Dr. Leonardo ......

    Qn. Joaquina ......

 Pn, Geralda ......

                   

                   Hn. José Geraldo Filho

 

     

Sacerdotes  que tomaram parte nos funerais do Padre José Ferreira de Sousa

Padre  João Batista Xavier-Vigário interino de B. Longa

      José de Sousa Ferreira Fresco

      João Carlos Fernandes Vieira

     Bernardo Antunes de Moura

     João de Sampaio Guimarães

      Joaquim José do Monte

     Antonio Gomes Pereira

     João Felicissimo Gomes

     João Henriques da Silva Brandão

     João Ferreira Rabelo

     João da Costa Coelho

     Antonio Fernandes da Cunha

     José Antonio da Silva Rego

     Francisco Inácio de Siqueira Tadim

     Cândido Joaquim da Rocha

Padre  Antonio Silvério de Melo

     Joaquim José de Godói

     Francisco de Paula

     Antonio Machado da Costa, vigário do Furquim

     Joaquim José Ferreira de Sousa

     João Ferreira de Sousa

 

NOTA—O alferes Leonardo José Teixeira teve os seguintes irmãos: Antonio e Manuel Martins, que ficaram na pátria, bem como uma irmã, Maria José; e o irmão, alferes João José Teixeira, que se instalou em Antonio Pereira, onde faleceu a 29 de novembro de 1786. Eram todos naturais de Ribeirinha de Joles, freguesia de São Miguel das Três Minas, cone. de Alfarela de Joles, com. de Vila Real, arceb. de Braga. Cf. Testamento de João José Teixeira, no Arq. da Arquid. de Mariana, 591.

 

 

 

 

 

 

 

                    TITULO V

                    RABÊLOS

 

SEBASTIÃO FERREIRA RABELO e sua mulher D. Izabel Cardoso da Visitação, naturais da freguesia de Nossa Senhora do Monte de Caparica, patriarcado de Lisboa, foram os troncos dos Rabelos da zona do Carmo. De seu casamento nasceu-lhes filho, único q. d.:

      F) Tenente Miguel Ferreira Rabelo, de Caparica. Era familiar  do Santo Oficio. Nas Minas, para onde se transferiu, veiu residir na Capela de Nossa Senhora da Conceição do Pinheiro filial da paróquia de Nossa Senhora do Rosário do Sumidouro,  comarca e bispado de Mariana. Ai se

casou com D. Ana Feliciana Alves da Cunha, nascida, na mencionda fregue-

sia do Sumidouro, do capitão José Ferreira Pinto, professo na ordem de Christo e familiar do Santo Oficio, natural da cidade do Porto, e de D. Maria Alves da Cunha, natural da "vila e praça de Santos", do bispado de São Paulo. Filhos :

       N1) Padre João Ferreira Rabelo, batizado na capela do Pinheiro a

           19 de fevereiro de 1759. Habilitado de genere por sentença

           de 38 de abril de 1779 Ordenou-se no Rio de Janeiro em 1796,

           estando  o bispado de Mariana em Sé vaga.

       O Padre Rabelo foi proprietário da fazenda  do Porto-da

       canoas,, da freguezia de B. Longa

 

N2) Manuel Ferreira Rabelo.

 

N3) Sebastião Ferreira Rabelo c. c, D. Francisca Maria Angélica,

    Bn 5 de Lanas. (1º. matr. desta),

     Filhos :

     Bn1) Tenente-coronel Antonio Ferreira Rabelo c. c. D. Ana Al-

          ves  Xavier, F 5 de Xavier da Costa. Filhos :

     Tn1) Sebastião Ferreira Rabelo c. c. D, Joaquina Rosa de São     

          josé. Cf, Martins—N 6. Filhos:

          Qn1) Antonio Ferreira Rabelo

          Qn2) Manuel

          Qn3) Ana     

     Tn2) D. Maria Regina Alves da Conceição c., no Apaga Fogo

          (fazenda da freguesia de Barra Longa), a 5-5-184,5 c. o

           dr. Francisco Martins Ferreira da Silva. Geração em N 1

           de Martins.

     Tn3) D. Ana Alves Xavier c. a 5-5-1845c. Antonio Gomes da Sil-

          va, noApaga  fogo.

 Bn2) D. Maria Feliciana da Purificação c. c. o furriel Angelo Vieira

      de Sousa. Geração  em Vieira de Sonsa—F 9

Bn3) D. Inácia Angélica de Jesus.

 N4) Tenente Miguel Joaquim Ferreira Rabelo c. c. D. Ana Joaquina

     da Conceição. Cf. Tn 3 de Lanas.

 N5) Maria Feliciana.

 N6) Isabel Cardoso.

 N7) José Ferreira Rabelo.

  

Fontes — Autos de genere do Padre João Ferreira Rabelo e seus rmãos

         Manuel e Sebastião.

         Livros paroquiais de Barra Longa e Sumidouro.

 Informações diversas.

 Testamento do tenente Miguel F. Rabelo (F).

 

— Documentos —

    "Dizem João Ferra- Rebelo, Manoel Ferra. Rebelo e Sebastião

Ferreira Rebelo, naturais e baptizados na Cappella de N. S. da  Conceição do arraial do Pinhr0. Freguesia de N. S. do Rosário  do Sumidro deste Bispado .........................................................

.................... . . . . . . . . .........   que os justificantes,

pella pte. Materna são sobros, legitimes de D. Joze Joaquim de N. S.da Conceição Monis, e tão bem são sobros. do Rdo. Pe. me Fr. Manoel do Livramento e do Rdo. João da Cunha Sanches, por serem estes legítimos Irmãos de D. Maria Alves da Cunha, avó Materna dos justificantes;        que os Pais e Avós dos ustificantes se achão abilitados pellos Tribunais da Meza da Consciência e Ordens e do Santo Officio de Lisboa, como farão certo os documentos juntos... (Da petição inicial no processo de habili-

tação de genere-despachada a 11 de novembro de 1779).

 

Ext. do testamento do capitão Miguel Joaquim Ferreira Rabello.

 

       "Saibào quantos este instrumento de Testamento virem que sendo no anno do Nascimento de Nosso Senhor Jezuz Christo de mil oito centos e treze aos dezanove dias do mez, de Abril do mesmo anno achando-me eu Miguel Ferreira Rabello neste Arrayal do Pinheiro freguezia do Sumidouro do termo de Marianna.

..........................................................................  

   Declaro que sou natural da freguezia do Sumidouro, nascido e Baptizado na Capella de Nossa Senhora da Conceição da mesma freguezia, filho legitimo do Tenente Miguel Ferreira Rabello e de sua mulher Dona Ana Feliciana Alvez da Cunha já fallecidos. Sou cazado com Dona Anna Joaquina da Conceição de cujo matrimonio não temos filhos; instituo minha Univerçalherdeira a minha Mulher Dona Anna Joaquina da Conceição a quem igualmente instituo herdeira da minha terça e sendo esta fallecida nomeio por herdeira univerçal de meus bens as minhas sobrinhas Maria e Ignacia filhas do meu irmão o Capitão Sebastião Ferreira Rabello e de sua mulher D. Francisca Maria Angélica jà fallecida ......

 

Livro 4.0 de óbitos de B. Longa, fls. 23 verso.

 

Do testamento de D. Ana Joaquina da Conceição :

 

    "Eu D. Ana Joaquina da Conceição estando de saúde e em meu perfeito juízo faço meu testamento na forma seguinte - Declaro que sou católica Romana, nascida e baptizada na Fregza.da Barra Longa, filha legitima de Joze da Costa Mol e Francisca Maria Angélica fallecidos. Fui cazada com o Capm. Miguel Joaqquim Ferra. Rabello e me acho no estado de viuva, sem que deste matrimonio ouvessem filhos.

  

   "Nomeio para testamenteiros, em primeiro lugar o Alfs. Joze Mariano

da Costa Lana. em segundo a Angelo Vieira de Sza., em  terceiro ao Tenente Coronel Antonio Ferreira Rabello.

       

    "Mariana, 2 de 8bio. de mil oitocentos e trinta e quatro — Anma Joaquina da Conceição. Como test. Lucindo Pêra. dos Passos q,o escrevi".

Do testamento do tenente Miguel Ferreira Rabelo:

 

                          — 1771 —

                           » ........... no Arrayal do Pinheiro. Freguesia de Nossa Senhora do Rosário do Sumidouro, Termo e Bispado deMarianna nos Minas Geraes, eu Miguel Ferreira Rabello................................. . . ......... ...

         "Declaro que sou natural da Freguesia de Nossa Senhora do Monte de Caparica, Patriarchado de Lisboa, filho legitimo de Sebastião Ferreira Rebello e de sua mulher Isabel Cardoza, fallecidos.

        "Declaro que sou cazado com D. Anna Feliciana Alvares da Cunha : tenho filhos legítimos a saber: D. Maria Feliciana,Izabel Cardoza, Joze Ferreira Rebello, João Ferreira Rebello,Manuel Ferreira Rebello. Sebastião Ferreira Rebello e Miguel Joachim, aos quaes todos nomeyo por meus herdeiros ...........

    

 

 

                   TITULO VI

                   VIEIRA DE SOUSA

      

       -A grande e ilustre família Vieira de Sonsa, fundadora de Rio Casca e eminente propulsora do desenvolvimento de Ponte Nova, tem suas origens mais distantes em Domingos João e sua mulher D. Maria Antonia VIEIRA.

        Manuel Vieira, nascido deste casal a 9-XII-1694, em 1721 casa-se com D. Maria de Sousa, filha de outra Maria de SOUSA casada com Domingos Alves. Registe-se que não foi este o primeiro casamento de Manuel Vieira : chamava-se Jerónima de Sousa sua primeira mulher, da qual parece que não houve descendência.

       Manuel Vieira, seus pais e esposas, assim como os três filhos (do 2º. matrimonio), que a seguir inscreverei, eram naturais de São Martinho de Lagares, comarca de Penafiel e bispado do Porto.Os filhos, q. d. são :

 

Capitão José Vieira de Sousa, fazendeiro na aplicação de  São José       do Xopotó, freguesia de Guarapiranga, c. c. D.Maria Gomes da Anun      ciação. Filhos :

D. Maria c. c. Manuel Alvares Marques.

D. Ana c. c. Manuel de Queirós.

D. Genoveva c. c. João Luis Ribeiro.

Manuel Gomes Vieira.

José Gomes Vieira.

      São José do Xopotó é a moderna cidade de Alto Rio Doce.

 

Alferes Antonio Vieira de Sousa c. c. D. Ana Francisca de    Sousa Castro, nat. de Ituverava, filha do sarg. mor Amaro de Sousa Godinho, nascido cm Santa Maria de Bouro, e de   D. Maria das Neves Dias. Filha única q, d.:   2-1) D. Maria Vieira de Sousa c. c. José Moreira da Silva.

  Manuel Vieira de Sousa n. a 20-V1II-1722. Em Guarápiranga, a 16-2-

1767, liga-se pelo casamento a D. Josefa Maria  Ladeira de Sousa Caldas, nat. de Prados, nestas Minas.Sem embargo da naturalidade e do cognome diferentes, eram irmãs germanas D. Josefa e D. Ana Francisco,

 

                     

 

                   VIEIRA DE SOUSA

 

filhas dos mesmos pais e netas dos mesmos avós. Estesforam, por via paterna, João de Almeida e D. Teresa de Sousa, e, por via materna, o sarg mor Manuel Dias Ladeira e D. Maria de Sousa Caldas. Cf.

Dias Ladeira.

Filhos de 1-3 e sua mulher:

F 1) Manuel Vieira de Sousa.

F 2) Francisco Vieira de Sousa.

F 3) Padre José Vieira de Sousa, batizado a 7-4-1771 em São Caetano

     do Xopotó, capela filial de Guarapiranga,onde nasceram ele e

     seus irmãos. Ordenou-se em sede vacante, depois do falecimento

     do quarto bispo de Mariana. D. Fr. Domingos da Incarnação Ponte-

     vel, em 1793. Em livros paroquiais de Barra Longa depara-se

     nos frequentemente o nome do padre José Vieira a exercer funcções

     do ministério sacerdotal, particularmente nas capelas de Nossa

     Senhora do Carmo da Barra do Piranga e São Conçalo.

F 4)  Silvestre Vieira de Sousa.

F 5)  Antonio Vieira de Sousa.

F 6)  Joaquim Vieira de Sousa.

F 7)  Custódio Vieira de Sousa.

F 8)  Maria Vieira de Sousa.

F 9)  Furriel Angelo Vieira de Sousa, que segue.

F 10) Felisberto Vieira de Sousa

 

F 9) Furriel Angelo Vieira de Sousa.

 

É o fundador do Rio Casca. Casou-se na fazenda do Piranga, situada aquele tempo na paróquia de Barra Longa, com D. Maria Feliciana da Purificação (Bn 2 cif Rabelos). Estabeleceu-se em terras do seu sogro, no lugar denominado Minhocas, onde lhe nasceram todos os filhos. Mais tarde adquiriu propriedades na zona do Casca, para onde se transportou. Ergueu logo em suas novas terras uma capela .dedicada a Nossa Senhora da Conceição. Em torno dessa capela, no patrimônio com que a dotara, foi formando o arraial de Nossa Senhora da Conceição do Casca, obediente a um plano que de antemão traçara com habilidades de urbanista, e ao qual Rio Casca deve o aspecto gracioso, que possue.

   Nos livros paroquiais de Barra Longa, da qual foi filial até 1858, a capela do furriel Angelo é designada por Nossa Senhora  da Conceição do Casca, algumas vezes por N. Senhora da Conceição da fidelidade do Casca. Bicudos, como também se chamou ao povoado do furriel Angelo, aparece nos registos da matriz uma única vez.

 

Do seu matrimonio teve o furriel os seguintes filhos, netos

de Manuel Vieira.

N7)  Joaquim Vieira de Sonsa Rabelo        -      Cap. I

N8)  Major José Vieira de Sousa           -      Cap. II

N9)  Manuel Vieira de Sousa Rabelo         -      Cap. III

N10) Custódio Vieira de Sousa Rabelo       -      Cap. IV

N11) Antonio Vieira de Sousa Rabelo        -      Cap. V

N12) Francisco Vieira de Sousa Rabelo      -      Cap. VI

N13) Felisberto Vieira de Sousa Rabelo     -      Cap. VII

N14) D. Maria Madalena Vieira              -      Cap. VII

N15) Sebastião Vieira de Sousa Rabelo      -      Cap. IX

N16) João Vieira de Sousa Rabelo           -      Cap. X

N17) U. Ana Vieira de Sousa                -      Cap. XI

                        

                         Cap. I

 

N 7) Joaquim Vieira de Sousa Rabelo c, 1º. c. D. Maria Luisa de

    Lana, Qn 8 de Lanas, e 2º. c. D. Regina Olinda Gomes,

     Filhos do 1º.

 

Bn1) José Januário Vieira de Sousa            

Bn2) D. Joaquina Laurinda Vieira              

Bn3) D. Maria Luisa do Carmo                  

Bn4) Dr. Manuel Vieira de Sousa               

Bn5) Francisco Vieira de Sousa Rabelo-        

Bn5) D. Josefa Honorina Vieira de Sousa       

Bn7) D. Ricardina Vieira de Sousa             

Bn8) D. Ana Luisa Vieira de Lana              

                 

 

     Filhos do 2.0 matrimonio :

 

Bn9 ) D. Clotilde Vieira Coelho                    

Bn10) D. Francisca Vieira Rabelo                10º

Bn11) D. Honorina Vieira Coelho                11º

Bn12) D. Olinda Vieira de Sousa                12º

Bn13) D. Maria Refina Vieira Pena              13º

Bn14) Angelo Vieira de Sousa Rabelo            14º

Bn15) D. Regina Vieira da Silva                15º

Bn16) D. Inácia Vieira de Figueiredo            16º

Bn17) Aristides Vieira Rabelo                 17º

Bn18) D. Joaquina Vieira Rabelo                18º

 

 

§ 1.0

           

Bn 1) O José Januário Vieira de Sousa c. 1º. c. D. Ana Vieira  Rabelo

      e 2º. c. D. Francisca Majeste Vieira (2º. matr. desta). Filhos

      do 1º:

      Tn1) Alfredo Vieira de Sonsa Rabelo c. c. D. Adelaide de Sousa

           Cunha. Filhos :

           Qnl) Irmã Adelaide Vieira Cunha, religiosa.

           Qn2) Dr. Domingos Vieira Cunha, engenheiro.

      Tn2) José Vieira de Sousa Rabelo c. c. D, Carolina Majeste,

           filha do 1º. matr. de D. Francisca Majeste Vieira, segunda

           mulher de Bn 1 supra.

      Tn3) Manuel Vieira de Sousa c. c. D. Maria Majeste Vieira, irmã

           da esposa de Tn 2º.

      Tn4) D. Ambrosina Vieira de Sousa c. c. Joaquim da Costa San

           tos  Bn 10 de Costa Santos, onde a geração.

      Tn5) D. Margarida Vieira Rabelo + solteira.

      Tn6) D. Francisca Vieira Rabelo c, c. Marcilio Antonio de Pau-

           la.

      Tn7) D. Maria Vieira Martins Pinheiro c. c, João Martins

           Pinheiro. Filhos :

           Qn3) Dr. Luís Martins Pinheiro, medico, c. c. D.Maria da

                Conceição Guzela.

           Qn4) Ulisses Martins Pinheiro.

           Qn5) Alda Martins Pinheiro.

      Tn8) D. Antonieta Vieira Mageste c. c. Avelino Majeste, Filho

           do 1º. matr. da 2.a mulher de Bn 1.

           Filhos do 2.0 matr. de Bn l:

      Tn9) D. Jacinta Vieira Majeste c. c. Olegário Vieira de  Sousa

           Rabelo.

     Tn10) D. Luisa Vieira Cunha c. c. Domingos de Sousa Cunha.

     Tn11) D. Ana Vieira Chaves c. c. Armindo Chaves.

     Tn12) D. Celina Vieira Rabelo c. c. Custodio Vieira de  Sousa

           Gomes.

     Tn13) D. Risoleta Vieira Rabelo c. c. Custodio Ângelo Vieira.

     Tn14) D. Geraldina Vieira Rabelo  + solteira.

     Tn15) D. IsoletaVieira Pimenta c. c. José Majeste Pimenta

     Tn16) José Majeste Vieira c. c. D. Maria Rocha Majeste.

                 § 2.o

Bn2)D. Joaquína Laurinda Vieira c. c. João Reginaldo Coelho,  Filhos :

     Tn17) Etelvíno Vieira Coelho, farmacêutico, diplomado pela 

           escola de Ouro Preto em 1895. Era muito versado em  humanidades,

           conhecendo bem o latim, que estudou

           no seminário de Mariana. Musicista de fino gosto, compositor

           merecidamente apreciado. Faleceu a 29  de  junho de 1935  no

           distrito de Sem Peixe, mas seu corpo repousa na terra Natal,

           no jazido de seus pais.

           Foi c. 1º. c. D. Clotilde Vieira Coelho, Bn 9 infra, e  2º.

           c. D. Josefina Mayrink. Filhos do 1º. :

           Qn6)   D. Maria Dorotéa Vieira Furtado c. c.Francisco

                  Antonio Furtado, industrial e  comerciante em Rio

                  Casca,natural de São João Nepomuceno, Minas, filho

                  de Joaquim Henriques Furtado e de D.Ana ana teixeira.

                  Pertence à grande e antiga familia mineira dos

                  Furtados de Mendonça.

                  Tem os seguintes filhos :

                  Pn1) Clotilde Coelho Furtado

                  Pn2) Caio Coelho Furtado

                  Pn3) Cleide Coelho Furtado

                  Pn4) Célia Coelho Furtado

            Qn7)  Alonso Vieira Coelho

            Qn8)  Maria Vieira Coelho